Tática que consiste em oferecer brindes promocionais inovadores a parceiros, colaboradores e/ ou clientes, o gifting, quando usado como estratégia de marketing, ajuda a atrair a atenção do público-alvo e pode apresentar a marca a novas pessoas.
Para ser uma ação de sucesso, no entanto, é essencial que o item que será oferecido se relacione com os interesses do público de destino, seja útil e se ligue à marca de uma forma criativa.
Se você quer aplicar essa estratégia de marketing aí, na sua empresa, e ter bons resultados, continue a leitura e entenda:
- como usar ações de gifting promocional;
- como o gifting ajuda a atrair e engajar o público-alvo do negócio.
Como usar ações de gifting promocional?
Os brindes corporativos inovadores são uma forma de humanizar a empresa e aproximá-la do público, e a palavra-chave dessa estratégia é relacionamento. Por isso, é importante ressaltar que o gifting vai além da oferta do brinde em si, já que tem como foco a mensagem que deve ser passada.
Em outras palavras, os itens promocionais oferecidos nessa estratégia precisam aproximar a empresa do público de interesse de forma bem estruturada, a fim de construir uma relação real com o cliente. Abaixo, nós mostramos como fazer isso:
Planeje a sua ação de gifting
As ações de gifting promocional , normalmente, são associadas a datas comemorativas e especiais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. No entanto, elas podem ser utilizadas em outras ocasiões, como sorteios, eventos internos e externos, palestras, integrações de funcionários, feiras de negócios e outras ações de relacionamento.
Para um bom planejamento, além de definir quando será feito o gifting, considere a identidade e o propósito da empresa com sua realização, a fim de garantir que a estratégia seja eficaz e apresente os resultados esperados.
Leia também: Brindes E Produtos Promocionais: Saiba Quando Você Tem Que Usar!
Defina o público-alvo
Esse é um dos segredos para o sucesso de uma ação de gifting. E para fazer essa definição de forma acertada é preciso considerar possíveis características pessoais, o poder aquisitivo e outros detalhes relevantes para que o seu brinde agrade ao perfil desejado. Não se esqueça: esse tipo de ação deve ajudar a fortalecer a percepção positiva do público em relação ao seu negócio.
Por isso, os brindes escolhidos devem ser criativos e direcionados para pessoas que têm maior potencial de se tornarem clientes e se fidelizarem à marca.
Considere o objetivo do presente
Nesse ponto, é importante entender as necessidades e os desejos do seu público-alvo, definido anteriormente. Sendo assim, os brindes escolhidos devem ser relevantes e úteis para o público e, por isso, é essencial pensar em itens criativos e inovadores, capazes de surpreender e encantar aqueles que o recebem.
Ao elaborar esses mimos, considere que, além de agradar, eles devem reforçar mensagens sobre a sua empresa, destacando pontos positivos da marca. Por exemplo, para demonstrar preocupação com o meio ambiente, é possível optar por brindes ecologicamente sustentáveis, como bolsas ecobags, que reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Já canecas personalizadas tendem a agradar um perfil mais amplo de pessoas, além de serem úteis durante a jornada de trabalho ou em casa. Elas também podem ser combinadas com outros elementos, como plantas (sejam as suculentas ou os arranjos florais), e pacotinhos de chá ou ervas aromáticas. Nesse sentido, elas reforçam o ideal de bem-estar.
Avalie o orçamento disponível
Esse tipo de ação deve ser encarado como um investimento a longo prazo para a marca e não como um gasto. Apesar disso, para garantir a saúde financeira da empresa, é importante considerar o orçamento disponível para as ações em questão, além de monitorar os resultados, a fim de avaliar a eficácia da estratégia para fazer possíveis ajustes e melhorias.
Como o gifting ajuda a atrair e engajar o público-alvo?
São muitos os benefícios do gifting para as empresas, e eles podem ser explorados em momentos específicos para cada marca de forma estratégica, como datas comemorativas, eventos institucionais ou ações pontuais. Entre as principais vantagens desse tipo de promoção estão:
- possibilidade de aumentar o reconhecimento de marca;
- gerar buzz nas redes sociais;
- aumentar o ticket médio do negócio;
- estreitar o relacionamento com os clientes;
- promover um produto ou serviço específico;
- fidelizar a clientela;
- promover a socialização entre marca e público-alvo.
Leia também: Brindes Baratos: Fidelize Os Seus Clientes Com Essa Tática
Para garantir o acesso a todos esses benefícios e vantagens, é importante escolher fornecedores de confiança, que ofereçam produtos de qualidade. Assim, é possível assegurar que os brindes oferecidos nas ações de gifting promocional transmitam a mensagem desejada pela empresa.
Se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto e garantir melhores resultados para sua marca, conheça as melhores maneiras de usar brindes personalizados em estratégias de marketing.