4 dicas de como fazer marketing de relacionamento que precisa conhecer

(Last Updated On: 6 de setembro de 2022)

De acordo com a Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD), 78% dos consumidores não são fiéis à marca. Muitas vezes, isso tende a ocorrer pelo fato de várias empresas não saberem ao certo como fazer marketing de relacionamento.

A estratégia consiste em ações que servem para disseminar a marca, prospectar clientes, fidelizar a base atual e construir uma credibilidade no mercado. Esse conceito é importante por diversos aspectos. Entre eles, aumentar o número de vendas de forma orgânica e otimizar os custos diários.

Neste artigo, você conhecerá 4 dicas especiais de como fazer marketing de relacionamento e alcançar ótimos resultados daqui em diante. Confira!

1. Atraia seu público com conteúdo relevante

Assim como um envolvimento amoroso, o marketing de relacionamento parte do princípio de que é necessário mostrar valor para a pessoa que deseja conquistar. Seu público-alvo jamais perceberá a importância da sua empresa se você não proporcionar algo que chame a atenção.

Desenvolver conteúdos relevantes por meio de blogs, por exemplo, é uma excelente estratégia de marketing digital, tendo em vista que é preciso atrair os visitantes com artigos e materiais ricos que sejam do interesse deles e, com isso, suprir os pontos de dor naquele momento. Além disso, o e-mail marketing pode reforçar bastante esse relacionamento, nutrindo os leads com informações, campanhas e vantagens.

2. Mantenha os canais de comunicação acessíveis

Não tem algo mais lamentável do que um cliente ou um visitante ter a intenção de entrar em contato com a empresa, mas enfrentar enormes dificuldades para solucionar uma simples dúvida. Esse é o calvário de qualquer negócio, afinal, ao se perguntar como fazer marketing de relacionamento, é indispensável deixar livre o caminho entre você e o potencial cliente.

Independentemente se usará o site, o blog, as redes sociais ou um ponto físico, lembre-se de que um bom atendimento é primordial para permanecer na mente do consumidor e gerar credibilidade à marca. Sendo assim, saiba ouvir os feedbacks passados pelos clientes para que consiga melhorar os processos internos, corrigir possíveis falhas e construir uma comunicação cada vez melhor.

3. Ofereça programas de fidelidade

A venda não termina no “sim” dado pelo cliente, porque, depois disso, é fundamental promover ações de pós-venda para que essa pessoa compre repetidas vezes e, até mesmo, vire uma espécie de “evangelizador da marca”. Uma das formas de conquistar os clientes é oferecer programas de fidelidade, cujo custo-benefício seja realmente incrível, ao ponto de ele continuar aproveitando suas ofertas.

Para tanto, você precisa ficar de olho nas necessidades mais latentes do público e propor premiações que sejam interessantes para ambos os lados. Afinal, a intenção é fidelizar mantendo uma boa rentabilidade. É possível gerar recompensas por indicação, pontuações a cada compra, campanhas de brindes em datas comemorativas, cashback a partir de determinado valor e assim por diante.

4. Proporcione experiências inesquecíveis

Muito mais do que atrair ou conquistar os potenciais clientes, você precisa pensar em soluções para encantá-los de fato e fazer com que cada experiência de consumo seja algo inesquecível em diversos aspectos. A melhor forma de se diferenciar da concorrência e gerar um volume de vendas considerável é ser original, ou seja, proporcionar algo que supere as expectativas do público.

As experiências positivas fazem com que a marca fique eternizada na lembrança dos consumidores e, possivelmente, tragam ótimos frutos ao decorrer da jornada. Tendo consciência disso, o ideal é mostrar que se importa com as pessoas que se interessam pelos seus produtos ou serviços, destinando uma equipe exclusiva para lidar com os melhores clientes, produzindo algo customizado, propondo eventos de primeira etc.

Perceba que o questionamento sobre como fazer marketing de relacionamento é bem simples de resolver, sendo que é crucial analisar os dados de cada campanha com métricas que reposicionem as táticas da empresa. Além disso, confie na força dos brindes personalizados, pois eles são excelentes meios de fidelização.

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