Conheça as marcas mais valiosas de 2017

(Last Updated On: 21 de março de 2018)

Nós já falamos por aqui sobre as ideias inovadoras que bombaram no último ano, hoje vamos falar sobre as marcas mais valiosas de 2017.

Embora o fator financeiro seja altamente relevante, o valor de uma marca também é definido pelo empreendedorismo, pela consistência e por todo o trabalho de gestão realizado ao longo do ano, que inclui, entre outros itens, a estratégia de branding para valorizá-la perante o público, o mercado e os concorrentes.

Acompanhe o texto e veja quais empresas estão entre as mais valiosas do país — e do mundo!

As marcas mais valiosas de 2017, no Brasil

A cada ano a Interbrand divulga um ranking com as marcas mais valiosas do país. Para chegar nesses dados, a consultoria avalia fatores financeiros, posicionamento, extensão da marca, gestão de portfólio, engajamento com o consumidor, entre outros itens.

De acordo com o ranking, as 10 marcas mais valiosas do país são:

  1. Itaú — R$ 28,1 bilhões;
  2. Bradesco — R$ 22,1 bilhões;
  3. Skol — R$ 16 bilhões;
  4. Brahma — R$ 11,2 bilhões;
  5. Banco do Brasil — R$ 10,3 bilhões;
  6. Natura — R$ 7,1 bilhões;
  7. Antartica — R$ 4 bilhões;
  8. Petrobras — R$ 3 bilhões;
  9. Vivo — R$ 2,3 bilhões;
  10. Cielo — R$ 1,7 bilhão.

As marcas mais valiosas de 2017, no mundo

As marcas com presença global foram analisadas pela consultoria Brand Finance, que avaliou dados do negócio, além de entrevistas com consumidores. No ranking atual, o Google, que estava na segunda posição em 2016, ultrapassou a Apple, que teve uma variação negativa de 27% de um ano a outro. Diante disso, o top 5 de marcas mais valiosas de 2017 foi:

  1. Google — US$ 109 bilhões;
  2. Apple — US$ 107 bilhões;
  3. Amazon — US$ 103,6 bilhões;
  4. AT&T — US$ 87 bilhões;
  5. Microsoft — US$ 76,2 bilhões.

Como valorizar sua marca

A valorização da marca é fundamental para aumentar a competitividade no mercado e deve ser um processo contínuo. Um conjunto de estratégias bem planejadas contribuem para isso. Veja, a seguir, quais são as principais:

Defina seu objetivo

Um dos primeiros passos é definir como sua marca será reconhecida. Pela qualidade dos produtos? Pela diversidade? Preocupação com o meio ambiente? Pela ética? Esses e outros itens contribuem para a valorização dela. Contudo, é preciso alinhar os valores com as práticas da empresa para alcançar o reconhecimento do consumidor.

Conheça seu público

Outra etapa importante e que também deve acontecer logo no início do planejamento é a definição do perfil dos consumidores. É preciso entender as necessidades e os desejos deles para inovar e diferenciar os produtos e serviços e, a partir disso, estabelecer estratégias para a valorização da marca.

Invista em ações de comunicação e relacionamento

É fundamental fazer uma boa gestão da marca para que ela esteja alinhada em todos os segmentos da empresa, desde a criação da logomarca, comunicação visual, embalagem, até os valores transmitidos aos funcionários.

As ferramentas de comunicação interna e externa, a presença em redes sociais e as ações de marketing para relacionamento com clientes, tais como a realização de eventos e a distribuição de brindes, são algumas formas de fortalecer a marca.

As marcas mais valiosas de 2017 atingiram esse patamar com muito trabalho e planejamento, realizando uma gestão extremamente eficiente para alcançar não só a valorização financeira, como também a confiança do consumidor.

E então, gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto e fortalecer a marca da sua empresa? Veja como os brindes têm gerado valor para as marcas!

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