A Essência do Merchandising

(Last Updated On: 1 de março de 2016)

De uns anos pra cá muito se falou em Merchandising.

É comum ouvir por aí que determinado apresentador de TV fatura muito com “merchans”, que aproveitam qualquer espaço nos programas para fazer “merchandising”, que a marca x deve ter gasto uma grana preta para fazer “merchan” do seu novo produto na novela das nove, entre outros comentários.

A verdade é que o tão famoso termo possui outro significado. Como já citado na matéria A hora do Live Marketing, segundo Regina Blessa, “merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores” (Merchandising no PDV, 2001).

A exposição de produtos inseridos no contexto de filmes, novelas e seriados é conhecida nos Estados Unidos como Product Placement, e para facilitar a compreensão foi criado no Brasil o termo “Merchandising Editorial”.

Mas esse é um assunto para outro post, hoje vamos falar do Merchandising em seu real significado.

Vamos facilitar: ao utilizar um banner na rua, você faz propaganda. Já quando o mesmo banner é exposto no PDV, temos o merchandising. Simples, não é?

Uma empresa que opta pelo merchandising se depara com uma infinidade de opções que vão desde displays, cartazes, adesivos, até degustações, vitrines e displays interativos. Cabe escolher o que melhor se encaixa com o perfil da campanha.

O merchandising serve para informar sobre o produto, mas principalmente para despertar interesse e levar o consumidor a efetuar uma compra por impulso. Uma empresa que opta pela ferramenta tende a valorizar a imagem da marca e, consequentemente, aumentar o volume de vendas.

Exibitécnica, como o próprio nome diz, é o conjunto de técnicas de exibição dos produtos para que tenham maior número de vendas. Algumas delas são:

– Deixar os produtos de maior giro visíveis e de fácil alcance
– Não deixar as gôndolas vazias
– Não deixar produto com a face do rótulo voltada para dentro
– Expor produtos similares próximos, como forma de efetuar vendas casadas
– Dispor os produtos separados por cores (técnica utilizada principalmente em lojas de vestuário)

Quer potencializar as vendas utilizando técnicas de merchandising?

No portal Free Shop você encontra displays, vitrines e todos os materiais necessários para dar um up no PDV.

E não esqueça, entre os dias 5 e 7 de agosto, no Transamérica Expo Center, a Brazil Promotion terá 2.000 m² dedicados exclusivamente ao setor de varejo, é a Brazil Promotion Retail.

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