Veja dicas de como fazer uma agenda personalizada

(Last Updated On: 27 de agosto de 2019)

Presentear colaboradores, parceiros e clientes com brindes personalizados é uma forma de fazer sua empresa ser lembrada, além de criar proximidade e encantar. Aprender como se faz uma agenda customizada, por exemplo, é uma ótima pedida para quem quer entregar o mimo ideal.

Até porque as agendas são presentes atemporais, muito úteis e de uso frequente. Quem recebe esse mimo constrói diariamente uma percepção positiva sobre a marca, consciente ou inconscientemente. Quando ela é personalizada, então, fica ainda mais especial, já que foi feita pensando especificamente em quem a receberá.

É uma boa ideia, não é? Então, acompanhe este texto e veja três possibilidades de personalização!

Criar uma agenda artesanalmente

A primeira possibilidade é criar uma agenda personalizada artesanalmente e partindo literalmente do zero. Isso permite maior liberdade em relação à escolha de todos os componentes e detalhes, desde o miolo até o design das páginas. Para tanto, é preciso dispor de algumas ferramentas e materiais, como tecido, cola extraforte e folhas de papelão.

Abaixo, veja como se faz uma agenda do zero em passos bem básicos:

  • colagem do tecido na folha de papelão, com finalização utilizando ferro de passar;
  • colagem das folhas internas na lombada feita com folha de papelão;
  • recorte do excesso de tecido e colagem no interior da capa e da contracapa;
  • inserção do elástico através de dois furos feitos na capa.

Por ser um processo relativamente trabalhoso, pode ser utilizado quando se trata de um número reduzido de pessoas. Dedique esse mimo a ocasiões especiais ou pessoas que merecem destaque, como um colaborador aniversariante ou um fornecedor mais relevante.

Customizar uma agenda simples

Outra opção válida é customizar uma agenda simples, dessas sem muitos detalhes ou cores. Aqui, toda a criatividade é bem-vinda para transformar um objeto qualquer em um verdadeiro presente. Além, é claro, de poupar o trabalho com a confecção da estrutura. Para fazer a personalização, dá para utilizar materiais como papéis estampados, botões, fitas e adesivos. A customização pode se voltar somente para as capas — que tal fazer uma composição de scrapbook que evidencie o nome do presenteado? O cuidado certamente não passará batido.

Vale lembrar que, mesmo não havendo a parte da montagem, esse tipo de personalização artesanal não deixa de ser trabalhoso. Por isso, também não é a possibilidade de brinde mais interessante quando existem muitas pessoas a serem presenteadas. Por outro lado, você pode encomendar as agendas com empresas de brindes, mas atendo-se à personalização da capa. Basta escolher um miolo pronto com seções que sejam interessantes e dar o toque de exclusividade com uma capa mais trabalhada e diferente.

Contratar especialistas em personalização

Para poupar tempo em relação às compras de materiais e à montagem da agenda, a dica é procurar o auxílio de especialistas. Afinal, uma empresa com foco em brindes personalizados sabe como se faz uma agenda customizada com aspecto realmente profissional, e de forma ágil e criativa. Essa é uma boa solução para quem quer fazer uma agenda do zero e 100% personalizada, mas com mais praticidade — o que permite que a opção também seja utilizada em ocasiões com um grande número de presenteados, como workshops ou feiras de negócios.

As principais vantagens de contratar uma empresa especializada são:

  • você terá uma equipe de sucesso com vasto conhecimento sobre o mercado de brindes e personalização;
  • o produto terá um excelente acabamento, fruto de tecnologias e técnicas de quem tem experiência no ramo;
  • seu negócio ganha em praticidade e qualidade.

Entre as principais decisões de quem vai encomendar os mimos estão as que colocamos abaixo.

Design

O primeiro passo é pensar no design da sua agenda personalizada. Preferencialmente, ele deve promover uma lembrança da marca, de modo que quem receber o mimo crie conexões positivas entre o presente e o seu negócio. Por isso, tente colocar na agenda elementos que façam parte da identidade visual da sua empresa, como:

  • cores principais;
  • estilo;
  • logomarca;
  • slogan.

Materiais

Com os principais elementos de design definidos, escolha os materiais que serão utilizados junto à empresa contratada. As capas de folha de papelão são muito comuns, atendem bem ao propósito da agenda e são mais baratas também. Se quiser algo mais refinado, a capa de couro é uma boa opção.

Por dentro, as páginas também merecem atenção. Por exemplo, atente na escolha da gramatura, que corresponde à “grossura” da folha. Gramaturas muito finas são mais utilizadas em jornais e bobinas de máquinas de cartão. Provavelmente essa não é a textura desejada para as páginas  da agenda, não é? São ideais gramaturas entre 115 a 150 g.

Nessa hora, você também pode levar em conta o conceito de sustentabilidade. Uma agenda confeccionada com materiais reciclados já fará diferença, pois esse cuidado ajuda a destacar a sua marca, além, é claro, de contribuir com o meio ambiente.

Seções da agenda

Você pode ter a agenda mais bonita do mundo, porém, se ela não for funcional, certamente preferirá deixá-la de lado e usar algum aplicativo de gerenciamento de rotina. Por isso, não se esqueça da etapa de definição das seções internas — ela pode ser decisiva no sucesso do brinde.

Uma agenda com uma organização que vai ao encontro da rotina e das necessidades do presenteado mostra um cuidado ainda maior com a personalização. Entre as possibilidades estão:

  • dados pessoais;
  • metas de curto, médio e longo prazo;
  • visualização da semana e do mês;
  • calendário atual e do próximo ano;
  • campo para contatos;
  • lista de desejos;
  • espaço para anotações.

Textos da capa e das páginas

Agora, vem a parte de definir sobre os textos da capa e das páginas. Essa é a hora de caprichar na criatividade: você pode inserir mensagens motivacionais, dicas de rotina saudável ou de produtividade etc. E a capa, terá uma frase especial? Esses detalhes são fundamentais para que a sua agenda seja bem-recebida.

Agora, você já sabe como se faz uma agenda personalizada. Como vimos, há três possibilidades: confeccionar artesanalmente, customizar uma agenda simples ou, ainda, contar com empresas especializadas. O que todas as opções têm em comum é que representam um mimo útil e capaz de encantar desde parceiros até colaboradores.

Falando nisso, sabia que esses cuidados com o time de funcionários são chamados de endomarketing? Leia nosso texto e aprenda outras boas práticas!

Deixe seu Comentário