Press Kit: O Que É E Como Utilizar Para Divulgar A Sua Marca?

(Last Updated On: 22 de julho de 2022)

A comunicação entre marca e mídia se modificou ao longo dos anos, mas nunca perdeu sua importância, ao contrário do que muitos poderiam pensar. Com a evolução do mercado, novas plataformas e meios de influência ganharam espaço, fazendo com que estratégias como o envio de press kit tivessem que buscar uma renovação. 

Mas você sabe o que é um press kit? Caso não saiba, não se preocupe, pois trouxemos este artigo pensando em você. Aqui você irá descobrir:

  • o que é um press kit;
  • qual a importância do press kit;
  • 5 passos para montar um press kit.

Continue acompanhando e veja como integrar essa ferramenta ao seu negócio e impulsionar sua divulgação, além de melhorar seu relacionamento com influenciadores e também a imprensa. Boa leitura!

 O que é um press kit? 

O press kit, traduzido como “kit de imprensa”, é um conjunto de materiais selecionados pela marca como parte de uma estratégia de comunicação, conexão e apresentação dos seus produtos e serviços para a mídia.

Ele funciona como uma ferramenta de marketing e relacionamento, tendo como objetivo capturar a atenção dos influencers por meio de elementos que expressem o produto de forma singular. 

É como um convite para que conheçam melhor o que a marca está oferecendo e, assim, posteriormente, quem recebeu o “presente” pode atuar como propagador da marca.

Mas quais são os materiais usados?

 O que tem em um press kit? 

Pode parecer óbvio, mas cada press kit é montado de acordo com a intenção que a marca busca passar através dele. Alguns elementos padrões que podemos encontrar com maior frequência são:

  • brindes relacionados ao produto/serviço;
  • cartas/releases de apresentação.

Uma carta de apresentação talvez soe como algo ultrapassado, mas não se engane. Além de ser extremamente necessária, ela também pode assumir diversas formas, como um convite para o evento de lançamento de uma nova linha de produtos, ou também um voucher que possibilite a aquisição desses produtos.

Usando essas estratégias, você é capaz de informar aos influenciadores e a imprensa sobre o que é seu produto e quais são as características e funcionalidades, ou até mesmo noticiar seu lançamento, no caso de um evento, por exemplo. Além disso, é possível dar um gostinho com o material brinde, estimulando a curiosidade.

É uma ótima estratégia, não é mesmo?

Qual a importância do press kit? 

O kit de imprensa já se provou como peça fundamental em um plano de marketing eficiente. Os motivos são muitos, como o fortalecimento da relação da marca com a mídia, não só imprensa, mas também influenciadores, principalmente nos dias de hoje.

Nós sabemos que, para o público, a palavra de aprovação de um produtor de conteúdo, por exemplo, terá um impacto imenso na consideração de compra. Esse modelo de estratégia costuma trabalhar com o marketing espontâneo daqueles que recebem os materiais, aumentando a visibilidade da marca, assim como sua presença no mercado.

Assim, esse kit auxilia na construção de pontes que irão se conectar diretamente com o objetivo final: a aquisição de novos clientes.

 5 passos para montar um press kit 

A construção de um kit marcante pode parecer simples, mas se não for feita com cuidado, pode não alcançar os resultados esperados. 

Para garantir um melhor resultado, confira alguns passos essenciais para ficar de olho:

1. Conhecendo sua persona

Antes de pensar no que colocar no seu press kit personalizado, é preciso entender para quem você vai enviar, pois isso pode mudar completamente os elementos que serão selecionados. 

Faça um mapeamento da sua persona, entenda quem ela é, o que gosta e o que espera ou não espera da sua marca. Algumas formas de conhecer melhor sua persona são:

  • pesquisas através das redes sociais;
  • pesquisa através dos e-mail
  • utilização de enquetes;
  • preenchimento de formulários.

Dessa forma, você conseguirá ir direto ao ponto de interesse. 

 2. Descobrindo como fazer a divulgação

Agora você já sabe para quem vai enviar, certo? Muito bem, mas como irá divulgar? Essa questão também é fundamental, pois está diretamente relacionada com a comunicação, um dos pilares dessa estratégia.

Pensar no tom de voz que será usado é um dos principais passos. Seu press kit é mais descontraído, mais elegante? Isso influencia sua comunicação. Outro ponto para ficar de olho é a personalização para cada influencer. Escrever o nome no release, colocar pontos no copy que referenciam diretamente o influencer mostram um carinho maior.

Além disso, é preciso considerar também a comunicação prévia ao recebimento do material, seja ela por e-mail, através das redes sociais ou diretamente por contatos pessoais. Essa abordagem deve estar alinhada com  o press kit, formando uma identidade sólida.

Lembre-se, a primeira impressão geralmente é a que fica. Por isso, busque entender como e quando divulgar.

3. Estabelecendo um objetivo

Continuando nossa trilha para construção de um press kit criativo e eficaz, um dos questionamentos mais importantes é: qual o meu objetivo com isso? Como dizem, para aquele que não sabe onde deseja chegar, qualquer caminho serve.

Se você souber onde quer chegar, será muito mais fácil traçar o caminho ideal, além de poupar possíveis frustrações futuras.

Para descobrir seu objetivo, alguns processos podem te ajudar, como:

  • divida seus objetivos e sonhos entre curto, médio e longo prazo;
  • monte um quadro com como você se vê em 3, 5 e 10 anos;
  • use planilhas, cadernos, blocos de anotações ou o que for mais confortável para mapear “pontos de check”, como em um jogo.

 4. Selecionando os materiais

Após mapear para quem e como fazer, chegou a tão aguardada hora de definir quais elementos serão enviados. Nessa etapa você precisará usar todo o conhecimento interno sobre o seu produto para entender quais materiais comunicarão melhor aquilo que você deseja transmitir.

Essa é uma parte do que você está oferecendo, por isso deve ser pensada assim.

 5. Sendo criativo 

Por fim, mas não menos importante, se deixe livre para pensar de forma criativa! Afinal, um press kit genérico não é lembrado e, consequentemente, não consegue concluir sua função.

Algumas dicas para trabalhar e “ativar”sua criatividade são:

  • aumente seu repertório de referências;
  • anote toda nova ideia, por mais que não parece grande coisa;
  • busque novas experiências que te tirem da zona de conforto;
  • se aprofunde em todos os aspectos que envolvem seu processo;
  • mantenha seu cérebro exercitado – uma boa forma de fazer isso no dia a dia, sem precisar de grandes preparos, é mudar com frequência a ordem dos aplicativos no seu celular.

Agora você sabe o que é um kit de imprensa e conhece os meios para integrar essa estratégia dentro da sua marca, fortalecendo sua relação e comunicação com os influenciadores, além de aumentar seu marketing espontâneo e se estabelecer no mercado.

Porém, nem só a relação com a mídia é importante. Você precisa também pensar no seu relacionamento com quem consome, de fato, seus produtos/serviços. Por isso, que tal aproveitar e conferir brindes baratos para fidelizar seus clientes?

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