Inspire-se em 5 cases de branding que fizeram história em 2017

(Last Updated On: 12 de janeiro de 2018)

Apesar de alguns setores reclamarem sobre a crise econômica e política, o ano de 2017 foi marcado pela criatividade. São diversos os cases de branding que se destacaram no mercado. O meio empresarial, apesar dos recursos escassos, conseguiu realizar ações relevantes.

Criamos uma lista neste artigo pensando em reunir as 5 estratégias de gestão de marcas que mais se destacaram no decorrer de 2017. No entanto, para que você entenda melhor cada uma delas, é essencial que antes você conheça o conceito de branding.

Continue a leitura e confira todas essas informações importantes, que podem servir de inspiração para o seu negócio.

 

 

Branding: entenda o conceito na prática

De maneira simples, podemos considerar o branding como a gestão de uma marca. Trata-se, portanto, da ideia de fazer com que os produtos de uma empresa transmitam emoções às pessoas, representando uma ação positiva na mente dos consumidores.

O branding não está relacionado com a venda direta de produtos em ações publicitárias, mas sim com os aspectos positivos que uma marca pode representar para as pessoas: alegria, paz, felicidade, etc.

Vale ressaltar que, para desenvolver uma estratégia de branding de sucesso, é importante uma cultura organizacional bem definida na empresa: com missão, visão e valores. Isso tudo não se constrói de uma hora para outra, mas sim por um processo a longo prazo.

Nesse processo, a sua empresa deve se consolidar não apenas com um produto de qualidade, mas também por meio de um trabalho que crie laços afetivos com a sua marca, o que permitirá o aparecimento daquilo que chamamos de defensores.

Os defensores são as pessoas que se identificam com os valores de uma marca e demonstram isso em situações do dia a dia. Nas redes sociais, por exemplo, os defensores de uma marca curtem as publicações da empresa, compartilham os posts em seus perfis pessoais, entre outras ações.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é branding, chegou o momento de conhecer os cases de branding que fizeram história em 2017. Vamos lá?

 

5 cases de branding que se destacaram em 2017

1. Anitta

Há alguns anos, quando estourou na mídia com o hit Show das poderosas, muitos críticos diziam que Anitta seria mais uma cantora de uma música só e que o sucesso seria passageiro. Hoje, vemos que eles se enganaram completamente, pois a excelente equipe de marketing da jovem artista desenvolve constantemente estratégias de branding que deixam a marca da cantora sempre em alta.

2017 foi o ano da Anitta ultrapassar fronteiras, deixando de ser conhecida apenas em território brasileiro. Para fazer isso, a cantora lançou a música Paradinha com letra em espanhol, amplamente difundida nos Estados Unidos e em países hispano-americanos.

No clipe dessa canção, um dos cenários é um supermercado, onde a cantora interage com diversas marcas, como os salgadinhos Cheetos e os smartphones da Samsung.

Utilizando a fama da cantora no Brasil, a ideia dos estrategistas de marketing foi mostrar como a Anitta também pode fazer publicidade em outros países. A ação foi concluída com a participação da cantora no programa The Tonight Show, de Jimmy Fallon, marcando definitivamente a nova fase da carreira da artista.

2. Nike

Há muito tempo a Nike desenvolve estratégias de branding de sucesso, e 2017 foi um ano que potencializou essas ações. Líder no mercado de marketing esportivo, a empresa de calçados representa para seus consumidores muito mais do que uma marca de tênis.

Usar um tênis da Nike representa se identificar com o esporte e com a boa forma física, ou seja, com aquilo que a empresa acredita. Esse status fez com que a marca se tornasse top of mind, se destacando de suas concorrentes.

Para conquistar o patamar em que se encontra atualmente, a Nike investiu (e continua investindo) muito no patrocínio de eventos esportivos. Além disso, também desenvolve comerciais para a televisão, como o mais recente, que tem como estrela o atleta Michael Jordan dando saltos em câmera lenta, mostrando como os tênis da marca são confortáveis para as práticas esportivas.

3. Apple

Qualidade e design bem desenvolvidos são quase como sinônimos dos produtos da Apple. Pelo menos isso é o que dizem os fãs da marca, que preferem adquirir um iPhone do que um smartphone da Samsung, embora as funcionalidades de ambos sejam praticamente as mesas.

O trabalho de branding da Apple não vem de hoje e, por isso, a marca tem todo esse sucesso. Na própria campanha de lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, a empresa de Steve Jobs já fez um anúncio estridente, com uma mulher quebrando um monitor que ditava regras, em uma referência implícita à sua maior concorrente na época, a IBM.

O anúncio produzido em 1984 fazia alusão ao livro também chamado “1984”, apresentando a IBM como algo similar ao Grande Irmão, o terrível ditador que liderava a Oceania no romance de George Orwell.

O caráter provocativo da Apple com os seus concorrentes segue até os dias atuais. Em 2017, a empresa deu continuidade a uma série de vídeos produzidos em 2016, com uma campanha chamada “Mac vs PC”, em que os usuários do produto da Apple são pessoas descoladas e os usuários de PC são vistos como pessoas ultrapassadas.

4. O Boticário

A franquia de cosméticos O Boticário se destaca pelas ações físicas de branding, entre elas, o marketing de experiência. Em todos os pontos de venda do O Boticário, sentimos o mesmo aroma, os produtos estão dispostos da mesma forma, a equipe está usando o mesmo uniforme e o mesmo estilo de maquiagem.

Além disso, a marca também se destaca pelo empenho em causas sociais, como o apoio aos casais homossexuais. Em 2017, a campanha de Dia dos Namorados da marca trouxe como protagonista um casal de lésbicas, apresentando a diversidade como um dos valores que a empresa defende.

5. Freaktion

Engana-se quem pensa que apenas as grandes marcas internacionais podem se destacar entre os cases de branding. Franquias de pequeno ou médio porte também podem desenvolver ações para engajar os consumidores por meio das emoções.

Esse é o caso da marca de cervejas artesanais Freaktion, que tem como objetivo transmitir ao público uma sensação única, por meio de um sabor diferenciado e sofisticado.

Nas embalagens, nos anúncios impressos e nas redes sociais, a marca trabalha com o conceito de freak (estranho ou aberração em inglês), demonstrando que o importante é ser diferente. Nesse sentido, foram desenvolvidos personagens que protagonizam as ações, como a Annie Jones, a mulher barbada e o Robbie Powell, o engolidor de fogo.

Seja por meio de ações na internet ou em estratégias nos ambientes físicos, todos os cases de branding apresentados têm algo em comum: o foco em despertar boas percepções e engajar os seus públicos.

Os brindes corporativos têm um papel importante em estratégias de branding e podem contribuir muito para as ações de marketing da sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco.

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