Unindo compra com prazer

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

Assim como cada categoria e cada produto exigem um tratamento diferenciado no ponto-de-venda, o perfil do público-alvo também dita quais são os elementos que devem estar presentes. No conceito de PDV há uma lógica muito racional, enquanto no conceito de relacionamento há emoção. Precisamos privilegiar esta emoção dentro da loja e transformar a experiência de compra em algo melhorado. O consumidor quer que a loja seja preparada para atendê-lo de acordo com o seu perfil de consumo.

O Shopping Cidade Jardim, de São Paulo, entendeu a importância de se oferecer um atendimento especializado. O empreendimento é voltado para os clientes do segmento de luxo. A estratégia foi apostar nas experiências sensoriais, que criam uma identidade própria para o ponto-de-venda. O cheiro está cada vez mais sendo trabalhado, assim como uma iluminação adequada. Esse tipo de experiência sensorial auxilia a conexão com a marca.

O empreendimento percebeu a mudança do consumidor e adaptou o conceito de luxo para a demanda atual. Hoje, as pessoas não buscam mais apenas bens materiais que estão focados em qualidade e exclusividade, mas também procuram curtir seus momentos de lazer, passar mais tempo com a família e amigos, além de valorizar cada vez mais a qualidade de vida. Pensando nisso, o espaço foi concebido com o conceito de além de fazer compras, proporcionar a possibilidade de seus clientes poderem resolver as necessidades do dia a dia de uma maneira prazerosa.

Considerando a estimativa de que 85% das compras são decididas dentro da loja, é crescente o direcionamento das verbas para ações, campanhas e merchandising no PDV.

Mas, vale tudo para chamar a atenção do consumidor? Antes de responder a questão, é preciso avaliar quem é o consumidor que você deseja alcançar. O consumidor moderno e muito mais atuante, presente e consciente. Ele não é um mero espectador, que recebe e aceita todas as informações sem questionar. Valoriza inovação, tecnologia e sustentabilidade. Quer troca de experiências e se divertir com tarefas que poderiam ser estressantes. Quer uma vida mais fácil e descomplicada.

Por isso, o merchandising é uma importante ferramenta de marketing e deve ser utilizada da melhor forma. A ambientação pode mudar a decisão de compra, tanto dos consumidores que já chegam ao PDV em busca de um determinado produto como dos consumidores indecisos e curiosos. Porém, o esforço para conquistá-lo mudou e é preciso muito mais do que projetos comuns para se diferenciar. Mais a dica é: conheça seu público e, através de um processo colaborativo, você pode estar mais próximo dele, logo ali, no PDV.

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