Participamos de feiras. E agora?

(Last Updated On: 1 de junho de 2011)

 

Por conta de um planejamento mal estruturado, algumas empresas não extraem todo potencial de determinada ação. Emprega-se grande esforço no durante, entretanto, os funcionários são mal treinados e os objetivos não estão claros.

Parece tão simples, mas a correria do dia a dia às vezes faz com que gerencias não destaquem determinadas ações como prioridades durante a pré-ação. Quando se percebe, falta pouquíssimo tempo e a correria faz com que detalhes importantes passem despercebidos. Por isso, antes da feira, lembre-se das seguintes etapas:

a) Estabeleça objetivos;

b) Defina o público-alvo;

c) Prepare material de divulgação;

d) Planeje seu operacional e treine sua equipe.

O assunto fica ainda mais delicado, quando é o pós-evento. Acabou. Ufa! Precisamos retomar nossa rotina urgentemente. Nossa caixa de e-mail está lotada. O principal já foi mesmo, então agora o evento volta a ser colocado em segundo plano novamente.

Pensando nisso, dedicamos esse post, ao tema nem sempre tão abordado, mas imprescindível para que sua empresa tenha um retorno totalmente satisfatório do evento que acabou de participar. Seguem dicas valiosas para o pós-evento:

1)   Realize follow-up com os visitantes do seu stand: Não deixe passar muito tempo e esfriar seus contatos. Inicie na semana seguinte do evento um follow-up com os profissionais que estiveram no seu stand. Cheque se todos eles receberam os orçamentos solicitados, reforce seu contato comercial fazendo visitas pessoais. Surpreenda o cliente e sempre esteja à frente de suas expectativas. Estabeleça um canal de comunicação aberto e faça da internet sua principal aliada, utilizando-a para divulgação dos resultados da participação de sua empresa no evento para os seus clientes e parceiros. 

2)   Analisar os resultados com a sua equipe: O evento é um momento para treinamento, alinhamento de objetivos e união da equipe. Levante os objetivos que foram estabelecidos e compare com os resultados obtidos. Faça uma reflexão conjunta, buscando informação sobre a repercussão da sua empresa na exposição. Divulgue os resultados para a empresa e discuta com sua equipe pontos de melhoria para os próximos anos.

3)        Se programe para o próximo ano, ou próximo evento: Aproveite que as informações ainda estão frescas em sua mente para traçar já o planejamento da próxima ação, acrescentando itens para melhoria, que foram observados durante o evento anterior.

Dessa forma, acreditamos que uma feira pode trazer grandes resultados para empresas que decidam investir nesta ação. Ela sempre traz novos contatos e aumenta a exposição de sua marca. Aproveite todas as vantagens do evento que você escolheu, ficando mais perto do público-alvo. Com certeza, seus consumidores também ficaram satisfeitos de estarem mais próximos da instituição. Esse é o grande benefício do evento.

One Response

  1. Willian Medeiros 25 de maio de 2011

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