Um dia normal x um dia diferente

(Last Updated On: 5 de fevereiro de 2013)

 

Ah, a rotina! Como é bom poder acordar e saber que todo dia vai ser o mesmo trânsito, o mesmo café, as pessoas umas com caras de sono, outras que acordam cantando. O dia amanhece sem aparentes novidades. Mas, de repente, naquele semáforo chatinho, surgem algumas pessoas fantasiadas. Com bandeiras e muitas cores. Elas quebram a rotina. Trazem algo novo. Um lançamento que seja e te pega desprevenido. E é bom.

Uma estratégia criativa e informal para propagação da imagem de um produto ou marca é a blitz/intervenção promocional. Essa ação de marketing permite abordagens sazonais, com a característica da divulgação ocorrer de forma inusitada. Pode ser feita nas ruas, empresas, escolas, bares, eventos, enfim, onde o público de interesse estiver. O grande diferencial é encontrar o público em seu ambiente ou no ponto de venda, com o cuidado de proporcionar uma experiência agradável com a marca.

É possível que a empresa tenha retorno rápido quanto à aceitação do produto e percepção do cliente junto à ação executada, com o auxílio de promotores ou por meio de filmagem registro. Com grande possibilidade de variação, as blitz podem ter função de sampling (teste de produtos), ou podem se diferenciar como atração mais artística e performática (happening) e/ou ainda trabalhar com pontos fixos ou instalações em locais públicos.

Uma pesquisa realizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) e pela MPI (Meeting Professionals International) com executivos de promoção, marketing e trademarketing, apontam que para 78% dos entrevistados, a propaganda em mídia impressa e eletrônica já não é mais suficiente. O marketing promocional no PDV é a ação mais utilizada pelas empresas (73%), seguida pela distribuição de brindes e prêmios (56%) e o marketing de eventos (55%).

Além das formas já conhecidas, as intervenções ganham cada vez mais interatividade e tecnologia como aliados. Jogos e painéis podem ser utilizados. Montagens estruturadas e temáticas cada vez mais atrativas.

Um case de sucesso foi uma ação da Natura que usou da tecnologia para divulgar sua nova linha de maquiagem Natura Una. Um espelho virtual foi instalado no banheiro do restaurante Ici Bistrô em São Paulo.

O objetivo era o teste das cores das sombras e batons, totalmente virtual, e muito divertido:

 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=u28pg1cBlv8

 

Para marcar a data do Valentine’s Day no Brasil, a Sonho de Valsa entregou balões rosas por toda a cidade. O mimo ainda vinha acompanhado com uma amostra do bombom dentro do balão e um folheto com a hashtag #AlimenteSeuAmor.

O grande segredo do sucesso: a abordagem. Vale tudo para chamar atenção do público: balões, fantasias e uniformes, promotores com amostras e flyers, demonstração ações interativas, entre outros.

Use sua criatividade para impactar seu público-alvo!

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