As empresas costumam investir em diferentes ferramentas e ações para se destacar da concorrência, e o marketing de guerrilha é um exemplo disso. Essa é uma estratégia conhecida pela criatividade e por gerar grande visibilidade a uma marca.
Muitos cases de sucesso de marketing desse tipo estão relacionados a grandes organizações, mas também é possível aplicar o conceito em pequenas e médias empresas. Quer saber mais? No texto de hoje vamos nos aprofundar nesse assunto. Confira!
O que é marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha, criado pelo publicitário Jay Conrad Levinson, teve origem no fim dos anos 70. O nome é uma inspiração da guerra do Vietnã e dos norte-vietnamitas, que, mesmo com recursos menores, conseguiram combater seus rivais.
A estratégia, geralmente, envolve mais criatividade que investimento e é utilizada por empresas de diversos segmentos para promover um produto, serviço ou marca, apostando em ações originais, intervenções urbanas, colocação de mídia em locais que fujam do comum, entre outras soluções.
Quando a ação é planejada corretamente, encanta o público e incentiva o compartilhamento nas redes sociais de forma espontânea, o que contribui para ampliar o alcance.
As ferramentas audiovisuais também são úteis para trabalhar o conceito de marketing de guerrilha nos canais online e transmitir a mensagem do negócio de forma efetiva com imagens e vídeos, por exemplo.
Como utilizar essa estratégia na empresa
É preciso ter em mente que o marketing de guerrilha consiste em estratégias criativas e que surpreendam o público — a intenção é sair do estilo de campanha publicitária tradicional — o que pode ser feito em diferentes canais.
Para definir a melhor abordagem, você deve analisar o público-alvo e fazer pesquisas para entender quais mídias serão mais atrativas, o que já foi feito e como diferenciar a ação. Depois disso, é necessário selecionar os canais de comunicação e desenvolver ideias criativas.
A etapa da execução também é fundamental, afinal, esse fator pode arruinar a campanha se for mal produzido ou gerar emoções negativas no público, por exemplo. Por isso, é necessário analisar todos os detalhes e contar com bons fornecedores.
Cases de sucesso
Peace Day Burguer
A estratégia, realizada em 2015, teve alcance mundial e consistiu em uma carta do Burger King, publicada no jornal The New York Times, convidando o McDonald’s para que juntas as marcas criassem um sanduíche em celebração ao Dia Mundial da Paz.
O convite foi recusado e a polêmica gerada com a atitude teve uma grande visibilidade, sendo positiva para o Burger King e para a divulgação da data. Além disso, outras empresas aproveitaram o momento para participar da ação. No Brasil, o Giraffas utilizou as redes sociais para aceitar o convite e viralizou com publicações e imagens.
Juntas contra o vazamento — Always
A ação, realizada com apresentadora Sabrina Sato, consistiu na gravação e divulgação de um vídeo íntimo sem a permissão dela e que viralizou na internet. Depois houve o esclarecimento da campanha com um vídeo para conscientizar o público dos efeitos negativos de uma atitude como essa.
Além de falar sobre um tema importante como o compartilhamento de vídeos sem permissão, a marca ainda promoveu o seu absorvente.
Orange Is The New Black — Netflix
A Netflix criou um outdoor vivo em Paris para divulgar a nova temporada da série. A empresa transformou a fachada de um prédio em uma prisão, cenário característico do programa, e colocou atrizes na sacada para encenarem a vida das prisioneiras, chamando atenção de quem passava pela rua.
O marketing de guerrilha é utilizado por empresas do mundo todo, e quando planejado corretamente, pode apresentar resultados positivos para o negócio, garantir visibilidade e aumentar o faturamento.
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