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Brindes no evento corporativo: por que e o que oferecer

Brindes
(Last Updated On: 16 de maio de 2016)

Eventos corporativos são excelentes formas para fortalecer o relacionamento com determinado público, como os fornecedores, os investidores, os clientes e os próprios colaboradores da empresa. Nas exposições, como as feiras e salões, por exemplo, a organização tem a oportunidade de mostrar seus lançamentos diretamente para os consumidores e estimular, quem sabe, as primeiras encomendas. Por outro lado, uma festa interna pode ser uma ótima forma para reforçar a motivação e prestigiar os colaboradores.

Acontece que, embora seja uma estratégia eficaz por si só, um evento corporativo também pode ser uma porta de entrada para que a empresa realize outros tipos de ação. É o caso da oferta de brindes para os convidados, por exemplo. Essa é uma forma de fortalecer não só a lembrança e a experiência do evento na memória do seu público, como também da sua marca, ou seja, da empresa como um todo. É, sem dúvidas, uma estratégia extremamente eficaz. Afinal, todo mundo gosta de ser surpreendido, certo?

Pensando nisso, resolvemos elaborar esse post especial. Mostraremos os principais motivos para apostar nos brindes corporativos e vamos sugerir alguns itens interessantes para você encantar o seu público-alvo. Veja logo a seguir!

As razões para investir em brindes corporativos

Ao contrário do que muitos pensam, os brindes não são apenas a “cereja do bolo”, mas, sim, uma ação isolada, com propósitos específicos. Pode ser uma forma de reforçar o posicionamento de uma marca no mercado, aumentar a satisfação dos convidados, divulgar o evento indiretamente. Enfim, se for acompanhada de um bom planejamento, a estratégia pode trazer inúmeros resultados para a organização.

Confira as principais razões para que você adote esse tipo de ação!

Melhorar a satisfação dos convidados

Quem não gosta de ser presenteado? Os brindes podem ser uma excelente maneira para melhorar a satisfação dos convidados, contribuindo de maneira eficaz para o aumento do número de clientes fidelizados. Além disso, a ação também aprimora a própria experiência do convidado no evento, já que estamos falando de itens uteis no cotidiano das pessoas. Um simples bloco de notas e uma caneta poderão ser usados para anotações durante um congresso, por exemplo.

Reforçar o posicionamento da sua marca

Os brindes fornecidos em eventos também podem ser uma forma para reforçar o posicionamento da sua marca no mercado, independentemente do público-alvo escolhido. O item oferecido tem o poder de estimular o “retorno” ao evento realizado no imaginário do público, além, é claro, de ser uma referência física da sua marca.

Divulgar o evento

Algumas empresas realizam sorteios antes, durante e após o evento ou, simplesmente, oferecem brindes mais elaborados e atrativos. É claro que esse tipo de ação pode atrair ainda mais pessoas para a ocasião, sendo uma excelente maneira para divulgar o evento em si. Mas é preciso ter em mente que para chamar a atenção dos brindes, você pode utilizar algumas plataformas interessantes de divulgação, como as mídias sociais.

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Colher dados

Em alguns casos, a oferta do brinde está condicionada ao preenchimento de algum tipo de cadastro. Essa pode ser uma excelente maneira para atualizar o seu banco de dados e conseguir informações do seu público para outros tipos de ação, como e-mail marketing ou a oferta de uma newsletter, por exemplo. Além disso, com as informações levantadas, você pode conhecer melhor a sua clientela.

O que oferecer para os convidados?

Se você ficou convencido a oferecer brindes no seu evento, é chegado o momento de avaliar quais itens são mais apropriados. Dependendo do tipo de evento, determinados brindes podem ser mais pertinentes do que outros. Afinal, congressos, festas e exposições são diferentes em uma série de aspectos, como o formato do evento, o tipo de convidado, o objetivo a ser alcançado, entre outros. Além disso, a própria temática do evento pode pedir brindes específicos.

A seguir, vamos passar algumas dicas para que você pense nos melhores brindes!

Amostras grátis

Esse tipo de brinde pode ser ideal para uma festa de inauguração, uma exposição, enfim, qualquer tipo de evento de divulgação destinado ao cliente diretamente. Oferecer uma amostra grátis dos seus produtos nessas circunstâncias pode gerar uma boa primeira impressão e cativar o público no futuro, sendo o ponta pé inicial para um relacionamento mais frutífero.

Brindes personalizados

Outra opção é oferecer itens personalizados, incentivando o uso e aproximando a empresa do público. Alguns exemplos simples são o totem de foto, lembrança ou algum item com o nome do convidado marcado. Esse tipo de estratégia pode ser propícia em uma série de ocasiões. Em uma festa para os colaboradores, um calendário comemorativo pode ser um sinal de que a empresa lembra e se importa com cada um dos funcionários, por exemplo.

Conteúdo e informação

Jornais e revistas corporativas, catálogo de produtos, e-books. Enfim, em certas ocasiões, como palestras e congressos, o conteúdo e a informação são os verdadeiros protagonistas, então nada mais conveniente do que oferecer um material de qualidade para todos os convidados. Essa pode ser uma forma, inclusive, de enriquecer a qualidade do próprio evento, já que, além das palestras, cursos e workshops, o público está levando para casa algo que vai enriquecer o seu conhecimento.

Brindes para o cotidiano

Realizou um congresso? Então que tal oferecer uma caneca, um apoio para mouse ou um Pen drive? Uma festa? Não seria interessante presentear os convidados com um mural de fotos para recordação? Como já vimos, dependendo do tipo de evento, você pode oferecer itens que melhorem a experiência e o conforto dos convidados. Além de levarem uma recordação, eles também poderão fazer um bom uso do brinde durante o evento.

Descontos e promoções

Por fim, temos um tipo de brinde “virtual”, porém extremamente vantajoso para a empresa, principalmente quando nos referimos aos eventos destinados aos clientes. Estamos falando dos descontos e promoções na empresa. Você pode oferecer esse tipo de brinde de diversas formas, como cupons ou cartões de fidelização. O importante é que o cliente se sinta prestigiado por ter participado do seu evento e passe a fazer negócios com você!

Gostou do nosso post? Que tipos de brindes corporativos mais chamam a sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários!

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