Para aguçar o paladar

(Last Updated On: 6 de setembro de 2022)

É fato que estamos vivendo uma fase excelente de valorização do que o mercado brasileiro tem a oferecer. Neste contexto, quando falamos sobre a gastronomia brasileira, vivemos um período de “exportação”, onde estamos influenciando mais e sendo reconhecidos internacionalmente.

Existe uma nova safra de chefs, ousados e criativos, que estão inovando pratos tradicionais, tipicamente brasileiros,  mesclando influências externas e equilibrando a mistura perfeita do sucesso, que caiu no gosto dos apreciadores.

Tive a oportunidade de conhecer um restaurante em São Paulo chamado Mocotó. O conceito era uma releitura da tradição de comidas regionais do sertão nordestino, criando novos pratos. Embora mantenha a essência brasileira, influências francesas são percebidas, por exemplo, no creme brûlé de doce de leite com sementes de umburana. O restaurante foi vencedor do prêmio Comer&Beber 2011 – Categoria: Restaurantes Bom e Barato.

A alta gastronomia está se popularizando e se tornando mais acessível para públicos antes exclusos. A 11ª edição do São Paulo Restaurant Week, maior evento gastronômico do país, acontecerá este ano de 03 a 16 de setembro. O evento conta com a participação de cerca de 250 restaurantes que durante 14 dias, oferecerão preços com descontos tabelados imperdíveis.

Além do SPRW, este ano os chefs de cozinha foram para as ruas de São Paulo. Começou com uma feira gastronômica em Higienópolis e acabou em uma participação especial na Virada Cultural de São Paulo, com direito a participação de Alex Atala, considerado o quarto melhor chef de cozinha do mundo.

Pegando carona nesta popularização, algumas marcas relacionadas à área apostaram em ações promocionais que aguçam os dotes culinários dos participantes e de desafios que envolvem a eleição pelo público dos melhores sabores.

A Sadia ficou de olho e foi uma das apoiadoras do Semana Mesa SP, evento realizado pelo SENAC, apresentando os alunos do curso de gastronomia ao mercado. Os pratos foram preparados com os produtos Sadia e foram apreciados por convidados selecionados.

A Pepsi, Helmann’s e Doritos foram algumas das patrocinadoras do festival Comida di Buteco, que elegeu os melhores aperitivos deste tipo de estabelecimento.

Quando organizamos um evento, ela também está presente. Nos petiscos de um coquetel, na escolha do jantar ideal para uma premiação, em um café da manhã para parceiros e clientes. Como bons anfitriões, não recebemos alguém sem oferecer algo para sua degustação, seja ao menos o queridinho café. É uma arma estratégica de relacionamento. Um bom pretexto para uma conversa que acaba se tornando negociação.

Enfim, faço uma consideração que às vezes não nos atentamos. A gastronomia é um evento em si. Visitar um restaurante é um ritual que passa por várias etapas e elementos subjetivos. Para o empreendedor, tem que se avaliar: onde o cliente vai estacionar? Como recebê-lo? O ambiente criado, qual o conceito? Apresentação do cardápio, o “catálogo” dos produtos oferecidos. O atendimento diferenciado, os detalhes. E assim, superar a expectativa, acertando a dose do tempero.

E os cafés e bares também não ficam abaixo. Até o “boteco” ganhou mais status.

Para que a mesa de reunião se torne mais saborosa e seus eventos encantem em todos os sentidos, viva a gastronomia!

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