Como tornar-se um gestor de marketing

(Last Updated On: 18 de fevereiro de 2020)

Os gestores de marketing são profissionais responsáveis por supervisionar as atividades de marketing de uma empresa.

Precisam ser bem treinados para a realização de suas tarefas. Os deveres e responsabilidades de um gestor de marketing dependem do tamanho e do setor de cada empresa. 

O trabalho de gestão de marketing é uma carreira gratificante e bastante promissora.

Para ser um gerente de marketing é preciso ter educação acadêmica específica, ter experiência e desenvolver as habilidades necessárias para esse tipo de cargo.

Neste artigo, vamos explicar quais são os melhores passos a serem seguidos por quem deseja se tornar um gestor de marketing.

O Gestor de marketing

O gestor de Marketing é o profissional responsável por liderar a equipe de Marketing da empresa. Ele é quem realiza as pesquisas de mercado e desenvolve estratégias com o intuito de aumentar os resultados da empresa.

Para que o gestor de marketing atinja seus objetivos é imprescindível que ele compreenda os desejos e necessidades de seu público-alvo, a fim de direcionar seu trabalho e, com isso, aumentar a força da marca da empresa a qual representa.

Portanto, a sua função está diretamente ligada aos 4 Ps do Marketing: produto, preço, praça e promoção. Ou seja, é preciso que conheça profundamente os produtos oferecidos, diferenciais, valores, os preços deles comparados à concorrência e quais os locais onde são mais ofertados, para assim criar estratégias de marketing.

A função do gestor de marketing não exige que ele execute necessariamente todas as tarefas. Como, por exemplo, montar uma peça publicitária.

Mas, a ele cabe identificar se essas peças estão de acordo com os objetivos da campanha da empresa, além disso, deve acompanhar se as estratégias estão gerando bons resultados.

Habilidades do gestor de marketing

Após conhecer um pouco mais sobre a atuação de um gestor de marketing, é importante saber quais são as habilidades essenciais desse profissional:

  • Ótima comunicação verbal e escrita (importantíssimo ter domínio da língua portuguesa;
  • Ter fluência em outros idiomas;
  • Liderança: deve saber se comunicar com os colaboradores de forma clara e saudável e compartilhar a importância de continuar atingindo bons resultados. Motivar seu time, informar constantemente sobre o retorno das ações, dar feedbacks sobre a desenvoltura de cada colaborador e abrir espaço para diálogos e opiniões.
  • Domínio de diversas tecnologias;
  • Administrar e analisar resultados de cada campanha de forma concreta;
  • Curiosidade: estar sempre informado sobre as novidades do mercado de Marketing. Pessoas curiosas têm mais facilidade em aprender e ter boas ideias. Como o marketing é uma ciência que acompanha um mercado moderno, que evolui muito rápido, é fundamental que o gestor de marketing procure saber o que acontece no segmento ao redor do mundo.

Como tornar-se um gestor de marketing

É superimportante que você conheça as habilidades e o tipo de personalidade que as empresas buscam na hora de contratar um gestor de marketing. 

Tais requisitos podem variar de empresa para empresa. 

Seguem os principais aspectos requisitados pelas empresas, os quais você precisa estar ciente ao se candidatar a uma vaga para gestor de marketing:

  • Iniciativa;
  • Liderança e capacidade de gestão;
  • Facilidade em trabalhar em equipe;
  • Pensamento analítico;
  • Habilidades estratégicas;
  • Pensamento criativo e inovador;
  • Boa comunicação;
  • Capacidade de organização;
  • Gestão do tempo;
  • Mentalidade certa para os negócios;
  • Saber trabalhar sob pressão e cumprir os prazos.

Para você que se identifica com a área e acredita ter o perfil para assumir a responsabilidade de ser um gestor de marketing, não basta ter as habilidades supracitadas, é preciso seguir alguns passos para se tornar um profissional do ramo.

É preciso graduação. Obter educação de nível superior em áreas como Administração, Comunicação, Publicidade ou Marketing.

Ter experiência de trabalho. Você pode alcançar isso desde o período da faculdade, através dos estágios ou cargos em pequenas empresas, que vão demonstrar sua vontade de aprender e liderar, ou participar de grupos com interesses específicos, ofertados pelas universidades, para ter contatos e aprender mais sobre a área de atuação.

Você pode adquirir experiência participando de palestras, organizações e associações, como a Associação Brasileira de Marketing, participando de eventos, dentro e fora da faculdade, para fazer novos contatos, conhecer melhor o campo e até mesmo encontrar uma oportunidade de emprego, enfim, ter atividades extracurriculares. 

Importante ressaltar que algumas empresas consideram o estágio como um requisito obrigatório para os candidatos à vaga de gestor de marketing, podendo ser realizado nos departamentos de negócios, marketing e gestão.

Mas, é interessante que você procure uma oportunidade em áreas específicas de marketing, vendas ou relações públicas. É fundamental que encontre um emprego, um nível de entrada, que seja em marketing, numa empresa que admire, de porte médio a grande. 

Cursos complementares são imprescindíveis para que você adquira as habilidades necessárias ou mesmo uma pós-graduação em Marketing ou áreas afins. Esse é um diferencial.

Estude afinco, mantenha boas notas, principalmente, se quiser fazer um mestrado na área.

Para muitas empresas é importante ter um título de mestre ou um MBA.

Busque cursos complementares, pós-graduação, mestrado ou MBA em instituições renomadas e cursos nas áreas de marketing, administração e gestão.

Participar ou juntar-se a associações de marketing profissionais permite mantê-lo informado sobre os mais recentes desenvolvimentos, procedimentos e tecnologias do setor, além de dar-lhe acesso a oportunidades profissionais de networking.

Não há forma melhor de fazer contato com possíveis empregadores.

Estar em eventos nas redes de alunos da faculdade e em conferências permite que você conheça pessoas que já trabalham na área, que possam lhe ensinar muito, já que normalmente tais momentos reservam espaço para os participantes conversarem entre si. 

A importância do gestor de marketing 

Para atingir resultados mais expressivos dentro da sua empresa, é extremamente importante a presença de um gestor de marketing qualificado e habilidoso. 

Como já mencionamos, cabe ao gestor de marketing ter uma rotina centrada na criação e monitoramento de ações ligadas ao planejamento de marketing a curto, médio e longo prazo, não apenas executar tarefas.

O gestor de marketing precisa estar atento ao que está acontecendo atualmente no mercado.

A sua a importância se dá justamente em criar meios para que a empresa chegue aos objetivos traçados, com custos reduzidos e com aumento dos lucros.

Esperamos ter ajudado você a entender como se tornar um gestor de marketing. Siga-nos no Instagram e mantenha-se informado sobre as maiores tendências e inovações do setor.

Deixe seu Comentário