Saiba como encantar clientes e torná-los propulsores de sua marca!

(Last Updated On: 22 de julho de 2016)

Muito se fala em fidelização de clientes — eles são o ativo mais importante para qualquer empresa. Quando boas estratégias são aplicadas para reter consumidores, a tendência é fazer com que eles continuem comprando em sua loja, promovam sua marca espontaneamente e tragam novos compradores por recomendações. Tais vantagens reforçam a importância de entender como encantar clientes.

Neste post, confira uma lista com algumas dicas para encantar os consumidores em sua empresa!

Pratique o overdelivering

Overdelivering consiste em superar as expectativas dos clientes, ou seja, surpreendê-los. Alguns exemplos na prática são: um e-commerce que entrega um pedido em 1/3 do tempo estipulado para entrega ou uma confeitaria que oferece uma caneca personalizada com a marca da loja para o cliente levar para casa.

Por sinal, oferecer brindes no momento da compra é um artifício que costuma funcionar muito bem. O brinde é um dos principais recursos usados para entregar algo que o consumidor não espera e com potencial de encantá-lo ainda mais.

Agregue mais valor ao consumidor

Você consegue aprimorar sua relação com o público quando faz ele ter noção da importância dele para sua empresa. E esse direcionamento não deve apontar somente para o próprio cliente, mas sim para os seus colaboradores. Essa cultura de colocar o consumidor como o foco deve ser implantada internamente para ser bem trabalhada externamente.

É o caso, por exemplo, da cafeteria Curto Café, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O estabelecimento gera mais valor ao seu serviço apostando na confiança e na responsabilidade dos clientes. Na prática, os cafés não têm preço, são os consumidores que decidem o quanto devem pagar. A única referência ao público são os gastos da cafeteria, que são expostos em um quadro atrás do balcão principal.

Seja rápido nas respostas

O cliente, quando busca uma interação com sua empresa, espera resolver sua questão rapidamente. Isso que você deve ter em mente ao se relacionar com o público, especialmente nas redes sociais. Nessas plataformas, as pessoas já estão acostumadas a trocar ideias com outros usuários de forma mais ágil. Por isso, procure ser atencioso e responda as mensagens privadas e os comentários em publicações.

É importante transparecer uma imagem mais humanizada da sua empresa nessas respostas. Dispense protocolos e excessos de formalidade, pois esse tipo de prática não condiz com o estilo padrão da maioria das redes sociais.

Capriche no atendimento

Enquanto produtos e tecnologias podem ser facilmente copiados pelos seus concorrentes, o atendimento é o que diferenciará sua empresa das demais.

Pense, por exemplo, em uma loja de presentes. Muitos dos seus produtos e preços podem ser encontrados pelos consumidores na concorrência, certo? O que resta para destacar essa loja é o tratamento que o cliente recebe. Logo, não forçar uma venda, escutar o que a pessoa tem a dizer e, principalmente, atender da forma como o cliente quer ser atendido são pilares fundamentais para uma boa venda.

Os pontos-chave para um vendedor se apegar são empatia e sensibilidade com os sinais que o cliente emite na hora da negociação.

Mensure cada passo dos seus clientes

O monitoramento é uma atividade essencial para sua empresa entender os hábitos e comportamentos de compra do público. Conhecê-los melhor é o primeiro passo para criar programas de fidelização e outras estratégias de vendas. O segundo passo é contar com um sistema de CRM para formar um banco de dados e facilitar a gestão do relacionamento com os clientes.

Vamos a um exemplo prático: quando uma pessoa realiza uma compra em sua loja e notifica isso ao sistema CRM, automaticamente o software acrescenta essa informação no histórico do cliente. Agora, pense nessa movimentação em maior escala. Isso permitirá a você entender e segmentar diferentes consumidores por tipos de produtos comprados, ticket médio, semana com maior frequência de compras e outros parâmetros.

Todas as estratégias citadas apontam para um caminho: entregar uma experiência memorável aos clientes. Identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores é o mínimo esperado para qualquer empresa. Portanto, envolva algo a mais, seja surpreendente, crie percepções positivas e dê motivos para o público ser um defensor da sua marca.

Nossas dicas te ajudaram a entender como encantar clientes? Conte-nos a sua opinião nos comentários!

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