Saiba mais sobre como utilizar o Marketing promocional para varejo

(Last Updated On: 29 de agosto de 2017)

O marketing para varejo frequentemente utiliza técnicas, como ofertas especiais, para aumentar o interesse do cliente e influenciar uma compra. Materiais promocionais podem existir como parte do marketing direto, na forma de cupons, concursos ou amostras grátis.

O objetivo dessas campanhas é aumentar a conscientização referente a um produto, seu apelo e consequentemente suas vendas. Saiba mais sobre como utilizar o marketing promocional no varejo e conheça as principais técnicas para aumentar a venda de seus produtos!

Motive clientes a agir

Vendas sazonais são bem-sucedidas porque geram um sentimento de urgência. Os clientes têm um tempo limitado para adquirir tudo o que pensaram para presentear seus entes queridos. É um momento único para conquistar consumidores com itens embalados exclusivamente para determinada época do ano.

Armazene em sua loja conjuntos de presentes exclusivos, peças de edições limitadas e outros itens que consigam provocar esse senso de urgência. Certifique-se de que os clientes se sintam limitados pelo tempo e pelo inventário e, portanto, motivados a agir. Essa urgência melhora a experiência e enfatiza a oportunidade, sendo a chave para as vendas no varejo.

Crie a ilusão de escassez

As pessoas valorizam itens de forma diferente, dependendo do quão comum ou escassos eles lhe parecem. Quanto mais raro um produto ou oportunidade, mais valioso.

Inclua menos itens em suas vitrines e os substitua conforme a necessidade. Você notará que, ao colocar menos unidades de um mesmo produto disponíveis, as pessoas sentirão um senso de urgência para levá-lo para casa.

Faça promoções

promoção é uma oferta de curto prazo projetada para aumentar as vendas. E é, também, um dos sete componentes do mix promocional. Promoções são tão fáceis de configurar quanto eficientes e, provavelmente, mostrarão resultados imediatos em suas vendas.

Tudo o que você precisa para fazer uma é de caneta e papel. Além disso, mude de posição e coloque em áreas mais visíveis os produtos em oferta.

Os clientes gostam de promoções, pois sentem que estão conseguindo um melhor negócio, e você fecha o caixa no positivo quando incentiva vendas dessa forma. Aqui estão algumas ideias de promoções que funcionam muito bem no varejo:

  • compre um, leve dois;
  • compre uma e leve a segunda unidade pela metade do preço;
  • descontos de 30%, 40% e 50% limitados por um período de tempo (por exemplo, só esta semana).

Desenvolva um programa de fidelidade

Programas de fidelidade são ferramentas ideais para varejistas: fornecem informações importantes sobre as preferências do cliente, promovem a lealdade e também fazem com que os consumidores se sintam recompensados ao gastar dinheiro em sua loja.

Torne as recompensas fáceis de se obter. Quanto menor a distância perceptível para um objetivo, mais motivadas as pessoas ficam a alcançá-lo.

Que tal a cada dez compras premiar o seu cliente com um item gratuito? Esse tipo de retorno sempre funciona, fomentando o aumento das vendas.

Atualize sua vitrine

Sua vitrine é um dos lugares mais importantes que você tem para promover o seu negócio. E não há nada pior do que uma vitrine datada, com produtos desbotados e da estação passada. Mantenha-a sempre limpa, atualizada e interessante, seguindo as dicas a seguir:

  • atualize sua vitrine a cada duas semanas, no máximo;
  • Limpe a janela do lado de fora e de dentro, sempre que possível, aspire e limpe o chão e garanta que essa parte de sua loja esteja impecável;
  • Mostre seus preços com clareza e deixe-os em destaque na vitrine.

Beneficie-se da compra por impulso

Sabe por que os supermercados sempre têm uma série de itens ao lado do caixa? Porque a compra por impulso é um dos grandes motivadores do varejo. Distribua seus produtos pela loja e tente reproduzir essa tática em seu ponto de venda.

Se você tem um pet shop, inclua alguns lanchinhos para animais ao lado do caixa, ou, se é dono de uma loja de calçados, coloque ali pares de meias divertidos. Se apenas 20% dos seus clientes escolherem um item a mais nesse momento, isso já significa um aumento enorme na sua linha de fundo.

Distribua brindes e amostras grátis

Quando as pessoas recebem algo de graça, elas se sentem especiais, e a tendência é que queiram retribuir o favor. Ao dar a seus compradores um pequeno brinde, seja uma caneca ou um ímã de geladeira, você pode aumentar as chances de que eles comprem de você.

Escolha amostras que tenham a ver com os produtos em sua loja e conversem bem com o seu estoque. Aproveite essa oportunidade para se livrar de alguns itens que estão juntando poeira em seu inventário e calcule bem o valor de cada brinde.

Atrelar o presente a uma compra pode ser ainda mais eficaz.

Personalize seus produtos

Quando as coisas são relevantes para as pessoas, elas prestam mais atenção. Isso acontece principalmente quando ouvimos nosso nome, mas também quando passa pelos nossos ouvidos informações que nos interessam — sejam elas a respeito de um esporte que gostamos, nossa banda favorita ou o nome de uma cidade que visitamos recentemente.

Use seu programa de fidelidade para descobrir um pouco mais sobre o consumidor e, em seguida, personalize suas ofertas. Crie kits de produtos que combinam suas necessidades e, se possível, coloque esses kits em promoção.

Assim, você combina duas estratégias incríveis e tem muito mais chances de aumentar suas vendas.

Divulgue sua marca nas redes sociais

À medida que mais pessoas usam smartphones no lugar do desktop, as mídias sociais se tornam uma parte essencial de qualquer campanha de varejo bem-sucedida. Uma chamada de ação forte nas redes sociais pode gerar enorme ganho no marketing de produtos, e você deve usar esse recurso para anunciar as promoções, programas de fidelidade e outros recursos que colocar em ação na sua loja.

Usuários móveis gostam de redes sociais porque elas são rápidas, têm um conteúdo facilmente digerível e são acima de tudo convenientes. Se você estabelecer presença ali, pode alcançar mais compradores em potencial e até mesmo conquistar novos consumidores.

O marketing para varejo sempre incluirá uma série de experiências para trazer o consumidor para próximo de seus produtos e aumentar as suas chances de levar algo para casa. Gostou desses exemplos de como colocá-lo em prática? Então, veja agora como fazer um diagnóstico de mercado matador para prever e orientar suas decisões comerciais!

 

 

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