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Vendas no PDV: 5 dicas para deixá-lo mais atrativo

PDV
(Last Updated On: 2 de maio de 2017)

Quando se fala em aumentar as vendas no PDV, deve-se pensar em maneiras de torná-lo mais interessante para os consumidores. Cuidados com a vitrine, layout, iluminação, ambientação, enfim, todos esses fatores causam impacto nas decisões dos clientes, seja para entrar em sua loja ou efetuar uma compra.

Uma pesquisa da Nielsen, divulgada pela Propmark, mostrou que aproximadamente 70% das decisões de compra são tomadas na loja. Sabendo como isso pode impulsionar as vendas em sua empresa, selecionamos 5 dicas que deixarão seu PDV mais eficiente. Acompanhe!

1. Mantenha um layout funcional para a loja

Um layout funcional é aquele que mantém o seu ponto de venda visualmente organizado e intuitivo. Mas o que isso quer dizer na prática?

Trata-se de facilitar a vida dos clientes que adentram à sua loja com ações do tipo:

  • separar produtos distintos em diferentes corredores ou prateleiras;
  • deixar um espaço entre as gôndolas ou mesas para que os clientes circulem com mais liberdade;
  • sinalizar a localização dos produtos, categorias e setores para facilitar a movimentação de clientes na loja;
  • posicionar os principais produtos na altura dos olhos e ao alcance das mãos — evitando que o consumidor precise abaixar ou se esticar para pegá-los.

2. Aposte em uma iluminação diferenciada

A maneira como as luzes expõem a vitrine, os produtos e o ambiente da loja pode chamar bastante a atenção do público. Aliás, essa é uma das principais formas de se diferenciar dos concorrentes que ficam na mesma região.

Por isso, é importante pensar em tonalidades diferentes para se destacar dos outros estabelecimentos e atrair os consumidores.

No entanto, procure não sair muito da identidade visual e do perfil da sua marca. Uma loja com apelo mais popular pode afastar o seu público-alvo se apostar em uma iluminação mais escura e intimista.

3. Adapte a vitrine de acordo com a sua localização

Essa preocupação com a localização da sua loja é importante para definir diversas estratégias de marketing no PDV. Uma delas é em relação à disposição visual da vitrine.

Por exemplo, se o seu ponto de venda está localizado em um ponto com alta circulação de pessoas, você não terá muito tempo para se comunicar com o público pela vitrine. Então, quanto menos produtos e informações ela tiver, mais eficiente será.

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Por outro lado, uma loja localizada em um shopping ou em uma rua menos movimentada pode favorecer uma vitrine mais informativa e complexa. Afinal, as pessoas terão mais tempo e tranquilidade para ler.

4. Invista em uma decoração temática

Quando se fala em se destacar visualmente, não há nada mais funcional do que uma decoração temática, seja para o Natal, Carnaval, Páscoa ou datas menos aproveitadas, como o dia do amigo, por exemplo.

Tudo bem que quase todos os concorrentes à sua volta também farão isso, mas você pode ir além. É possível aproveitar uma decoração diferenciada para contar uma história, promover uma experiência personalizada para o cliente, enfim, despertar uma identificação ou um vínculo emocional com o público.

5. Realize algumas ações promocionais e de merchandising

Esses tipos de ações são sempre bons convites para atrair mais consumidores para a loja. Além disso, elas ajudam a ativar os seus produtos, as ofertas das marcas que você vende e promovem a experimentação.

Você pode utilizar balcões ou totens para distribuir amostras ou brindes da sua marca ou de parceiros que vendem em seu ponto de venda.

A experimentação ajudará os consumidores a terem mais segurança em suas decisões de compra. Já os brindes agregam em utilidade e ainda tornam as marcas parte do dia a dia do público.

Para crescer as vendas no PDV, é importante pensar em estratégias que fujam um pouco do óbvio, como reduzir preços. Ao se trabalhar com as dicas que elencamos, você atingirá mais o subconsciente do público e, de quebra, promoverá uma experiência de compra mais agradável e diferenciada.

Outra boa maneira de aumentar as vendas no PDV é promovendo uma experiência personalizada e interativa ao consumidor. Por isso, indicamos a leitura do nosso artigo: Saiba como gerar interação no PDV com estas 5 dicas.

 

 

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