Entenda aqui como a psicologia das cores funciona

Marketing Promocional

A psicologia das cores estuda as sensações provocadas pelas combinações de tonalidades. O trabalho vai muito além de classificar o significado de cada tom: busca, principalmente, entender as interpretações que o cérebro humano faz em relação a eles.

Diante disso, as experiências bem-sucedidas construídas com esse conhecimento trazem possibilidades de posicionamento para a identidade visual das empresas. As mudanças das marcas acompanham as tendências do marketing digital usado atualmente e influenciam o envolvimento das cores no resultado final de mercado.

Quer saber mais? Vamos ajudar você a utilizar a psicologia com uma série de informações detalhadas. Continue a leitura e confira agora mesmo todas as nossas dicas!

Como surgiu a psicologia das cores?

O grande segredo está em compreender que nada mexe mais com as emoções do público do que a psicologia das cores. O trabalho deve funcionar como um complemento às estratégias de marketing de conteúdo. A reação diante das tonalidades se deve ao conceito do neuromarketing, Encontrar a proposta correta de imagem aumenta a conversão de leads em clientes com um relacionamento de confiança em longo prazo.

Os primeiros estudos sobre o tema surgiram em 1666 com as buscas de Isaac Newton sobre a luz branca. A descoberta foi abordada após a passagem da tonalidade pelo prisma que resultava na iluminação de outros tons, como o amarelo da combinação entre vermelho e verde.

No entanto, a teoria das cores, como se tornou conhecida, só foi definida pelo cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe anos mais tarde. De acordo com esse pensamento, a identificação de uma cor depende da luz, do ambiente e da percepção de cada indivíduo. É essencial ressaltar que apesar da compreensão ser uma questão relativa, o efeito das cores nas emoções é universal.

Para alinhar a cartela de opções com o posicionamento de uma marca no mercado, você deve ter bastante atenção com a dosagem de cada tom. O que faz diferença no resultado final é a mensagem que chega ao público e impulsiona o conceito. Antes de tudo, faça uma análise detalhada sobre os objetivos da empresa, o perfil dos clientes e a relação das escolhas com o segmento de atuação.

Como as cores estão relacionadas ao marketing?

Cada tonalidade tem uma capacidade diferente de mostrar ao público os valores e ideais de seu negócio. Todas as atividades estratégicas de marketing estão ligadas ao trabalho da psicologia das cores. O objetivo principal é utilizar esse recurso de forma benéfica em diversas áreas, como moda, publicidade, design de produtos, plataformas digitais, decoração e logotipo.

Para que a estratégia de identidade visual apresente bons resultados, todas as áreas de comunicação e publicidade da empresa precisam estar direcionadas ao mesmo objetivo. É muito importante seguir sempre a mesma linha da mensagem principal para o cliente.

O significado de cada tonalidade pode ser também um diferencial diante de seus concorrentes no mercado. A transparência dos valores transmitidos em materiais de divulgação precisa encantar o público e construir um relacionamento de fidelidade por meio de sensações visuais.

 

O conceito visual é um fator decisivo em vendas?

No mundo corporativo atual, os consumidores recebem um grande número de informações ao mesmo tempo. Para se destacar da concorrência, é necessário utilizar de forma eficiente os significados das cores.

Assim, o cliente saberá reconhecer a marca somente pelas tonalidades de impacto em situações características do meio digital. Os valores e serviços também se tornam pontos positivos quando a leitura dos objetivos agrada visualmente.

Em vendas pela internet, por exemplo, o produto não conta com um vendedor físico para apresentá-lo aos clientes. Por isso, influenciar a receptividade por meio de um conceito de cores atrativas e agradáveis é decisivo no envolvimento do público.

O apelo visual precisa ser redobrado nesse quesito, com o intuito de suprir as habilidades de um profissional de vendas que saiba decifrar as necessidades de um potencial comprador durante uma conversa.

Existe uma tonalidade específica para cada negócio?

Dominar os efeitos das cores se torna um grande diferencial de mercado. Quando pensamos em marcas famosas, é possível notar que o público já associa automaticamente seu comportamento às características visuais. O grande ponto positivo está em entender o que cada cor representa e saber identificar os interesses dos seus clientes.

Determine de forma clara os objetivos de sua empresa e associe as reações com sua área de negócios. Por exemplo, muita gente acredita que as redes de fast food utilizam vermelho para despertar o apetite.

Esse conceito, porém, não trabalha com resultados tão exatos assim. Dependendo do local do negócio, do tipo de público e dos interesses principais, a influência das cores nos consumidores pode sofrer uma série de alterações.

É extremamente importante conhecer o significado das tonalidades antes de encaixá-las na estratégia de marketing da empresa. Veja alguns exemplos:

  • vermelho: associado a sensações de prazer, humor e confiança. Incentiva a aproximação e o encontro. Também é muito utilizado em promoções do varejo, por estimular a ação de compra ao chamar a atenção do público. Como se destaca nos ambientes, pode trazer uma sensação de urgência;
  • verde: o grande ponto de referência está diretamente envolvido com cores da natureza e do meio ambiente. Associa-se mentalmente a sensações de saúde e calmaria. Incentiva o alívio do estresse e o crescimento individual. Geralmente é utilizado em hospitais, lojas e clínicas de saúde;
  • amarelo: representa felicidade e espontaneidade. Traz uma boa sensação de acolhimento e pode ter diversos efeitos quando associado com outras cores, especialmente o vermelho. Incentiva o otimismo e a euforia. Em muitas situações, também é usado para chamar atenção para algum ponto importante de um texto, por exemplo;
  • azul: ligado a sensações de segurança. A associação psicológica da cor desperta calma e incentiva a espiritualidade. Tudo depende das variações de tom. O azul-escuro traz a sobriedade da cor para questões corporativas, já a tonalidade mais clara impulsiona o frescor e a higiene;
  • laranja: relacionado a energia e vitalidade. Apesar de ser menos estimulante do que o vermelho, traz inspirações de criatividade. Quando utilizado no universo do marketing, impulsiona a vontade de compra dos consumidores e tem a vantagem de ser mais agradável visualmente do que o vermelho;
  • roxo: associado a luxo e sabedoria. A tonalidade impulsiona a positividade de resolver problemas por meio do conhecimento. As variações de violeta, por exemplo, são ligadas a sensibilidade espiritual. Por ser símbolo de nobreza, a cor costuma ser usada por marcas de beleza feminina;
  • marrom: utilizada no mercado de móveis, a cor transmite segurança e solidez. Outro destaque importante é o reforço da energia positiva do ambiente de forma praticamente instantânea;
  • branco: cheia de tradição, a tonalidade representa pureza, fé e paz de espírito. Por isso, está presente em casamentos e festas simbólicas, como o Réveillon;
  • preto: apesar de ser popularmente ligada ao luto e a dor no Brasil, quando bem utilizada pode representar mistério, elegância e poder.

A psicologia das cores influencia a qualidade do produto?

É indispensável que as marcas saibam usar a psicologia das cores a seu favor. De acordo com pesquisas, 93% das pessoas avaliam as tonalidades de uma peça antes de comprá-la. Além disso, mais da metade dos consumidores desistem de uma aquisição por não a encontrarem em suas cores preferidas.

Mesmo que o design industrial não interfira na qualidade do item, a visão dos consumidores é diretamente envolvida por beleza e harmonia. O aumento de reconhecimento da empresa quando seu logotipo tem uma cor positiva aumenta em até 80% entre o público-alvo.

Como um bom exemplo de sucesso no uso da psicologia de cores, está o Facebook. A rede social tem como tonalidade predominante o azul. Ao guardar dados particulares dos usuários, a sensação transmitida pela logomarca remete a credibilidade, calma e confiança.

Já um dos principais exemplos de bom uso do laranja é o canal Nickelodeon. O foco central está em transmitir uma sensação amigável e de coragem às crianças.

Qual a importância do disco cromático?

O disco cromático é uma peça fundamental na hora de decidir como usar as cores em seu negócio. Com o intuito de criar conexões harmoniosas, esse sistema serve como ponto direcionador de um visual mais clean ou valorizado em detalhes. Estude o método das tonalidades complementares que se localiza de lados opostos dentro do círculo cromático.

O efeito costuma funcionar de forma certeira quando o objetivo envolve transmitir uma mensagem de energia e alcançar o máximo de saturação. Outro esquema essencial está na combinação de três cores diferentes. As opções de tonalidades apresentam a mesma distância e resultam em um alto contraste harmonioso.

Veja outras opções do disco cromático:

  • combinação análoga: usa como recurso reunir entre 2 e 5 cores adjacentes;
  • combinação em fenda: a variação usa cores complementares para alcançar um esquema menos intenso, porém, repleto de contraste;
  • combinação de 4 cores: o sistema é feito com a soma de uma cor primária com outras duas opções complementares e uma terceira tonalidade adicional que acentua o resultado;
  • o quadrado: a combinação de 4 tons equidistantes mostra cores que se diferem entre si, mas também são complementares.

Agora que você já sabe como funciona a psicologia das cores, repense a estratégia de sua empresa diante do público. Lembre-se de que a identidade visual pode ser um fator decisivo no aumento das vendas e no posicionamento de mercado. Além de tudo, um olhar direcionado para o encantamento auxilia na transmissão de valores no meio digital.

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