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Como utilizar amostras grátis para divulgar seu produto?

Marketing Promocional
(Last Updated On: 9 de maio de 2017)

A distribuição de amostras grátis, também conhecida como sampling, é uma poderosa ferramenta para aproximação com o consumidor, de maneira não invasiva.

Uma pesquisa realizada em 2015 pela consultoria britânica Euromonitor em 16 países, incluindo o Brasil, revelou que as amostras grátis são o quarto maior influenciador para a compra de produtos de beleza, ficando atrás apenas das categorias experiências anteriores, recomendações e preço.

Essa realidade não é diferente em outros segmentos. Hoje, já se fala até em usar as técnicas de sampling para promover produtos online.

Mas qual é a melhor forma de utilizar amostras grátis para divulgar seu produto? Continue acompanhando esse post e descubra!

Passo a passo para utilizar amostras grátis na divulgação

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, a distribuição de amostras grátis deve ser bem planejada e executada. Para te ajudar, montamos um passo a passo com algumas dicas. Confira:

Defina objetivos

sampling é uma importante ferramenta para divulgar seus produtos, conquistar novos clientes, fidelizar consumidores e agregar valor à compra. Mas nada disso ocorrerá se a definição de objetivos não for bem estabelecida. Portanto, atenção redobrada a esse quesito!

Escolha o produto

As amostras grátis podem ser usadas em duas situações diferentes: para demonstração de um lançamento ou para potencializar as vendas de um produto já consolidado no mercado.

Selecione o público-alvo

Ao escolher o produto, questione-se sobre quais consumidores podem se interessar por ele e concentre seus esforços nesse público.

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Não se esqueça de segmentá-lo por gênero, idade, classe social e interesses. Isso aumentará as chances de transformar a ação em compras efetivas.

Faça um planejamento

Apesar de bastante eficaz, a distribuição de amostras grátis pode ser custosa se não for bem planejada. É importante estabelecer um orçamento para investir na ação.

Lembre-se de que a qualidade da promoção deve ser levada em consideração a todo o momento. Oferecer boas amostras a grupos menores é mais interessante do que produzir em grandes volumes, com menos capricho, para distribuir a uma quantidade maior de consumidores.

Avalie os resultados

Somente com a avaliação dos resultados é que você conseguirá saber se a distribuição foi efetiva na divulgação do seu produto e o que pode ser melhorado para futuras ações.

Maneiras eficazes de distribuir amostras grátis

Há diversas formas de fazer a distribuição das amostras grátis. Confira algumas:

  • ofereça a amostra na compra de outro produto da sua marca já consolidado no mercado;
  • faça embalagens especiais e as distribua em eventos;
  • utilize-as como recompensa para os consumidores por uma ação específica, como visitar a sua loja ou subscrever para receber a sua newsletter;
  • faça parcerias com profissionais da área, como médicos dermatologistas, no caso dos produtos dermocosméticos, para que eles ofereçam as amostras às pacientes;
  • realize ações em supermercados, distribuindo as amostras aos clientes;
  • envie amostras para os principais influenciadores do seu mercado e peça para eles testarem o produto.

Agora que você já sabe como utilizar as amostras grátis para divulgar seus produtos, que tal colocar as dicas em prática? Antes, não se esqueça de deixar um comentário no post contando sobre as expectativas da sua empresa para essa ação promocional!

 

 

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