Marketing Esportivo batendo um bolão!

(Last Updated On: 16 de novembro de 2016)

 

Não é de hoje que o Marketing Esportivo vem surgindo como destaque entre os melhores cases de marketing. Acredito que o ano de 2012 ficou marcado por ótimas ações envolvendo a paixão que os torcedores têm pelo esporte, e no caso de nosso país, especialmente pelo futebol.
E, para quem pensa que para se ter sucesso basta explorar a paixão dos torcedores e se destacar apenas entre a torcida do time, se engana… O canal no marketing esportivo está em não apenas atingir o seu alvo, mas repercutir a marca de forma positiva entre todos os amantes do esporte e também do público em geral. E, aí é que se encontra o desafio.
Vamos falar de alguns cases esportivos que aconteceram em 2012 e que conseguiram romper a barreira de sua torcida e destacar seus clubes como marcas.
Um dos cases mais comentados foi executado pelo Esporte Clube Vitória, com a campanha “Meu sangue é rubro-negro”.

Com o objetivo de promover um aumento de 25% de doações de sangue no hemocentro do estado da Bahia, o clube decidiu mudar a camisa do clube. O tradicional uniforme vermelho e preto perdeu o vermelho, que só voltaria na medida em que os torcedores fossem doando seu sangue para os hemocentros da região. A ação superou todas as expectativas do clube, rendendo um aumento de 46% nas doações de sangue, um alto retorno em mídia espontânea e a admiração do público em geral, pela criatividade e também pelo sucesso da ação social.

Outro clube com boa participação em Marketing Esportivo foi o Santos F.C., que no ano de seu centenário realizou uma série de ações de marketing para fortalecimento de sua marca, com o tema “100 anos – Meninos para Sempre”, destinadas especialmente para o público jovem onde a sua torcida possui a maior parte de seu crescimento. Das ações realizadas na comemoração de seus 100 anos, a mais marcante foi realizada no dia 14 de Abril, data de seu aniversário, que contou com o rei do futebol, Pelé, chegando de helicóptero e trazendo a taça da libertadores, além de um jogo amistoso entre os ídolos históricos do time.

Porém, a melhor parte ficou para o final, com o lançamento do novo uniforme na cor azul-turquesa pela Nike, nova patrocinadora da equipe. O lançamento foi em grande estilo, com um jogo festivo entre os 11 titulares e 100 crianças que ganharam um concurso na internet e tiveram a chance de jogar ao lado de seu ídolo Neymar e de todo o time titular do peixe.

O Corinthians, figurinha habitual no cenário de marketing esportivo brasileiro, também marcou presença em 2012 com a sua conquista inédita da taça libertadores e sua campanha denominada “Libertados”, onde foram lançadas camisetas comemorativas e até um livro apenas com fotos da conquista.


Esperamos que esse ano que se inicia traga campanhas tão inovadoras e interessantes quanto essas. Afinal, nada mais justo do que o país do futebol ser também o país do marketing esportivo, não é mesmo?

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