Por que seu PDV ainda não é um sucesso?

(Last Updated On: 8 de abril de 2016)

O PDV é uma arma fundamental para qualquer marca. Já reparou que mesmo as empresas com foco em tecnologia costumam ter seus espaços físicos? E a razão é bem simples: mesmo em um universo tão virtualizado, o ver e o tocar ainda são fundamentais para os seres humanos.

Você pode até olhar para o seu próprio estabelecimento e se perguntar: se eu tenho uma loja, produtos de qualidade e um mercado interessado, por que o meu PDV ainda não é um sucesso? A resposta virá no post de hoje. Portanto, fique atento às nossas dicas!

O papel do PDV

Muita gente pensa que um ponto de venda é um espaço para vender a sua mercadoria. A resposta, embora correta, está bastante incompleta. Na verdade, o PDV é um espaço de experimentação da marca. Um lugar em que público possa conhecer o que você tem a oferecer e ser atraído pelo seu universo na hora de decidir o que comprar.

Portanto, mais do que apenas conhecer o seu material, é preciso entender a fundo a sua clientela, o que ela quer, o que ela gosta e espera do seu empreendimento. Além disso, também é preciso estar atento às novidades e tendências do seu mercado e assim montar a estratégia de marketing da sua marca — o PDV vai ser o lugar onde todas essas informações vão se encontrar para encantar o visitante.

Como o cliente enxerga o PDV?

Vamos a um exemplo extremo: uma pessoa que vai à Apple Store (loja oficial da Apple) provavelmente já viu ou conhece alguns dos produtos da marca. E, muitas vezes, ela nem vai até lá para comprar algo — a verdade é que ele quer ter uma experiência. Esse consumidor enxerga no PDV uma oportunidade de participar daquele universo que o atrai.

Só que isso só é possível porque a Apple investiu em uma arquitetura comercial, num design que tem a ver com o seu universo, numa iluminação que favorece os produtos, na decoração do ambiente, no conforto do mobiliário, etc.

Todas as estratégias devem ser pensadas para maximizar a sensação de prazer do cliente. Dessa forma, ele passa a ver no ponto de venda não apenas ‘mais uma loja’, mas um ambiente diferenciado, onde tudo conspira a favor da mensagem e do universo da marca.

Quais as soluções para que o PDV atraia o público?

Agora é hora de botar a mão na massa. Separamos algumas dicas que você pode adotar em seu negócio:

  • Escolha bem o lugar do seu PDV – sabendo o perfil da sua clientela, procure espaços, locais e empreendimentos que estejam de acordo com o seu alvo;
  • Invista no design – vitrine, fachada, decoração. Aproveite o espaço do PDV para consolidar a imagem da sua marca;
  • Não se esqueça do layout – para que sua loja possa vender mais, preste atenção à maneira como os produtos são expostos, a harmonia do espaço, a largura dos corredores. Facilite o acesso aos itens e ao caixa;
  • Conquiste a clientela – procure uma estratégia e coloque em prática ações efetivas para receber e tratar com todo cuidado o seu público (temos uma ótima dica sobre isso aqui).
  • Atenção à equipe de vendas – por mais que possa parecer repetitivo, não custa lembrar que é preciso investir na escolha, treinamento e avaliação dos seus vendedores.

E agora que você já entendeu o papel e a importância do PDV, que tal conhecer o nosso portal de merchandising para ponto de venda? Lá, você poderá conhecer soluções diversas e efetivas para fisgar consumidores, aumentar as vendas e fidelizar a clientela!

Deixe seu Comentário