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Marketing viral: 4 dicas para promover um hit

Marketing Promocional
(Last Updated On: 5 de setembro de 2017)

Você já deve ter visto algum tipo de conteúdo que foi compartilhado milhões de vezes e chamou a atenção do público para a marca promotora. Tudo isso pode até parecer espontâneo, mas, na verdade, tem muito a ver com o marketing viral.

Essa modalidade de marketing surge com a popularização das redes sociais. Afinal, com o advento de um novo meio, surge a necessidade de criar técnicas para publicizar os conteúdos de uma empresa nesse canal, adaptando a linguagem e o formato.

Em linhas gerais, o marketing viral pode ser conceituado como um conjunto de técnicas e estratégias que são aplicadas com o objetivo de propagar seu conteúdo pela internet, ampliando seu alcance de público e, consequentemente, suas vendas.

Se você quer aprender como utilizar o marketing viral, confira abaixo 4 dicas infalíveis que nós separamos:

1. Estimule o compartilhamento

A principal ferramenta utilizada pelo marketing viral é o compartilhamento dos conteúdos da campanha, pois isso permite envolver novos sujeitos com a marca, afinal cada usuário tem um número X de amigos que veem suas publicações.

Dessa forma, estimular o compartilhamento é uma estratégia utilizada para aumentar seu alcance de público. Para tanto, é fundamental saber como estimular essa prática por meio do uso de peças atraentes, linguagem adequada e dos formatos utilizados.

2. Planeje a monetização

Conseguir um grande número de compartilhamentos não indica que você vai ter retorno monetário. Para isso, você precisa fazer um planejamento de como vai utilizar esses números para convertê-los em dinheiro, processo que deve ser feito antes mesmo de as peças irem ao ar.

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O ideal é programar a monetização para o momento em que a campanha já esteja viralizada, pois o público não costuma reagir bem a propagandas online. Ou seja, aguarde ter um volume de tráfego considerável antes de começar a vender seus produtos ou serviços.

3. Promova a identificação com o público

O público vai se envolver muito mais com sua campanha se ele se sentir contemplado. Desse modo, busque promover a identificação dos consumidores com sua marca, o que pode ser feito principalmente por meio da linguagem.

Sendo assim, o primeiro passo que deve ser dado é o de conhecer seu público-alvo para entender quem são essas pessoas e quais são as suas necessidades. Com isso, você terá plenas condições de montar peças publicitárias direcionadas para eles.

4. Opte pelo humor ou pela emoção

Como já foi dito, é necessário estimular o compartilhamento e promover a identificação do seu público com seus conteúdos. Para garantir esses dois processos, uma dica é apostar em peças bem-humoradas ou que mexam com a emoção das pessoas.

Um exemplo de empresa que sabe como utilizar o humor muito bem é a Havaianas, sempre relacionando seus produtos a situações cômicas, como nos vídeos com a cantora Sandy, veiculados no fim de 2016.

Quando se fala em emoção, os principais exemplos estão relacionados com datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. Um exemplo é a propaganda de Dia das Crianças feita pelo Habib’s no ano passado.

Você já aplicou alguma dessas estratégias de marketing viral? Conte para a gente deixando um comentário em nosso post!

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