A conta fecha?

(Last Updated On: 1 de março de 2016)

Texto escrito por Francisco Madia, diretor da Madia Mundo Marketing e da Madia Marketing School.

 

 

De um lado, as pessoas pensam 1.000 vezes antes de pegar o carro e sair às compras. O que era um prazer virou um pesadelo. Se puderem, sempre que possível, comprar sem sair de casa, ou, até onde os pés alcançarem. Isso posto, as lojas de vizinhança crescem e prosperam. Muito poderão dizer, é um retorno. Uma volta ao passado. Na aparência, sim, nas razões, não. No passado era o que tinha, o que era possível e estava próximo num mundo sem automóveis. E assim era o país até os anos 1950. Depois e aos poucos os armazéns migraram para a periferia das cidades, e as zonas centrais e mais adensadas passaram a pertencer ao autosserviço. Ir ao Super virou programa. Assim como ir ao shopping.

 

 

Em verdade, não se trata de um retorno, trata-se de uma rendição. Ainda o Super ou o Hiper são mais interessantes sobre o viés da variedade, diversidade e cores.

Mas impossível chegar até os mesmos impunemente; sem se irritar, levar uma multa, brigar com outro motorista, se aborrecer. E, depois de infinitas tentativas fracassadas, joga-se a toalha e começa a se pesquisar a vizinhança.

Tudo seria perfeito não fosse o aspecto econômico. A pergunta é e sempre será: A CONTA FECHA? Em matéria do Estadão a notícia de que todas as marcas do grupo PÃO DE AÇÚCAR, agora com sotaque e estilo francês, investirão pesadamente na multiplicação das pequenas lojas – até 300 metros de área. O grupo CASINO possui mais de 6000 lojas com esse formato na FRANÇA e pretende fazer o mesmo por aqui. Até agora, as poucas experiências têm trazido resultados apenas razoáveis, e outros grandes grupos que escolheram esse caminho acabaram por desistir.

Também leio no DCI os planos da ARCOS DOURADOS, a franqueadora master do McDONALD’S  em muitos países, inclusive no Brasil. A ideia é – esgotados os melhores adensamentos nas metrópoles – investir em cidades menores e voltar-se para a chamada classe C. Hoje a ARCOS DOURADOS opera 726 restaurantes Mc no país. E, neste ano de 2013 encerra seu balanço já caminhando nessa direção. Abriu 25 novas lojas sendo 14 localizadas fora das regiões metropolitanas e das grandes cidades. Até porque, e mesmo nas cidades menores, hoje as pessoas também pensam muitas vezes antes de pegar o carro e fazer uma pequena viagem.

Cansados, portanto, de insistir num estilo e sistema de vida que só constrange e aborrece, as pessoas privilegiam a proximidade e o tempo, e abrem mão do fantástico e múltiplo, mas distante e exaustivo. E as empresas correm atrás. Falta apenas descobrir o formato, repensar o modelo. E conseguir em algum momento dizer, SIM, A CONTA FECHA! Será que fecha?

 

 

 

Francisco Alberto MADIA de Souza é considerado a maior autoridade em marketing do país, segundo pesquisa realizada pela Toledo e Associados para a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Trabalhando há 44 anos em marketing, há 31 MADIA é Diretor Presidente e Sócio do MADIAMUNDOMARKETING – empresa líder em Consultoria de Marketing.

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