O mercado está cada dia mais competitivo, o que torna cristalina a importância de manter um bom relacionamento com o cliente. Cada vez mais, os consumidores buscam uma marca segura, que transmita confiança e segurança.
Pensando nisso, os empreendedores têm se dedicado bastante em cada ponto de interação do cliente com a marca e aplicado técnicas e estratégias que visam melhorar a experiência do usuário.
Se você também enxergou essa necessidade e busca conhecer mais sobre o assunto, leia atentamente este post, em que vamos abordar os pontos de contato da marca e como fortalecê-los. Confira!
O que são pontos de contato da marca?
Os pontos de contato são todas as formas de interação que o público tem com a marca, seja por meio das redes sociais, pela embalagem do seu produto, site, ou até mesmo devido ao preço. Todos esses pontos geram uma experiência ao usuário e devem ser examinados com frequência e cuidado.
Veja a seguir alguns pontos de contato:
- logotipo;
- embalagem;
- design;
- comunicação de marketing;
- produtos ou serviços;
- site;
- preços;
- redes sociais;
- brindes.
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Como fortalecer os pontos de contato?
Agora, vamos mostrar como você pode utilizar cada ponto de contato da marca para criar um sólido relacionamento com o cliente.
1. Preocupe-se com as emoções do seu consumidor
Cada interação do consumidor com a marca vai causar uma emoção específica. Podem ser boas, como a felicidade, a segurança e a sensação de exclusividade, capazes de levar à fidelização do cliente.
Porém, se não tratadas com cuidado, as interações podem provocar sensações ruins, como arrependimento e frustração. Esses sentimentos podem causar consequências indesejadas e fazer com que aquele cliente, além de nunca voltar a fazer negócio com a empresa, passe a criticar a marca.
Então, preocupe-se com cada interação e os respectivos impactos no público. Faça uma pesquisa, pergunte aos clientes o que acharam de alguns pontos e solicite sugestões de como você pode melhorá-los.
2. Abuse dos cinco sentidos
As emoções podem ser vistas, escutadas, cheiradas, sentidas ou provadas. Invista nesses cinco sentidos. Crie pontos de contato da marca para cada um.
Uma ótima forma é por meio de brindes. Eles são excelentes pontos de contato, que trazem ótimas sensações aos clientes, além de mostrar preocupação com seus consumidores.
3. Conheça seu público e pense como ele
É extremamente importante conhecer o seu público alvo, ou seja, saber quais são as suas expectativas, objetivos e problemas. Dessa forma, atente-se em conhecer o que a sua audiência procura para conseguir se comunicar com ela de maneira eficaz.
Acompanhe as novas tendências e os grandes eventos relacionados à sua área de atuação. Crie interações com o objetivo de ligar a sua marca a esses eventos.
Novamente, os brindes podem te ajudar bastante. Se o seu público gosta de um determinado filme que será lançado em breve, por exemplo, crie brindes com essa temática e proporcione ótimas experiências aos seus consumidores.
4. Supere a expectativa dos clientes
A quarta e última dica é sobre a expectativa de cada cliente. Ao comprar um produto, a pessoa espera receber um item de qualidade, que corresponda à descrição anunciada e que seja de fato ofereça a solução que se busca.
Corresponder a essa expectativa é bom para o seu negócio. Porém, ir além e superá-las é ótimo! Surpreenda os seus clientes, vá além daquilo que eles esperam da marca. Promova as boas emoções: assim, eles se tornarão clientes fiéis.
O maior bem de qualquer empresa são os seus clientes. São eles que fazem a marca crescer com solidez. A empresa deve se preocupar com cada interação, com cada ponto de contato da marca e procurar sempre superar as expectativas.
Dessa forma, o relacionamento com o público se tornará mais próximo e a empresa terá mais força para crescer. Conheça o seu público, atente para suas necessidades e exceda suas expectativas. O resultado? Só pode ser o sucesso.
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