O que é mix promocional e como utilizá-lo?

(Last Updated On: 12 de julho de 2022)

Grandes e pequenas empresas adotam a vertente do mix de promoções o tempo todo para empregar ações de vendas. Com isso, elas conseguem atingir o consumidor de forma mais eficiente, pois não trabalham com apenas uma estratégia, e sim com um conjunto delas.

Quer entender exatamente quais são os benefícios que o emprego correto dessas técnicas traz ao seu negócio? Continue a leitura, conheça o mix promocional e comece a otimizar as suas estratégias agora mesmo!

O que é um mix promocional?

O mix promocional é um conjunto de ferramentas que, juntas, estimulam a comunicação entre a empresa, os clientes, fornecedores e parceiros. Essa vertente do marketing tem como foco a marca, os produtos e os serviços, com uma finalidade comercial.

A aplicação eficiente desse conceito na sua organização permite trabalhar de maneira adequada todos os pontos do mix, além de facilitar a integração e a mensuração de cada setor em particular. Veja quais áreas fazem parte dessa técnica.

Marketing Direto

São todos os meios que a empresa usa para estabelecer uma comunicação direta e mais próxima dos clientes, como o e-mail marketing, telemarketing e, até mesmo, mensagens SMS, no Whatsapp e nas redes sociais.

A aplicação do marketing direto é especialmente interessante para empresas menores. Afinal, as ações são acessíveis e eliminam a necessidade de utilizar mídias mais caras, como anúncios em revistas. Para que sejam efetivas, no entanto, conhecer bem o público é um passo fundamental.

Promoção de Vendas

Engloba as estratégias adotadas in loco para atrair os clientes, como a disponibilidade de cupons, demonstrações do produto, brindes e descontos especiais. Enquanto o marketing direto serve para atrair novos consumidores, a promoção de vendas ajuda a encantar os clientes que já estão no ponto de venda.

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Seja em loja física, seja em showroom, ações voltadas para o público presente são sempre bem-vindas. Aproveite para utilizar infláveis promocionais e entregar mimos que farão seu consumidor se sentir valorizado. Dessa forma, ele criará uma associação positiva do objeto com a sua marca.

Propaganda

É a forma mais comum — e também uma das mais antigas — de divulgação, que se utiliza dos tradicionais meios de comunicação. Aqui, você conta com a televisão, as rádios e os outdoors, por exemplo, para que o público tome conhecimento dos produtos da empresa.

Como se trata de um tipo de marketing direto pouco personalizado, a palavra de ordem é a criatividade. Lembre-se de que as ações não serão direcionadas de acordo com algum critério. Ao lidar com um público generalizado, quanto mais criativa for a propaganda, maiores são as chances de chamar atenção.

Relações Públicas

Diferentemente dos demais componentes do mix, as Relações Públicas fazem a promoção da marca, não de produtos ou serviços. São todos os esforços relacionados ao fortalecimento da reputação da empresa, à criação e à manutenção de uma boa imagem junto ao público.

Para tanto, as estratégias de RP englobam comunicados para a imprensa (os press releases), assessoria de comunicação, organização de eventos corporativos e a manutenção de bons relacionamentos em mercado.

Por que o mix promocional é tão importante?

Uma empresa que emprega o mix de promoções no dia a dia da instituição garante o uso mais eficiente das estratégias de marketing. Isso porque ele permite elaborar estratégias distintas de maneira integrada, além de visualizar e corrigir erros de execução mais facilmente.

Por exemplo, digamos que você criou uma promoção para os clientes que gastam um valor específico na loja. Cada vez que eles atingem aquele ticket médio, eles recebem um cupom que pode ser trocado por serviços em lojas parceiras. Essa é uma boa estratégia de promoção de vendas.

Mas essa estratégia negligencia outros pontos do mix promocional, investindo apenas na comunicação dentro da loja. Se tivesse pensado em ações de Relações Públicas e marketing direto, possivelmente o resultado da estratégia seria melhor.

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Quais são as principais ferramentas do mix promocional?

O mix promocional conta com diversas ferramentas que podem ser empregadas para estimular a comunicação com os clientes e refletir diretamente na decisão de compra. No entanto, não existe uma fórmula específica para elaborar uma estratégia de sucesso.

A questão central está em integrar todos os setores que foram citados. Ou seja, promover ações e criar estratégias que não se limitem somente a um ou outro objetivo promocional, mas buscar uma visão holística para tomar as decisões que trarão melhores resultados comerciais.

Você deve analisar o que é útil para os objetivos do seu negócio e contar com as ferramentas para aquele conjunto de estratégias. A seguir, confira uma série delas que podem ser empregadas nos diferentes setores do mix de promoções:

  • gestão de mídias sociais, campanhas de e-mail marketing ou WhatsApp e envio de mala direta para os clientes que permitirem (marketing direto);
  • ilhas de produtos, exposição na vitrine, displays, bandoleiras e demais tipos de sinalizadores internos, além de prêmios, brindes personalizados e vendas vinculadas (promoção de vendas);

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  • outdoors e banners em áreas de grande circulação e spots numa rádio de grande audiência entre o público consumidor (propaganda);
  • patrocínios diversos, com o intuito de fortalecer a imagem da marca, folders com releases para a imprensa e brindes direcionados para o público (relações públicas).

Quais são os benefícios para o seu negócio?

É provável que você esteja se perguntando qual é a vantagem de trabalhar com um mix de promoções se isso demanda tempo e esforços para integrar os setores e elaborar estratégias mais complexas. Veja alguns dos principais benefícios dessa técnica para o seu negócio:

Conquista de mais clientes

Com ações promocionais que envolvam diferentes setores é possível ter uma perspectiva mais ampla da situação de mercado, das necessidades de público etc. Dessa forma, as iniciativas de marketing, de propaganda e de promoção in loco se tornam mais efetivas, com mais chances de atraírem novos clientes.

Fidelização do público

No mesmo sentido, o público que já acompanha a marca tem uma probabilidade maior de se tornar fiel, já que a comunicação não é unilateral e o relacionamento entre a empresa e o consumidor se torna mais engajado. Notadamente, as Relações Públicas contribuem muito com a construção de uma imagem sólida e positiva do negócio para os clientes.

Consolidação da marca

A concorrência é cada vez maior. Para se destacar a empresa precisa de uma marca forte, que seja lembrada pelo consumidor como uma autoridade em seu ramo de atuação. Um bom mix de promoções é um instrumento para aumentar a credibilidade da empresa por meio de uma estratégia padronizada, sobretudo entre RP, Marketing e Vendas.

Como usar o mix promocional no meu negócio?

Ao adotar o mix de promoções a primeira coisa que você deve ter em mente é que ele precisa fazer parte de uma estratégia de marketing mais abrangente. Esse é um importante passo para que os objetivos promocionais sejam atingidos.

No entanto, não devemos confundir o mix promocional com o mix de marketing. Os conceitos têm uma relação entre si, mas o segundo engloba questões mais amplas, como estruturas de propaganda, precificação, estrutura logística, concepções de produto e serviço.

Enquanto isso, o mix promocional aborda tópicos relacionados à propaganda, com foco em promoções e vendas. Entender que os conceitos são distintos, porém complementares, é o segundo passo para obter os resultados esperados.

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Também é necessário ter atenção com a ordem de aplicação dos tópicos da sua estratégia. Você nunca deve investir em promoções in loco, sem antes colocar em prática ações de propaganda, marketing direto e relações públicas, por exemplo.

Por isso, ter um cronograma é outro aspecto fundamental para atingir os resultados esperados e usar este conceito corretamente no seu negócio. Por fim, uma dica de ouro é realmente integrar todos os setores, ou seja, fazer com que os profissionais do mix estejam sempre cientes dos movimentos de cada área.

Como elaborar uma estratégia perfeita de mix promocional?

Agora que você já sabe de tudo que é necessário para usar o mix de promoções na sua empresa, confira algumas ações pontuais que podem servir de inspiração para que você comece a atrair mais clientes:

Mantenha um fluxo constante na sua loja

Embora você não precise realizar um evento por dia na sua loja para atrair a atenção dos clientes, é necessário manter as coisas em movimento e dar razões para que os consumidores irem até você!

Promoções exclusivas e cupons online com prazos de validade para serem usados na loja são bons exemplos de promoções de vendas que geram tráfego. Pequenos eventos como minicursos, palestras e convidados especiais para o lançamento de algum produto são outras ações que contribuem para manter o público sempre presente.

Integre as suas ações on-line e off-line

Faça com que as suas ações na internet complementem aquilo que é feito na loja. Munir os clientes com todas as informações necessárias nas suas redes sociais e blog, para que eles estejam prontos para efetivar a compra quando chegarem na loja, é uma boa forma de integrar estes dois campos.

Comunique as suas estratégias ao time de vendas

É totalmente possível unir o mix promocional com as suas ações de vendas! É comum uma empresa veicular uma propaganda sem comunicar para a sua equipe, por exemplo. Este é um problema que deixa o cliente irritado e os vendedores de mãos atadas.

Por isso, fale primeiro aos seus funcionários sobre as suas estratégias e mantenha-os informados sobre as regras das promoções e propagandas. Assim, você evita divergências entre o que é informado aos seus clientes e aos seus vendedores.

Com essas dicas, o seu mix de promoções tem tudo para dar certo. Pensar em estratégias comerciais levando em conta as Relações Públicas e as ações em pontos de vendas, por exemplo, é um grande diferencial. Assim, os esforços apresentam continuidade e proporcionam mais valor ao consumidor.

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