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Greenwashing: como as empresas estão se aproveitando da causa ambiental?

PDV

A sustentabilidade virou um tema de grande importância na atualidade e muitas pessoas têm levado essa questão muito a sério na hora de avaliar uma empresa no processo de decisão de compra. No entanto, existe um termo chamado greenwashing que foi criado com o intuito de abrir os olhos dos consumidores para eles não caírem nos discursos de marcas que se dizem verdes.

Certas empresas procuram se validar com um marketing voltado para a preservação ambiental, gerando engajamento e maior alcance da sua imagem nos ambientes virtuais, quando na verdade eles cultivam hábitos que não são ecológicos e que causam diferentes malefícios à natureza. Logo, é necessário ter atenção!

Nos tópicos abaixo você saberá de forma aprofundada sobre o assunto que é um alerta a algumas práticas que são feitas no mercado. Ficou curioso? Então fique atento às informações a seguir e tenha uma boa leitura!

O que é greenwashing

Esse termo é traduzido como lavagem verde e diz respeito a toda comunicação, seja ela visual ou escrita, que uma empresa usa a fim de se promover com o nome de ecológica. Porém, se alguns detalhes forem levados em consideração, é possível perceber que elas estão fazendo um falso marketing ambiental e os seus produtos não são necessariamente ecológicos ou sustentáveis. 

Quando um consumidor realiza compras em supermercados e demais estabelecimentos nem sempre ele procura conferir se os selos e outras informações contidas nas embalagens são realmente verídicos. Se valer de mentiras a fim de se destacar não é uma boa prática e todos devem analisar bem tais questões.

As principais práticas de greenwashing

É muito chato saber que você foi vítima de falácias ou mesmo mentiras que uma empresa propagou em seus produtos no intuito de aproveitar da sua conscientização ambiental, não é mesmo? Porém, por meio dos exemplos abaixo, é possível identificar com facilidade as marcas que estão fazendo greenwashing. Confira a seguir!

Impactar negativamente o bem-estar dos colaboradores

Do que adianta uma empresa propagar a imagem de ser amiga da natureza e a favor da vida quando não levam em consideração certas leis trabalhistas e fazem com que seus funcionários trabalhem mais do que deveriam? Bastante contraditório, não é mesmo? Tal falta de respeito com o bem-estar dos colaboradores é um fator determinante dos que praticam greenwashing.

Isso se dá ao fato de que certas empresas não aprovam e procuram cortar certos direitos dos trabalhadores. Isso sem contar na ausência de sustentabilidade dentro do ambiente corporativo: gastos excessivos com papéis que não são recicláveis, uso de copos descartáveis em vez de squeeze, entre outras práticas que não são sustentáveis

Lutar contra leis que protegem o meio ambiente

Esse tipo de prática greenwashing é quando alguns estabelecimentos se dizem apoiadores de causas ambientais e, na verdade, eles tentam fazer com que algumas leis que são feitas em prol da proteção ambiental não sejam sancionadas. Não é estranho uma marca dizer que oferece produtos verdes ou ecológicos e não dar o apoio devido as normas de preservação e sustentabilidade? Então, é preciso ficar de olho em tais atitudes.

Utilizar ingredientes que atingem o meio ambiente

Algumas marcas colocam nas embalagens dos seus produtos que eles apresentam um benefício a natureza. No entanto, não devemos cair nesse tipo de greenwashing, uma vez que ele não diz quais meios foram usados na sua fabricação ou na sua composição. Às vezes o método usado consume muito mais recursos naturais e desperdícios que um produto comum.

As faltas de explicações devem ser levadas em consideração na hora da decisão de compra. Algumas empresas também apresentam informações irrelevantes ou se vangloriam de coisas que já foram proibidas por lei. Por exemplo, dizem que o item é livre de clorofluorcarbonetos, algo que já foi banido há tempos. Logo, é necessário ficar atento a tais detalhes.

Incluir informações falsas na embalagem dos produtos

Algumas mentiras são propagadas nos rótulos e nas embalagens de alguns produtos verdes, sustentáveis ou ecológicos para impressionar o consumidor na hora da compra. Há empresas que colocam certificações ou selos sem ao menos os terem conquistado, ou inventam um com a ajuda de uma identidade visual que remeta ao meio ambiente como forma de atração.

Sempre procure se certificar de tais informações fazendo uma busca na internet. Hoje em dia todos os segmentos de mercado têm uma competitividade muito grande e muitas são as formas que as marcas usam a fim de mostrar um diferencial. No entanto, é incorreto mentir e fazer falsas alegações quando se trata de chamar atenção do seu público-alvo.

Não explicar se o produto ou embalagem é reciclável

Outra prática do greenwashing é quando uma empresa coloca no mercado produtos com embalagens que contêm o símbolo de reciclável. Porém, não explicam se essa informação é direcionada ao item ou a embalagem. Isso gera uma incerteza e alinha com a falta de outras orientações quanto aos benefícios dele ao meio ambiente, fica difícil levar a marca a sério.

Colocar vantagens em produtos que fazem mal a saúde

Apesar de as pessoas optarem por um estilo de vida que cultive hábitos sustentáveis, certas marcas tentam adaptar alguns produtos que fazem mal a saúde trazendo algumas vantagens verdes. Carteiras de cigarros que contêm o selo de orgânico, refrigerantes que têm Stevia em sua composição, entre outros exemplos. Usar do argumento de se tratar de algo “menos pior” é, também, um tipo de greenwashing.

Investir em programas que não são sustentáveis

Outro exemplo de greenwashing é quando uma empresa diz que apoia certos programas de sustentabilidade no intuito de aumentar o engajamento da sua imagem. Porém, tais programas acabam fazendo ações que degradam ainda mais o meio ambiente em vez de ajudar. Logo, é preciso ficar atento ao cuidado e comprometimento de certas entidades de causas ambientais.

Como foi possível notar ao longo deste artigo, é preciso identificar os estabelecimentos que fazem greenwashing e se prevenir deles. Por isso, procure sempre pesquisar as ações da marca, verificar a veracidade dos fatos e validar os selos e certificações que eles trazem seus rótulos para não cair em mentiras.

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