Definir uma boa promoção na Black Friday exige ampla pesquisa de mercado. De fato, divulgar um negócio em meio a tanta concorrência não é simples. No entanto, não é preciso se preocupar: basta se planejar adequadamente para aumentar os lucros e aproveitar as vantagens da data.
O mais importante é compreender que os preparativos devem começar com bastante antecedência. Desse modo, a empresa pode definir as porcentagens de descontos em cada item e as principais estratégias de divulgação.
Quer saber mais sobre o assunto? Mostramos, a seguir, como investir na Black Friday para ampliar o faturamento. Acompanhe!
Use as redes sociais
Criar mensagens diretas ao público durante a Black Friday aumenta o retorno em longo prazo. Por isso, as redes sociais são um dos principais canais de comunicação: todo o processo de decisão de compra, atualmente, passa pela internet de maneira efetiva.
Antes de fechar negócio ou procurar por um serviço, o cliente avalia os comentários on-line. O melhor caminho, nesse caso, é usar as mídias digitais para divulgar as promoções e criar o senso de urgência que incentiva a conversão.
Ao montar um planejamento de acordo com o perfil dos seguidores, aumentam as chances de fidelizá-los. Lembre-se de que não basta apresentar promoções vantajosas, é preciso cuidar da qualidade dos produtos para agregar valor à venda.
Atue no marketing offline
Por mais que as redes sociais atinjam o público diretamente, o marketing offline não deve ser deixado de lado. Em uma data tão importante, a disputa entre as empresas fica extremamente acirrada.
Então, agir nos meios tradicionais impulsiona a divulgação do empreendimento. Reforce o relacionamento com base no perfil dos compradores, determine onde se concentra a maior margem de interesse e invista em ações. Veja algumas sugestões:
- anúncios em veículos de comunicação;
- panfletos;
- ações no ponto de venda;
- eventos específicos;
- banners;
- brindes.
Conte com o apoio do Google
Se o negócio vende on-line, é preciso investir no Google. Durante a Black Friday, o buscador se transforma em um grande aliado. Se houver qualquer tipo de problema no ranking de resultados, seus anúncios podem perder espaço na visão do público.
Diante disso, atente-se ao escolher as palavras-chave. A qualidade do anúncio faz diferença na estratégia de vendas. Além disso, é essencial categorizar os itens de maneira correta e caprichar nas descrições para aumentar o retorno positivo.
Crie uma landing page especial
Ao usar uma estratégia direcionada, criar uma landing page específica para a Black Friday é uma vantagem competitiva. Nela, o público pode se inscrever antecipadamente e receber as promoções de acordo com seus interesses.
Essa medida evita que os clientes percam muito tempo com as buscas, já que basta acessar o site e finalizar a compra dos produtos selecionados. O processo de divulgação também deve envolver formas de deixar os compradores ansiosos.
Por esse motivo, a página especial pode ter contagem regressiva, balões com a porcentagem de desconto oferecida e outros gatilhos. Proporcionar uma experiência otimizada aumenta a identificação com a marca também fora do universo virtual.
Lembre-se de que as ações de promoção na Black Friday devem priorizar aqueles que já compram da empresa: quando se sentem valorizados em uma data significativa para o comércio, eles tendem a comprar mais e há grandes chances de que indiquem a empresa a amigos e familiares.
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