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Você sabe como anda o mercado de e-sports no Brasil?

Brindes, Marketing Promocional
(Last Updated On: 8 de junho de 2018)

O e-sports — ou esporte eletrônico — vem conquistando cada vez mais espaço no mercado e mostrando seu verdadeiro potencial. A modalidade de competição profissional com videogames deixou de ser considerada jogo infantil, atraindo o foco de grandes investidores e se fortalecendo como um dos maiores responsáveis pelo crescimento da economia digital no país.

Se você ainda não conhece essa modalidade ou gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto, confira esse artigo que preparamos pra você!

Qual o panorama do e-sports no mercado?

Segundo a empresa Newzoo (consultoria especializada no mercado de games), a receita global de e-sports em 2017 foi estimada em quase US$ 700 milhões. A projeção é que, em 2018, cresça para US$ 905,6 milhões — um aumento de 38% em relação ao ano anterior — e que as marcas contribuam com 77% desse valor, ou seja, US$ 694 milhões — crescimento de 48% em relação a 2017.

A audiência mundial de e-sports alcançará 380 milhões este ano, composta de 165 milhões de entusiastas (assistem aos torneios mais de uma vez por mês) e 215 milhões de espectadores ocasionais (assistem aos torneios uma vez por mês). Em sua trajetória atual, estima-se que a indústria dessa modalidade atinja US$ 1,4 bilhão até 2020.

As principais competições são:

  • The International — campeonato de Dota 2;
  • LoL World Championship — campeonato de League of Legends;
  • ELEAGUE Major — campeonato de Counter-Strike: Global Offensive;
  • Evolution Championship Series — campeonato de games de luta;
  • Hearthstone World Championship — campeonato de Hearthstone;
  • Global StarCraft II League — campeonato de StarCraft;
  • CBLoL — campeonato de League of Legends, maior campeonato de e-sports do Brasil.

Como o e-sports está presente no Brasil?

Ainda de acordo com a Newzoo, o Brasil tem uma audiência anual de 17,7 milhões de pessoas, o que representa 8,5% da população brasileira. Entre eles, 9,9 milhões são espectadores ocasionais e 7,8 milhões são entusiastas do esporte, colocando o Brasil como líder de público na América Latina e terceiro maior do mundo, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos.

Em 2017, a 10ª edição da Brasil Games Show (BGS) — maior feira de games da América Latina —, reuniu em São Paulo um público de, aproximadamente, 330 mil pessoas — 10% a mais em relação à edição anterior. Além do público, a presença de expositores também cresceu 20% em relação a 2016. Esses números provam que, mesmo em tempos de crise econômica, o mercado de esportes eletrônicos vem expandindo e se consolidando no país.

Ainda em 2017 surgiu o Prêmio eSports Brasil, primeira premiação de esportes eletrônicos da América Latina — uma iniciativa do Grupo Globo com a Go4it. O propósito do evento é reconhecer a colaboração dos representantes de todos os segmentos com o crescimento da modalidade esportiva no Brasil, assim como sua projeção no cenário global.

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Como investir nesse esporte?

O e-sports mostrou que veio pra ficar, então é bom que os empreendedores fiquem atentos às oportunidades de visibilidade de marca que essa modalidade tem a oferecer.

As principais formas de investimento são por meio de:

Formadores de opinião

Uma das melhores e mais eficientes formas de expandir o nome da sua marca é apostando em patrocínios e parcerias, enviando brindes como ferramentas de relacionamento para grandes nomes do cenário. Citados pelos principais formadores de opinião, times e os próprios jogadores tornam-se referência para o público gamer.

Arenas

As arenas são abertas ao público e recebem outros tipos de eventos. Ou seja, apostando nesse investimento você garante que sua marca apareça em tudo que for realizado no local, aumentando consideravelmente seu poder de imagem com o cliente em potencial.

Campeonatos

Eventos semanais, interações dentro e fora do jogo e a possibilidade de incluir comerciais do seu produto durante as transmissões tornam seu nome mais presente, além de poder batizar os campeonatos com o nome da sua marca.

Que o e-sports é um nicho promissor, você já percebeu. Então, é hora de definir suas metas e se jogar para aproveitar tudo que esse mercado tem a oferecer para sua empresa!

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