Fugindo do Comum

(Last Updated On: 1 de março de 2016)

Existem momentos no qual algumas empresas não dispõem ou não desejam gastar muito dinheiro na comunicação da marca. Alguns podem pensar “ok, vamos aguardar um momento melhor” mas outros podem ir além e surgir com ideias incríveis e que se bem executadas, podem dar tanto retorno quanto uma gigante campanha publicitária. Exemplos desses momentos não faltam.

Uma simples ida ao trabalho e durante o percurso você pode ser impactado com uma intervenção urbana, colocações de mídias em locais não convencionais ou ações promocionais pouco comuns. Assim funciona o marketing de guerrilha. Essa categoria de marketing surgiu na década de 70, quando o mercado publicitário percebeu a necessidade de se sobressair ainda mais, já que a concorrência a cada instante aumentava e os resultados obtidos nem sempre eram o esperado.

Muito tempo passou e esse mercado continua cada vez mais competitivo. Em média, em um dia uma pessoa é bombardeada direta e indiretamente por 1200 marcas. Por este motivo é que o marketing de guerrilha deve ser impactante. A real sacada é fazer com que a ação não tenha cara de campanha publicitária e esteja lá para instigar o seu público alvo, tentando sempre fugir do tradicional.

Abaixo você pode conferir alguns exemplos e quem sabe se inspirar nessa tendência:

Coca-Cola

Para divulgar a campanha “Abra a felicidade”, a marca escolheu a cidade do Rio de Janeiro. O tradicional caminhão vermelho passou por vários bairros com o intuito de levar a felicidade para todos. Era apenas necessário apertar o botão Push.

 

Sprite

A intenção era “Refrescar as ideias” e deu totalmente certo. Também no Rio de Janeiro a marca promoveu uma experiência diferente para os banhistas de uma praia e colocou um “chuveiro” gigante no formato de uma máquina de refrigerante, a Sprite Shower, para que todos se refrescassem. Foram mais de 1500 chuveiradas por dia.

Sprite

Nikon

A marca colocou um anúncio criativo em um aeroporto além de um tapete vermelho. Quando alguma pessoa passava na frente, o mesmo disparava flashes.

Nikon

Post-it

A post-it tinha uma boa circulação em escritórios e empresas, mas recebia pouca atenção de estudantes. Assim colocou na porta de uma das principais universidades do Peru, um letreiro feito de gelo, com a seguinte frase esculpida: “Devolver o livro de inglês”. Com o decorrer do dia, o gelo foi derretendo, desmanchando a mensagem e reforçando a ideia de que assim como o gelo, a memória era frágil e não se podia confiar muito nela.

Post-it

Como você pode conferir, algumas ideias foram relativamente simples e impactaram todos os clientes das marcas e garantiram retorno. As inspirações estão em todos os lugares. Você pode acompanhar o nosso blog para saber mais e se estiver em Belo Horizonte no dia 25 deste mês pode visitar o Brazil Promotion Day e conferir todas as tendências e novidades em brindes, produtos e serviços para eventos que podem ser utilizados em alguma ação da sua empresa. Acesse já o site do Brazil Promotion Day e saiba todas as informações sobre o evento!

 

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