Viajar já foi mais fácil

(Last Updated On: 4 de agosto de 2022)

 

Texto escrito por Francisco Madia, diretor da Madia Mundo Marketing e da Madia Marketing School.


Em passado recente viajar a negócios era muito mais simples. Menos variáveis, menos alternativas, menos trânsito. Hoje, cada viagem, implica em planejamento específico e que considere todas as alternativas, características dessas alternativas, preço em dinheiro, preço em tempo comparado com o preço em dinheiro, adequação com outros compromissos, índice de cansaço, horas úteis de trabalho desde a chegada ao local de destino e o momento da volta, e muito e muito mais. Mesmo depois de tomada a decisão ainda persiste a dúvida se foi a melhor decisão.

Recentemente a notícia da fusão da AZUL com a TRIP. E na essência desse negócio, a constatação que muitas vezes para se avançar economicamente, tem que se retroceder tecnologicamente. A vantagem competitiva que essas empresas levam e em decorrência do território em que decidiram atuar – a aviação regional – deve-se ao fato de terem “ressuscitado”, assim como outras empresas em outros lugares do mundo, os aviões turboélices: mais barulhentos, mais lentos, mas, e para trechos até 600 km, 60% mais econômicos que os jatos.

Mas, e como dissemos no início, essa é apenas uma das componentes da decisão a ser tomada. Na partida, os turboélices ATR da AZUL/TRIP levam a vantagem no preço. Mas essa vantagem só começa a prevalecer a partir do momento em que você se encontra dentro da aeronave taxiando na pista para a decolagem.

Até isso acontecer, você precisa chegar ao aeroporto. Por exemplo, se você vai de SÃO PAULO capital, a MARILIA, interior, pode pegar um voo no final da tarde em VIRACOPOS. Que de verdade começa com um ônibus que sai do SHOPPING ELDORADO às 15 horas, para um voo que só vai decolar depois das 17 horas se tudo correr bem. E ainda você tem que chegar com alguma antecedência ao ELDORADO prevenindo-se de eventuais contratempos no trânsito. E aí, você sai da empresa às 14 horas, e chega a MARILIA, depois de passar por CAMPINAS/VIRACOPOS às 19 horas. O voo é rápido e não excede a 1 hora; o total de tempo despendido ultrapassa 5 horas. E em menos de 5 horas você vai de carro só que chega cansado por dirigir e ainda paga muitos pedágios pelo caminho além do consumo da gasolina. Por menos dinheiro você pode ir de ônibus, mas gasta 6 horas e tem que ir a rodoviária… E aí os voos não são exatamente nos horários mais adequados…

E não adianta as experiências anteriores. Cada viagem é uma nova viagem. E o processo de decisão caminha até um determinado ponto em que você coteja suas necessidades específicas diante das diferentes alternativas. E faz a sua aposta. Isso mesmo, a última etapa do processo de decisão é uma aposta. Você aposta que conseguirá um táxi para levá-lo ao aeroporto, que o tempo do percurso será semelhante ao da média de suas experiências, que o avião decolará no horário, que o tempo na segunda que é o dia da viagem, será bom, conforme prognosticam os serviços de previsão do tempo, e que ao chegar ao destino…

Conclusão, só viaje a negócios quando for absolutamente impossível cumprir sua missão à distância. Recorra, equipe-se e aprenda, cada vez mais, a trabalhar a distância. De cada 100 reuniões presenciais, no máximo e exagerando, 20 não podem ser realizadas de outra forma. 80 podem e é o que temos que fazer cada vez mais, em benefícios de todos, da natureza, do mundo. Questão de sustentabilidade em todos os sentidos.

 

Francisco Alberto MADIA de Souza é considerado a maior autoridade em marketing do país, segundo pesquisa realizada pela Toledo e Associados para a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Trabalhando há 44 anos em marketing, há 31 MADIA é Diretor Presidente e Sócio do MADIAMUNDOMARKETING – empresa líder em Consultoria de Marketing.

 

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