Conteúdos frios Vs. Conteúdos quentes

(Last Updated On: 2 de março de 2022)

Para que uma marca consiga se destacar no mercado, é importante que profissionais saibam observar e identificar assuntos que sejam relevantes para seu público alvo. A partir disso, torna-se possível criar estratégias para a produção de conteúdo, sabendo escolher entre conteúdos frios x conteúdos quentes. Você sabe qual a diferença entre eles? 

Caso nunca tenha ouvido falar e não consiga identificar o momento certo de trabalhar com cada um, fique tranquilo, pois neste artigo faremos com que este tema se torne muito claro, para que você consiga implementá-los em suas estratégias o quanto antes.

O que são conteúdos frios?

Em estratégias de marketing, entende-se por conteúdos frios aqueles relacionados a assuntos que não tem um prazo de validade determinado, podendo ser publicado a qualquer dia ou horário. 

É importante destacar que para diferenciar conteúdos frios x conteúdos quentes, deve-se lembrar que o primeiro nasce a partir de uma observação de determinado assunto factual. Mesmo que passe muito tempo do ocorrido, este tema não perde o valor.

Mesmo com essa definição, é preciso deixar claro que o conteúdo frio não deixa de ser uma pauta relevante, pois é estratégia que demanda estudo e um correto direcionamento. 

Para que o conteúdo frio traga bons resultados, torna-se importante que um profissional qualificado estude, para estruturar corretamente todos os assuntos que tratará em sua pauta fria, para não tornar sua comunicação confusa. 

Através de uma criação eficiente de conteúdos frios, sua empresa terá a oportunidade de explorar as possibilidades que surgirem, fazendo uso de ótimos recursos para aliviar o fluxo de conteúdos mais pesados e ainda conseguir ser um aliado no monitoramento de determinadas palavras ou expressões.

Quer alguns exemplos de pautas para a produção de conteúdos frios? Então vamos lá:

  • Escreva sobre eventos online ou offline, programados, como feiras e palestras vinculadas a seu mercado de atuação;
  • Fale sobre ou divulgue a entrevistas com personalidades de destaque para seu setor;
  • Crie pautas com assuntos fortes e que fazem com que pessoas tenham opiniões distintas, sugerindo o compartilhamento de seu conteúdo.
  • Publicações que contemplem o aniversário ou duração/existência de algo, ou alguém.
  • Conteúdos que possam ser utilizados como complemento para assuntos que geralmente sempre se mantêm quentes.
  • Cite números, estatísticas e dados que podem servir como pauta para grandes debates e comparações;
  • Foque em datas sazonais, que são ótimas oportunidades para produzir uma pauta criativa que se relacione com o cliente, criando um vínculo maior.

Entenda o que são conteúdos quentes

A outra ponta para saber diferenciar conteúdos frios x conteúdos quentes, é saber que o segundo envolve os assuntos considerados quentes, ou seja, aqueles que retratam um acontecimento recente, que ainda está fresco na memória de seu público.

Por ser algo amplamente comentado, acaba sendo o tipo de conteúdo mais competitivo. Para chamar a atenção das pessoas e destacar-se os demais, é importante focar em uma produção de material que não seja repetitivo e monótono. 

Para obter este destaque você deverá focar na criatividade. Seguindo as características deste tipo de produção de conteúdo. 

Procure trabalhar com informações inéditas

O primeiro passo é analisar o assunto que está na mídia e verificar como o tema pode ser bem produzido, apresentando uma nova perspectiva para o mercado. O ideal é aguçar seu olhar, para torná-lo diferenciado, enxergando um ponto importante que a maioria não consegue ver.  

Produza um conteúdo com estilo rápido e dinâmico

O que difere um bom conteúdo quente dos demais é a maneira como ele é estruturado, devendo passar informações de maneira rápida, para que o leitor entenda o que foi sugerido, conseguindo observar de forma rápida os principais pontos do texto. 

Trabalhe também com fotos, vídeos e outros links, para reforçar a urgência e dê embasamento para o conteúdo, fazendo com que as pessoas criem um vínculo maior com você.

Comece aos poucos, mas não deixe de trabalhar com a produção de conteúdos frios x conteúdos quentes, falando sobre temas mais adequados ao momento ideal, pois é assim que sua marca ganhará cada vez mais espaço, estando presente nas boas memórias de seu público alvo.

Diga-nos o que achou sobre este tema relacionado a conteúdos frios vs. conteúdos quentes e acompanhe nossas demais publicações.

 

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