Como definir a melhor estratégia promocional para seu evento?

(Last Updated On: 11 de fevereiro de 2019)

Para que sua marca seja lembrada e ganhe a preferência na escolha do público, uma estratégia promocional bem planejada é fundamental. Isso porque diante de tanta concorrência no mercado especializado, criar métodos inovadores faz muita diferença na busca por objetivos.

Quando pensamos na organização de um evento, montar um plano de marketing eficiente se mostra uma ferramenta ainda mais eficaz — já que facilita o engajamento dos participantes, proporcionando mais possibilidades de aproximação.

Por estes e outros motivos, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o assunto para fazer do seu evento um sucesso. Confira!

Como funciona o conceito de estratégia promocional?

A estratégia promocional tem como principal finalidade atrair o interesse e o engajamento do público. Isso acontece por meio de distribuição de diversos brindes promocionais, programas de incentivo com acúmulo de pontos e abordagem direta por meio de ações criativas que levam ao conhecimento de um produto ou serviço oferecido.

Para que o melhor plano de ação seja implementado, se torna necessário que uma cuidadosa pesquisa de marketing possa definir como fazer uma abordagem adequada junto ao seu púbico.

Nesta pesquisa, você precisa levar em consideração o posicionamento de marketing da empresa, que responderá quais os principais objetivos e desafios a serem superados dentro de determinado período.

O que considerar para que uma estratégia promocional seja bem-sucedida?

Antes de definir qual a abordagem necessária para uma estratégia promocional positiva em eventos, é preciso considerar uma série de fatores que poderão fazer com que o sucesso esperado seja alcançado.

Perfil do público

Considerar o perfil do público de determinado evento é fundamental para que a estratégia promocional traçada seja um sucesso. Se, por exemplo, o planejamento definido é a distribuição de brindes, você precisa saber quais seriam os itens que teriam um impacto mais interessante. Como exemplo, poderíamos citar uma associação de advocacia, que poderia oferecer agendas para o público presente, formado por advogados.

Intensidade

A intensidade tem uma ligação direta com os resultados esperados dentro de uma ação promocional. Quanto maior a necessidade de vender um produto ou serviço, mais intensa será a ação promocional.

Na organização de uma feira de viagens, por exemplo, determinada empresa poderia definir uma intensidade superficial, em que panfletos e faixas lembrariam de condições imperdíveis para as férias.

Já em estratégias ainda mais agressivas, o uso de mídias eletrônicas, spots com propagandas ou a distribuição de almofadas para pescoço com ilustrações dos destinos com os maiores descontos costumam chamar ainda mais a atenção dos envolvidos.

Frequência

Quando a ação é determinada para eventos de períodos mais longos, a frequência poderá ser definida conforme os momentos em que o público deve estar mais focado no tema que o atraiu e que, obviamente, ofereça mais identificação com a marca. Com isso, a estratégia promocional precisa ser repetida sempre que este momento pontual de maior foco ocorrer durante o evento.

Penetração

É essencial que um amplo estudo do público-alvo seja realizado antes do início de qualquer ação promocional. Isso facilitará o acesso às pessoas que tenham um maior relacionamento e aceitação da marca, tornando o alcance muito mais eficaz — o que, ao final, gera um ROI (retorno sobre investimento) maior.

Sem contar que ao estudar detalhadamente os interesses e necessidades dos participantes, a empresa compreende quais são as principais expectativas em relação à marca. Com isso, se torna muito mais simples descobrir como impactá-los de acordo com o nível de identificação. Afinal de contas, o objetivo de criar uma ação estratégica é fidelizar em longo prazo e, ao mesmo tempo, criar um relacionamento de confiança.

Que áreas são beneficiadas com estratégias promocionais?

Dentro de um evento, existem diversas áreas que costumam ser beneficiadas com as ações promocionais. Para que os organizadores possam mensurar tanto os resultados positivos quanto os negativos ao final de tudo, torna-se essencial ficar por dentro dos detalhes. Veja:

  • setor de relações públicas — engajamento do público por meio de brindes para proporcionar mídia espontânea;
  • setor de vendas — se beneficia com a divulgação de ofertas pontuais que aumentam sua margem;
  • setor de marketing e comunicação — pode oferecer mídia kits com diversos materiais e brindes para atrair a atenção do público.

Quais os cuidados na hora de desenvolver uma estratégia promocional?

Seja qual for a sua estratégia promocional, a principal dica é conhecer muito bem o seu público para que o retorno seja fidelizá-lo completamente. Dessa forma, a grande preocupação da empresa deve ser a coerência em todo o planejamento e criar uma espécie de identidade visual que fortaleça a marca na visão dos participantes.

O grande segredo está em alinhar as ações com as vantagens que o evento ou o serviço pretendem entregar. Nada de se empolgar e ir além do que realmente é realizado. Tenha em mente que não precisa de muito investimento financeiro para alcançar o interesse dos potenciais clientes. Basta pensar fora da caixinha no momento da abordagem e focar em surpreender de forma positiva.

Segmentação

Um erro que muitas empresas cometem é usar os eventos para se destacar entre o público em geral. Saiba que esse tipo de estratégia pode até trazer resultados em um primeiro momento. Porém, quando se pensa em longo prazo, o processo de fidelização fica completamente comprometido.

O motivo é que, por conhecer apenas superficialmente as vantagens da marca, o consumidor não se identifica com sua proposta e deixa de lado o compromisso. Tenha em mente que, quando existe engajamento, o valor agregado é o que fala mais alto durante a decisão de compra.

Em função disso, o público pode até ver uma oferta melhor na concorrência, mas decide ser fiel a sua empresa por conta da confiança preestabelecida. Tudo isso mostra a importância de apostar em segmentação no momento de criar o plano de ação. Encontre uma linguagem adequada e ouça o que sua audiência tem a dizer. Esse tipo de medida, certamente, deixa a tarefa de criar mensagens eficientes muito mais fácil.

Cálculo de resultados

O mais importante, para alcançar o sucesso com estratégias promocionais, é compreender o retorno do público. Então, por mais que as informações iniciais não sejam precisas, sua função como organizador envolve saber mensurar algo quando deixa de funcionar como o planejado.

Por esta razão, não tenha medo de mudar o rumo do trabalho ao notar falhas nas ações iniciais. Isso faz parte do processo que cria um relacionamento com os participantes também no pós-evento. Se você não liga para isso, está na hora de acender o alerta vermelho, já que a conquista da confiança precisa ser um esforço constante.

Sendo assim, estenda os planos do cronograma até a próxima data almejada pela empresa no calendário de ações. Dessa maneira, dificilmente o que foi oferecido será esquecido e a marca permanecerá na lembrança das pessoas de maneira positiva durante esse intervalo.

Pronto! Agora, você já sabe como definir a melhor estratégia promocional para seu evento. Ao priorizar a forma adequada de abordagem, com toda a certeza, a empresa ganha um grande número de clientes fidelizados que se tornam divulgadores genuínos do trabalho ou serviço oferecido. Tudo isso a partir de ações que focam em identificação sem deixar de lado a qualidade do trabalho.

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