Eventos online: a reinvenção do setor pós-pandemia

(Last Updated On: 28 de julho de 2021)

 Os eventos online já são uma realidade em virtude da pandemia. A impossibilidade de eventos presenciais fez com que o setor se reinventasse com a utilização intensiva dos recursos digitais. 

Com a adaptação dos recursos digitais, e principalmente a assimilação do público às plataformas, as tendências dos eventos para o segundo semestre de 2021 são os eventos digitais e os híbridos. Confira quais são estes conceitos.

Os eventos online entraram de vez para a agenda 

Os eventos online surgiram como uma forma de reinvenção do setor  para sobreviver no contexto do isolamento social. Contudo, as empresas perceberam inúmeras vantagens em sua utilização, o que indica que este formato continuará fazendo parte de suas agendas. 

De fato, os eventos digitais conseguem alcançar um público muito maior do que seria possível no evento presencial. Além disso, permitem maior divulgação da marca e acesso ilimitado a potenciais clientes nas mais diversas localidades. 

Nesse sentido, algumas possibilidades já estão acontecendo, tais como os eventos drive-in. Estes são eventos em que os espectadores ficam dentro dos seus carros. Assim, existe a troca de palmas e gritos por piscar de faróis e buzinas. 

Nesses eventos podem ser realizados tanto shows, peças de teatro, exibição de filmes quanto reuniões religiosas, palestras, dentre outras.

Existem também os eventos drive thru, ou seja, pequenas festas familiares realizadas em um local de atendimento drive thru. Desse modo, as pessoas de dentro do carro conversam, brincam, aproveitam a alegria do momento e compartilham o lanche.

Além disso, pode ser utilizada a projeção mapeada ou vídeo mapping, que consiste em uma técnica audiovisual para projetar imagens em 2D ou 3D em qualquer superfície. Desse modo, permite uma interação do ambiente físico com o que está sendo projetado.

Os eventos online (mistos), híbridos são a grande reinvenção

Por eventos híbridos devemos entender uma combinação da tecnologia para que possa mesclar participação online e offline. Ou seja, uma parte do público deve estar online e outra presencial, mas ambas se comunicam e participam do evento. 

Tendo isso em vista, um evento híbrido é uma alternativa para oferecer experiências múltiplas e inovadoras de qualquer parte do mundo. Desse modo, os principais benefícios dos eventos híbridos podem ser apresentados como sendo:

  • Alcançar uma audiência global muito mais ampla;
  • Permitir o acesso de quem não participaria se fosse apenas presencial;
  • Medidas de distanciamento social e controle de capacidade em menor proporção, pois são necessárias apenas para o presencial;
  • Reduzir os gastos com eventos para os participantes online;
  • Oferecer acesso ao conteúdo em diversos formatos;
  • Permitir a conexão de diferentes eventos e sessões simultâneas;
  • Ofertar conteúdos personalizados no timing certo.

Para organizar um evento híbrido é preciso contar com uma estrutura que atenda a parte presencial e a online simultaneamente. De fato, uma das maiores dificuldades para a organização de um evento híbrido é estabelecer uma conexão entre as partes.

Principalmente porque para a parte presencial existem inúmeras orientações e dicas de como desenvolver um evento presencial. Mas, em se tratando de um evento híbrido, as informações ainda são limitadas. 

Free Shop

Esperamos que tenha sido útil o artigo sobre os eventos virtuais e híbridos e o seu diferencial diante dos eventos presenciais.

Aproveite para visitar o nosso site e conhecer os inúmeros brindes que temos para atender a sua demanda em diferentes situações e pessoas.  

 

Referências 

https://kontik.com.br/artigos/eventos/a-perspectiva-da-industria-de-eventos-para-2021/

https://meeventos.com.br/artigos

https://beamian.pt/dicas-eventos-hibridos-2021/

https://blog.even3.com.br/evento-hibrido/

Deixe seu Comentário