Entenda tudo sobre live no Instagram e porque está bombando tanto

(Last Updated On: 12 de agosto de 2020)

O formato de live no Instagram existe há algum tempo. Contudo, por conta da pandemia, houve um verdadeiro boom nesse tipo de formato.

De acordo com um levantamento feito pelo site Business Insider, somente em março houve um aumento de 70% no número de transmissões ao vivo dentro dessa plataforma. Artistas, influenciadores e marcas de todos os segmentos têm investido nesse formato para manter o alcance durante esse período de quarentena. 

Como nós já comentamos aqui no blog, as estratégias de marketing digital se tornaram indispensáveis nos dias de hoje, por conta da confiança que as pessoas tem na web. E com a questão pandemia, elas se tornaram ainda mais importantes. 

Afinal de contas, muitas empresas se viram de mãos atadas por conta das medidas de proteção estabelecidas. E foi justamente no posicionamento digital que elas viram a oportunidade de alcançar o público-alvo, e ainda aumentar o engajamento dentro da web. 

Como funciona uma live no Instagram? 

A live no Instagram é um recurso criado pela rede social e que funciona através da ferramenta de Stories. Através dela, seguidores e outros usuários da plataforma podem ver uma transmissão ao vivo no seu perfil. 

Um dos grandes diferenciais desse formato é a interação em tempo real. Além disso, é possível convidar outros usuários para participar da transmissão.

Mais uma das vantagens desse formato é o fato de você conseguir salvar a transmissão por 24 horas no stories. Assim, mesmo depois que o streaming acabar, outros usuários poderão conferir o conteúdo. 

Você também pode publicar o conteúdo no Facebook, o que também aumenta o alcance da postagem. Mas, importante, há um tempo máximo de transmissão, que é de uma hora. 

Por isso, é importante ter um bom planejamento da transmissão para que ela não acabe ficando muito extensa. 

Por que sua empresa deve investir nesse tipo de formato?

As redes sociais trouxeram uma série de novas possibilidades de divulgação na web. Como elas criam uma ponte direta entre público-alvo e empresa, fica mais fácil chegar nos seus consumidores em potencial, e de forma assertiva. 

No caso da Live no Instagram, ela pode gerar ainda mais resultados para a sua empresa. Isso porque, ela está em um dos formatos mais consumidos atualmente, o vídeo.

E algumas pesquisas mostram como esse conteúdo é a tendência com mais potencial para 2020: 

  • 55% dos usuários de internet veem vídeos diariamente;
  • Os vídeos geram mais engajamento do que qualquer outro tipo de formato de conteúdo no Instagram;
  • Cerca de 72% dos consumidores buscam informações sobre produtos e serviços a partir de vídeos;
  • 75% dos usuários do Instagram fazem alguma ação depois de ver um vídeo de uma marca. Seja clicar em um link ou finalizar uma compra;
  • Investir na produção de conteúdos em vídeo pode aumentar em até 97% a intenção de compra de um consumidor;
  • 87% dos usuários da internet afirmam que gostariam de ver mais vídeos sobre marcas que estão interessados.

Além disso, esse tipo de conteúdo também pode trazer uma série de outras vantagens para a sua marca e o posicionamento dela a web, tais como:

  1. Melhora a visibilidade 

Um dos motivos para a sua empresa investir nesse tipo de transmissão é que ela consegue aumentar a visibilidade do perfil na rede social. Isso porque, assim que a live começa ela fica destacada na barra superior do usuário, logo após os Stories. 

Ou seja, a pessoa irá ver em primeiro lugar que você está transmitindo. Outro detalhe que aumenta e muito a visibilidade desse tipo de conteúdo é que seus seguidores são automaticamente notificados quando você começa uma live. 

  1. Estimula o engajamento

Outra vantagem das lives no Instagram é que elas ajudam a estimular o engajamento, uma vez que os espectadores podem comentar e interagir durante elas. 

Além disso, é preciso ter em mente que o Instagram está constantemente lançando novos recursos para estimular ainda mais a participação ativa dos usuários. Atualmente é possível, por exemplo, abrir um espaço de perguntas durante a live. 

Essa é uma excelente ferramenta de contato com o público. Seja para tirar dúvidas ou até mesmo explicar detalhes de algum produto ou serviço. 

  1. Geração de Leads 

Esse tipo de estratégia também pode aumentar a geração de leads para o seu negócio, por conta de vários motivos. Começando pelo fato dos seguidores serem avisados sobre a transmissão. 

Outro ponto que ajuda a melhorar esses resultados, é que a live Instagram estimula diretamente o chamado Fear Of Missing Out (FOMO) que em é traduzido como “medo de perder algo.” Ou seja, as pessoas tendem a clicar e acompanhar a transmissão por temerem ficarem de fora de algo muito importante. 

Se aproveitando desse gatilho, a sua empresa pode trabalhar com diferentes abordagens para gerar leads. Desde o uso de Calls to Action, até mesmo convidar influenciadores que sejam mais próximos do público-alvo. 

Além disso, é possível: 

  • Divulgar novos produtos e serviços;
  • Oferecer iscas digitais que tenham relação com o tema da live;
  • Indicar links de materiais ou até de páginas de compras;
  • E muito mais. 

Contudo, é importante ressaltar aqui que você precisa dosar a quantidade de técnicas de marketing e divulgação utilizadas durante a live. Lembre-se que esse conteúdo tem como foco principal o entretenimento e a informação. 

Logo, você pode usar algumas estratégias e ações de marketing digital, mas tomando cuidado para não transformar a transmissão em um comercial mais longo.  

  1. Estimula o tráfego orgânico

Dentro do marketing digital, as estratégias orgânicas e pagas andam lado a lado. E um dos grandes diferenciais da live no Instagram é justamente o fato dela estimular a audiência orgânica na sua rede social. 

Quando você faz uma transmissão bem planejada, com um tema que seja relevante para sua audiência, a tendência é que naturalmente os usuários compartilhem e até mesmo interajam com sua live.  

Ou seja, através de uma ferramenta totalmente gratuita, você consegue atrair mais pessoas, aumentar a visibilidade da sua marca e ainda estimular a geração de leads. Então vale à pena investir nesse formato. 

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