Customização: uma necessidade.

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

Até pouco tempo atrás oferecer um serviço de customização era um diferencial totalmente inovador. Poucas empresas conseguiam oferecer um produto personalizado, sem que o valor para tal fosse extremamente mais caro do que o produto padrão.

O consumidor, que é exigente, gostou da ideia de poder possuir algo seu, com o seu perfil. O que é melhor: se amoldar às características pré-estabelecidas ou poder escolher algo, que é feito sob medida, e que cabe perfeitamente na idealização que você tem sobre aquele produto/serviço?

Aqueles que souberam entender as necessidades dos consumidores e investiram em tecnologia para customização de experiências de consumo, acabaram encontrando um mercado muito maior do que o que se tinha anteriormente, ampliando não só sua penetração de mercado, mas sua imagem como prestador de serviços preocupado em atender as necessidades de cada consumidor, tratado como indivíduo, com perspectivas específicas. O consumidor foi colocado em posição de maior destaque, no centro do processo.

Até mesmo marcas de luxo, como a Louis Vuitton, estão entrando na onda da customização, oferecendo a possibilidade de gravação de monogramas, escolha de cor e outras variações de suas bolsas em algumas de suas lojas.

Cada vez mais o consumidor é menos previsível. Você não pode dizê-lo do que ele deve gostar. Mas, você pode deixá-lo falar o que quer, deixá-lo participante do processo de criação daquilo que deseja. A sensação de satisfação é uma mistura de sentimentos como o de ter o poder de decisão, de escolha e ter aquilo que se esperava.

E quem tem mais know how para customizar peças que um fabricante de brindes? Quem tem mais know how para criar experiências e materiais de PDV que um fabricante de displays ou uma agência especializada em comunicação no PDV?

A personificação de uma marca humaniza e personaliza o produto, facilitando o desenvolvimento de um vínculo emocional do consumidor com o produto.

Desta forma inicio minha participação aqui também. Um canal pra gente falar o que pensa. Mandem sugestões de temas que desejem saber mais. =)

One Response

  1. Willian Medeiros 4 de maio de 2011

Deixe seu Comentário