O país Barcelona e o novo panorama dos patrocínios

(Last Updated On: 29 de abril de 2016)

 

Semana passada a Qatar Airways, patrocinadora master do Barcelona, publicou um vídeo onde o clube é um país, com os principais jogadores do elenco em diversas situações que mostram o “jeito Barcelona” de viver.

Essa ação foi comentada no mundo todo como uma das melhores ativações de patrocínio dos últimos tempos. A grande sacada da Qatar Airways foi ir além de apenas colocar sua marca na camiseta do clube e tornar-se parte da missão e da visão de quem está sendo patrocinado.

Essa visão de que o patrocínio vai muito além de colocar a marca em algum lugar e que pode servir como forma da marca absorver tudo aquilo que é passado pelo patrocinado já teve grandes exemplos de sucesso. A Gillette, patrocinadora de Roger Federer, mostrou isso ao fazer um gigantesco retrato em grama do atleta sendo barbeado.

Ano passado a Heineken apresentou o programa The Candidate, onde mostrava todas as fases de um processo seletivo de emprego que informou quem foi o vencedor durante a partida entre Juventus e Chelsea pela UEFA Champions League, campeonato de futebol entre equipes europeias que é patrocinado pela cervejaria.

A Nike, patrocinadora do Corinthians há dez anos, criou uma ação onde pinta momentos marcantes da história do clube no muro do centro de treinamentos, numa aproximação clara da marca não só com a camisa do clube hoje, mas com toda a história da instituição.

As ativações diferenciadas de patrocínio são uma tendência irreversível e devem se espalhar cada vez mais para feiras e congressos, ações ligadas a ONGs e entidades beneficentes, publicações de conteúdo e diversas outras opções.

Os benefícios para as marcas que patrocinam e são patrocinadas podem ser imensos, e essa via de mão dupla onde todos ganham tende ganhar cada vez mais mercado.

Sua empresa já fez alguma ação de patrocínio com algo que eleve o valor da sua marca? Agora é uma boa hora para começar.

 

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