Monte o calendário de eventos de 2019 e não seja pego de surpresa!

(Last Updated On: 6 de outubro de 2021)

Montar um calendário de eventos para 2019 deve ser uma das prioridades da empresa. Afinal, o setor está cada vez mais disputado e é preciso sair na frente para alcançar o público-alvo. Se você já tem algumas ideias, mas não sabe como colocá-las em prática, basta se direcionar por um planejamento detalhado.

Dessa forma, existe a possibilidade de conhecer as necessidades dos clientes e potencializar os resultados em longo prazo; tudo isso alinhado a um processo contínuo que ajuda a construir um efetivo posicionamento durante o ano.

Quer saber mais? Vamos mostrar como criar o calendário de eventos de 2019 e se programar com antecedência. Acompanhe:

Defina as datas com antecedência

Com tanta concorrência no mercado de eventos, a empresa que deixa tudo para última hora perde o interesse do público. Dessa maneira, você deve planejar o calendário com o máximo de antecedência possível. O primeiro passo é fechar as datas de cada ação dentro de um planejamento detalhado.

A partir disso, se torna mais simples montar planos de marketing junto à contratação dos serviços conforme o prazo de negociação. Saiba que o ápice das atividades corporativas acontece, normalmente, entre segunda-feira e quarta-feira. Então, priorize os primeiros dias da semana para atrair mais pessoas.

Outra questão que deve ser levada em consideração é fugir de emendas de feriados. Durante esses períodos, dificilmente o público se anima em comparecer mesmo que a programação seja interessante.

Estude os objetivos do evento

Antes de pensar em temáticas agregadoras aos clientes, a empresa precisa focar no que deseja alcançar com o projeto. Por exemplo, se existe um lançamento importante no começo de 2019, participar de uma feira especializada se transforma em um excelente negócio para chamar a atenção.

Com base nisso, todo o cronograma de marketing deve seguir a melhor forma de despertar a curiosidade dos consumidores. O mais importante é ter em mente que não existe uma cartilha exata, o direcionamento costuma variar conforme o perfil dos participantes, o objetivo da ação e o orçamento estipulado.

Ao conhecer de perto todos esses fatores, fica mais fácil incrementar o calendário com informações precisas. A grande vantagem de se antecipar está, justamente, em encontrar os melhores fornecedores e ter mais tempo para que os participantes possam se organizar antes de comparecer.

Pesquise bastante sobre os temas

Um calendário de eventos  eficiente deve fugir de temas repetitivos. Por isso, pesquise bastante sobre tudo o que aconteceu no setor nos últimos anos. O mais indicado é saber o que a concorrência aborda para identificar o melhor método na hora de proporcionar engajamento.

Pense com criatividade sobre as dúvidas que rondam o mercado e busque formas inovadoras de debater assuntos relevantes. O que faz diferença, na verdade, é oferecer uma experiência impactante. Mesmo que a proposta não seja uma novidade, você pode escolher um palestrante surpreendente para agregar valor ao resultado.

A dica, nesse caso, está em causar a sensação de ser uma oportunidade única. Um bom exemplo são as apresentações por live streaming que permitem a participação de especialistas de qualquer lugar do mundo na programação.

Faça parcerias e anúncios direcionados

O cronograma de parcerias e anúncios costuma levar tempo até ser definido. Como todo o processo depende de uma série de negociações, montar o calendário com antecedência é indispensável para conseguir estratégias de efeito duradouro. Dentro desse contexto, faça uma planilha exclusiva com as propostas enviadas e a data limite de resposta para não atrasar os preparativos.

Tenha em mente que mesmo que falte bastante tempo para inciar o evento, quanto antes consultar os potenciais parceiros e elaborar a forma de se conectar com o público, melhor será o resultado. Sem contar que ao fechar com hotéis, por exemplo, você ainda pode oferecer dicas de hospedagem aos participantes.

Pronto! Agora você já sabe como montar o calendário de eventos de 2019 e evitar surpresas. Lembre-se que tudo que envolve reforçar a marca deve ser realizado com um planejamento adequado baseado nas preferências do público. Assim, o resultado positivo das ações se mostra como uma recompensa pela organização interna.

Gostou das informações deste artigo? Então deixe seu comentário no post e nos conte suas técnicas de planejamento para 2019.

 

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