Muitas vezes nos preocupamos em fazer um logotipo que chame a atenção por suas cores, formas e elementos. Porém, não podemos nos esquecer de que para chamar atenção de forma positiva e marcante não precisamos exagerar em nenhum deles.
Vamos partir do princípio de que menos é sempre mais. É preciso encontrar um elemento marcante, seja ele a tipografia, a cor, a forma, etc. Claro que é possível unir todos eles sem chocar, mas, quando aplicamos simplicidade na estética e no conceito, devemos perceber que esse simples é essencialmente visceral.
Uma grande marca esta associada a uma grande ação, ou seja, é muito mais fácil lembrar-se de um logo de uma empresa que fez e/ou faz sucesso no mercado do que de uma empresa que não fez e/ou faz.
A questão é um pouco mais complexa. Inúmeras estratégias de marketing estão associadas aos produtos e serviços de qualidade, o que contribui bastante para que uma empresa se destaque.
O novo logotipo da Starbucks, lançado em 2011 em comemoração aos 40 anos da empresa, transmite simplicidade e elegância, usando agora uma versão monocromática da figura central de sua última marca. A nova marca desencadeou o Siren, uma figura mitológica que representa o romance e a criatividade que inspiraram os fundadores da Starbucks.
O logo da Pepsi passou por varias mudanças até chegar à versão atual. Sem sombra de dúvidas, houve uma evolução, tanto na tipografia utilizada, quanto no desenho.
A Unilever, por exemplo, é uma empresa de sucesso que optou por usar uma única letra para em seu logo: U. Para substituir o antigo logotipo utilizado desde 1970, a empresa responsável pelo redesenho procurou desenvolver o conceito que melhor representasse os principais objetivos da marca. O logo aprovado é composto por 26 ícones que em conjunto formam a letra U. Cada ícone representa um dos inúmeros segmentos que a empresa gerencia. Apesar da quantidade de ícones usados o logo não causa nenhum incômodo visual.
O que dizer da Nike? Impossível não reconhecer, não é mesmo? Uma marca que, ao longo dos anos, foi se firmando e hoje está mais que sólida mundialmente, sendo sinônimo de esporte. Não precisamos ver o logo junto com a palavra NIKE para associar.
Alguns logos são representações literais do nome da marca. Engana-se quem acha que fazer isso está errado. Pelo contrário, abaixo algumas marcas de sucesso:
Estes logos mesmo quando invertidos de lado, simplificados ou em preto e branco não alteram sua capacidade de reconhecimento.
O que temos em comum em todos os logos aqui mencionados é a simplicidade e a criatividade, que juntas são sinônimos de sucesso.