Como reforçar a sua marca com divulgação de eventos esportivos?

(Last Updated On: 6 de maio de 2020)

Os eventos esportivos têm o poder de unir as pessoas, sejam elas praticantes ou não de algum esporte ou atividade física. Isso porque, mesmo não gostando de praticar, a maioria das pessoas gosta de assistir e se envolver nas competições.

E se engana quem pensa que apenas eventos grandes como Olimpíadas e Copa do Mundo conseguem esse efeito de união. Um campeonato amador de futebol, uma meia maratona ou então as próprias Olimpíadas podem atrair turistas e a atenção da mídia, além de aumentar a renda do município durante o período em que for realizado.

Fora isso, dependendo das proporções desse tipo de evento, ele pode ainda gerar benefícios a longo prazo em termos de empregos, estrutura e novos investimentos.

Eventos esportivos e seus benefícios para as marcas

Viu como os benefícios dos eventos esportivos são inúmeros? Agora, imagina as vantagens que eles podem trazer para a sua marca? Dentre elas, estão a construção, o fortalecimento, a ampliação e a preservação da imagem corporativa, social e institucional do seu negócio.

Os eventos esportivos são uma excelente oportunidade de as empresas posicionarem suas marcas junto a potenciais consumidores.

Isso porque, ao vincular sua marca com o esporte, você a conectará automaticamente com emoções, como prazer, alegria, vitória e companheirismo. E, ao notar essa atitude, os consumidores passam a ter uma percepção mais positiva em relação à marca, e isso se torna um fator determinante para as vendas.

Organizando eventos esportivos

Ficou interessado em todos esses benefícios e decidiu organizar um evento esportivo? Pois então, saiba que é preciso seguir um passo a passo para que o resultado seja um sucesso e sua marca se beneficie dessa ação. Acompanhe!

Faça um bom planejamento

Comece pensando sobre os objetivos, o perfil e o tamanho do evento. É nessa etapa que devem entrar vários detalhes, como a escolha do local.

Lembre-se de que, em eventos esportivos, adaptações no ambiente — na maioria das vezes — não são bem-vindas. É seu dever oferecer aos atletas as condições necessárias para que eles possam praticar o esporte plenamente e com segurança.

É também durante o planejamento que você tem de dar atenção à reserva, com antecedência, de datas e horários, para garantir o cumprimento de prazos e outras medidas necessárias.

Para ter certeza de que tudo correrá bem, tente pensar, ainda durante o planejamento, em situações que possam dar errado e as possíveis soluções, para não ser surpreendido na data da realização do evento.

Por exemplo, para evitar a falta de suplementos, saiba exatamente a quantidade de atletas que vai participar e conte com estoques reservas do produto.

Busque por patrocinadores

Se a sua empresa quer realizar um evento esportivo maior, mas a verba não é suficiente, a busca por patrocinadores pode ser a solução. Entre em contato com outras marcas que se identifiquem com o evento e descreva para elas como será o projeto, para quem ele é destinado, sua importância e como elas podem se beneficiar.

Proponha diferentes tipos de patrocínio, para diferentes empresas. Por exemplo, uma marca de bebidas isotônicas pode oferecer o produto em vez do dinheiro em si, assim como marcas de chuteiras, tênis, roupas esportivas, dentre outros itens relacionados ao setor esportivo.

Faça isso antes de definir sua estratégia de divulgação, já que ela deve contar com o logotipo dos patrocinadores em todos os materiais, como folders, banners etc.

Divulgue estrategicamente

Não há como falar em divulgação sem mencionar a tecnologia. Ainda mais no setor esportivo. Já reparou como os atletas usam vários aplicativos para acompanhar a alimentação, treinos e resultados? E tudo isso integrado com as redes sociais.

Portanto, a divulgação nas redes sociais será um dos principais focos das ações de comunicação do seu evento esportivo.

Defina em quais redes sociais o seu público está presente e aposte em ações para transformá-lo em seguidor engajado. Crie um evento oficial no Facebook e o atualize com informações sobre data, local, patrocinadores, programação, notícias divulgadas na mídia etc.

Outras opções interessantes de divulgação podem ser as TVs de publicidade localizadas em academias ou então um post falando sobre o evento em blogs especialistas no tema. O importante é que a divulgação chegue até onde seu público está.

Distribua brindes

A gente já comentou diversas vezes, mas não custa repetir: os brindes são importantes ferramentas para fortalecer o relacionamento, difundir a marca e mantê-la na memória dos consumidores — além de proporcionar uma sensação de afeto para quem recebe.

Por isso, investir em brindes exclusivos e personalizados fará com que seu evento esportivo tenha ainda mais sucesso.

Combine com os patrocinadores a distribuição de brindes que tenham a ver com o universo do esporte. Lembre-os de que essa é uma excelente forma de difundir o evento e também as marcas de cada um deles.

Dentre as opções de brindes para eventos esportivos, estão: bonés, squeezes, copos, camisetas, toalhas personalizadas, kits com barras de cereal e isotônico, mochilas etc.

Foque na segurança

Esse é um elemento primordial na realização de qualquer tipo de evento, mas nos esportivos a preocupação deve ser ainda maior.

Contrate, de preferência, uma equipe de segurança especializada em eventos como esse. Os profissionais devem ser bem treinados para lidarem com possíveis situações de estresse, como uma briga entre torcidas.

Além disso, verifique o local em que ocorrerá o evento, cheque se as arquibancadas estão em bom estado e se há saídas de emergência suficientes para a quantidade de pessoas que estará presente. Veja ainda a necessidade de disponibilizar ambulância e equipe médica para atendimentos de emergência.

Considere o tamanho do espaço para que não ocorra uma superlotação e as pessoas possam se locomover tranquilamente, sem tumultos.

A segurança é primordial e deve ser pensada em todos os detalhes, garantindo assim o bem-estar do público e a redução do risco de acidentes.

Gostou do nosso post? Sente-se mais preparado para reforçar a sua marca com a divulgação de eventos esportivos? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhar diversas novidades sobre o universo dos eventos, brindes, entre outras inovações para suas campanhas!

 

 

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