Em Quais Nichos de Mercado Apostar Na Venda De Brindes?

(Last Updated On: 14 de junho de 2022)

O setor de brindes movimenta anualmente mais de R$ 7 bilhões, segundo publicação do jornal Estadão. Para ter sucesso nesse empreendimento, é importante estar atento aos nichos de mercado que mais se destacam. 

Assim como em qualquer outro setor, existem tendências que podem te ajudar a conquistar mais clientes. Além disso, é importante que esse tipo de produto fuja do convencional para surpreender. 

Por isso, neste artigo, você verá: 

  • 5 nichos de mercado em alta para ganhar dinheiro vendendo brindes;
  • vale a pena apostar em vendas de brindes para diferentes nichos de mercado?

 5 Nichos de mercado em alta para ganhar dinheiro vendendo brindes 

Empresas dos mais variados nichos de mercado utilizam ações de marketing promocional, como entrega de brindes, para fidelizar seus clientes e estabelecer uma imagem positiva. Independente do tamanho das organizações, investir em brindes pode gerar benefícios como:

  • maior reconhecimento da marca;
  • fortalecimento do relacionamento entre clientes e empresa;
  • maior alcance a baixo custo.

Há um número considerável de instituições que investem em brindes buscando essas vantagens, seja em datas comemorativas, eventos ou em ações de marketing bem definidas. 

Se você quer ter sucesso com a venda de brindes, é importante considerar os nichos de mercado que estão em ascensão. São eles:

 1. Infantil 

O mercado infantil pode estar relacionado a diferentes frentes, como: 

  • lojas de roupas;
  • brinquedos;
  • escolas privadas;
  • festas.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o varejo de moda infantil está entre o top 10 dos mais lucrativos, com uma média de crescimento de 6% ao ano. 

Nesse caso, em específico, é importante focar em produtos que sejam úteis para os pequenos e ganham a simpatia desse público, como: 

  • bolas;
  • brinquedos;
  • conjuntos escolares;
  • cofrinhos.

 2. Pet 

O Brasil é o segundo país que mais consome produtos do mercado Pet. Um dos motivos para isso é a  grande quantidade de tutores e bichinhos existentes. Segundo o Censo Pet do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 139,3 milhões.

Hoje, existem pessoas oferecendo serviços e produtos variados e que fogem do tradicional, como:  

  • cuidadores;
  • venda por e-commerce;
  • fotografia pet.

Dessa forma, é possível oferecer seus produtos para todos esses profissionais fidelizarem os seus clientes “pet lovers” com os brindes personalizados. 

 3. Fitness 

Uma pesquisa desenvolvida pela Fitness Brasil,em parceria com a EY e Armatore Market + Science, mapeou as empresas relacionadas à atividade física no Brasil em 2022. 

O estudo foi feito com um levantamento das informações públicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também com grupos focais e questionários aplicados em 454 municípios do país. 

Com isso, podemos observar dados interessantes como: 

  • o Brasil possui mais de 36 mil centros de atividades físicas;
  • a maior parte deles estão localizados em São Paulo e Minas Gerais;
  • a maior parte do público é masculino. 

Essas informações trazem um panorama de como esse nicho de mercado tem crescido e, por isso, investir em produtos para a galera fitness é uma ótima estratégia. 

 4. Ecológico 

A preocupação com o meio ambiente vem crescendo nos últimos anos e empresas de diversos nichos de mercado têm buscado maneiras de alinhar a sua postura. 

Nesse sentido, um estudo realizado pela Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), revela que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis. 

Por isso, investir em brindes ecológicos é uma forma de contribuir para o impacto positivo na imagem das empresas dos mais variados setores. 

 5. Tecnológico 

Investir em brindes tecnológicos pode ser bastante proveitoso para qualquer nicho de mercado. Afinal, de acordo com a 32ª edição da Pesquisa Anual do Centro Tecnológico da Informação Aplicada (FGVcia), divulgada em maio de 2021, pelo menos 440 milhões de brasileiros possuem acesso a dispositivos digitais (computadores, notebook, tablets e smartphones) e os mimos podem contribuir para usabilidade desses eletrônicos. 

As empresas que oferecem brindes eletrônicos para os seus clientes contam com o diferencial de oferecer presentes práticos, úteis, versáteis e de qualidade. 

Vale a pena apostar em vendas de brindes para diferentes nichos de mercado?

Os brindes são excelentes opções para:

  • promover a empresa: com a personalização, os produtos funcionam como um meio de divulgação espontâneo, levando as marcas dos seus clientes por diferentes lugares; 
  • lembrança: os clientes finais manterão a memória da empresa sempre próxima;
  • reciprocidade: esse é um gatilho mental poderoso para instituições e se dá quando o cliente se sente estimulado a retribuir o presente de alguma maneira, como divulgando a marca;
  • diferenciação: com a entrega de brindes personalizados as marcas se posicionam sempre à frente da concorrência. 

Por oferecer tantas vantagens, investir nesse setor se mostra bastante promissor, independente do nicho de mercado escolhido. 

Ficou convencido de que vale a pena investir no mercado promocional e conseguiu decidir em quais nichos de mercado apostar? É muito importante tomar alguns cuidados para que esse processo seja lucrativo, por isso, saiba também como ter sucesso com a venda de brindes

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