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Marketing de oportunidades: Tudo o que você precisa saber sobre esse conceito

Marketing Promocional
Marketing de oportunidades: Tudo o que você precisa saber sobre esse conceito
(Last Updated On: 28 de janeiro de 2020)

As formas de conversar com o público alvo mudaram drasticamente na comunicação digital. Não há mais uma fórmula para que esse canal de comunicação seja sempre eficiente, já que tudo muda rápido demais dentro da rede.

Justamente devido a essas mudanças que são tão frequentes, surge o marketing de oportunidades.

Em nosso artigo você vai saber detalhes sobre esse conceito e como ele pode te ajudar a aumentar a sua audiência. Continue para se aprofundar no universo do marketing de oportunidades.

Afinal, o que é marketing de oportunidades? 

A própria nomenclatura marketing de oportunidades já nos remete sobre o que esse conceito define. A nova vertente do marketing é uma estratégia que aproveita de acontecimentos para promover e divulgar sua empresa, serviços e/ou produtos.

A partir dessas estratégias pensadas através das oportunidades do momento, você consegue uma maior visibilidade do público, conquistando mais clientes e gerando uma maior conversão. O marketing de oportunidades vem sendo inovador, já que as estratégias dependem das tendências. É importante ressaltar que a empresa deve estar sempre atenta aos acontecimentos, pois o que é notícia hoje, amanhã não é mais e se perde a oportunidade de lucrar quando não se está ligado ao que acontece.

Tudo pode se tornar marketing de oportunidades. Por exemplo, algo que acontece em um grande evento, em campanhas publicitárias ou eventos do dia-a-dia, mudanças nas plataformas de redes sociais, que tomam uma grande proporção na internet.

Atualmente, a forma mais fácil de se estar antenado a tudo isso, é através das redes sociais, o local onde a informação é mais acessada e divulgada.

O marketing de oportunidades acontece somente no universo digital?

Não. O marketing de oportunidades certamente ficou mais em evidência dentro do universo digital, mas é possível também utilizar essa estratégia fora dele. Apesar de que o offline trabalha de forma conjunta ao online.

Tudo isso porque o grande objetivo é atingir o público alvo, os engajar através da ação, fazendo com que fiquem mais próximos da marca/ empresa.

Sendo dentro ou fora do universo digital, os operadores da estratégia devem ter em mente que seu impacto pode ser positivo ou negativo, e por esse motivo, os especialistas recomendam que as ações de oportunidades devam ser sempre muito bem planejadas, para o “tiro”não sair pela culatra, como nos exemplos citados no artigo – Gafes? 20 ações de marketing que saíram pela culatra em 2017.

Quando se pega “carona” nos assuntos que estão em alta, a criatividade é o principal fator para que a ação seja um sucesso. A empresa deve estar preparada para um aumento nos comentários, que sempre esperamos que seja de forma positiva. 

O marketing de oportunidades e as datas comemorativas

As oportunidades vão além de notícias que viralizam ou memes da internet, as ações também podem ser pensadas através de datas comemorativas.

Por exemplo, dia dos pais, natal, dia do beijo, dia da pizza, dia dos avós, dia das crianças, etc. É interessante procurar dias que tenham relação com seu público alvo ou mesmo com a sua marca ou algum produto em lançamento.

Dicas para as ações com o marketing de oportunidades

Como mencionado anteriormente, a campanha de oportunidade pode gerar uma imagem positiva ou negativa. Para o sucesso, é preciso seguir algumas dicas:

Conhecer a sua persona

Quem são as pessoas que sua marca deseja conversar? Quantos anos essas pessoas possuem? Qual linguagem os atinge? Qual é a reação frente aos acontecimentos do dia-a- dia? Conhecer bem a persona do seu negócio é fundamental para o marketing ao todo, e também para o marketing de oportunidades.

Escolha do melhor canal de comunicação

O seu público alvo, em sua maioria, está mais presente em uma plataforma. Como por exemplo, Facebook ou Instagram. É importante lembrar que o melhor canal para colocar suas ações não é o que está mais em alta, mas sim aquele que te gera mais resultados.

Essa resposta você obtêm estudando seu público e pelo estudo do resultado de outras ações já realizadas.

Tenha cuidado

As ações de oportunidades precisam de criatividade, mas é preciso tomar cuidado com a dose, por vezes, a empresa pensa em uma forma de comunicação que ultrapassa um pouco dos limites com o seu público alvo.

Toda ação deve ser pensada. A humanização dentro desses processos é o que gera confiança para o seu público.

Maturidade 

Se arriscar no marketing de oportunidades é sempre ter a possibilidade de ter um engajamento negativo, todas as empresas sofrem com esse risco.

Caso aconteça mais críticas do que elogios, é importante que a empresa e os colaboradores responsáveis tenham maturidade para aceitar outros pontos de vista.

Talvez seja o momento de rever excessos, erros e mostrar o lado humano, se redimindo com o público, essa é sempre a melhor forma de sair da situação.

Cuidado com as armadilhas disfarçadas em oportunidades

O assunto pode estar na mídia, mas será que ele é relevante para sua empresa? Será que pode influenciar seu público alvo?

Não é porque o concorrente está falando sobre o assunto que você também precisa pensar em algo. Alguns assuntos podem ser oportunidades para algumas pessoas e podem não ter relevância nenhuma com outras.

É preciso analisar o assunto e mais do que isso, se certificar que ele vai aproximar a sua persona e não a afastar. 

Seja original 

Por fim, diversos acontecimentos ocorrem diariamente e muitas empresas também vão falar sobre o assunto, utilizando do marketing de oportunidades.

Qual será o seu diferencial? A originalidade realmente vai dar destaque a sua ação.

Marketing de oportunidades: vantagens

A primeira vantagem de trabalhar o marketing nas oportunidades é o custo, possibilitando que pequenas empresas possam crescer sem altos investimentos. Será necessário um designer e muita criatividade.

Outra vantagem é a aproximação com a persona no caso positivo, gerando um maior engajamento e envolvimento direto do público, já que estamos falando de assuntos cotidianos.

Há ainda a vantagem de trazer uma repercussão instantânea, a depender da campanha, depois de poucos minutos é possível mensurar os primeiros resultados.

Para finalizar, sua empresa garante uma boa presença online, ao estar sempre na mente dos usuários e conseguindo captar novos clientes através dessa constância de ações oportunas. E então, o que achou desse tipo de estratégia? Deixe seus comentários abaixo.

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