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[atualizado] As 9 melhores práticas para a comunicação interna da sua empresa

Marketing Promocional
(Last Updated On: 21 de setembro de 2018)

Uma comunicação interna eficiente é fundamental para o gerenciamento de qualquer empresa, independentemente de seu modelo de negócio. Para melhor aproveitamento e eficiência dos processos, é importante que a comunicação entre funcionários e gestores seja feita adequadamente.

Uma boa comunicação dentro da empresa também favorece a produtividade e garante melhores resultados. Nesse contexto, é fundamental investir em técnicas e ferramentas que contribuam para que as informações fluam facilmente dentro da organização.

Ademais, é importante que todas as decisões sejam disseminadas por toda a empresa e que, a partir disso, seja possível promover uma troca de ideias entre os funcionários e seus gestores.

Para ajudar você nesse aspecto, no post de hoje, apresentamos as nove melhores práticas que ajudarão na comunicação interna de sua empresa! Vamos lá?

1. Valorize a cultura organizacional

É importante que as pessoas que trabalham na empresa tenham clareza sobre a missão, visão e valores da organização. Portanto, utilize treinamentos, textos ou murais para reforçar a cultura organizacional para todos os funcionários.

Quando os colaboradores compreendem os objetivos da empresa, tendem a se unir e comunicar melhor entre si para buscar a melhor forma de alcançar suas metas. Além disso, é essencial que a cultura organizacional incorpore os benefícios de uma boa comunicação.

2. Utilize boas ferramentas

No mercado, existem excelentes ferramentas e programas que podem ser usados para facilitar a comunicação. Muitos possibilitam acompanhar projetos, verificar metas, entre outros elementos necessários para a eficiência da área.

Embora comunicar-se pessoalmente seja fundamental nas organizações, essas ferramentas podem ajudá-lo a poupar tempo e atingir os objetivos estabelecidos, de maneira eficiente. Com objetivos e funções diferentes, você certamente encontrará aquela — ou aquelas — que mais combinam com o perfil da sua empresa.

3. Incentive as interações

Facilitar a comunicação entre todos os funcionários é essencial para melhorar a comunicação interna. Por isso, incentive a troca de informações não só entre os membros das equipes, mas também entre eles e seus gestores.

Além disso, é preciso garantir que os gestores estejam abertos a ouvir e conhecer os colaboradores. Desse modo, os funcionários se tornam mais propensos a se comunicar bem, o que facilita os canais de comunicação entre todos os integrantes da organização.

4. Utilize estratégias de endomarketing

endomarketing é uma das ferramentas mais eficientes para melhorar a comunicação e o relacionamento entre funcionários. Também chamado de Marketing Interno, consiste em ações para integrar o funcionário à empresa, garantindo um melhor rendimento e satisfação do colaborador.

Algumas dessas estratégias são os programas de reconhecimento, políticas de benefícios aos funcionários, distribuição de brindes, investimento em atividades motivacionais e a realização de eventos empresariais — ações que favorecem a comunicação interna e a cooperação entre os funcionários, resultando em ganhos de produtividade.

5. Garanta a transparência

Garantir um diálogo aberto e transparente com todos os integrantes da organização é fundamental para despertar confiança e credibilidade entre funcionários e gestores. Por isso, compartilhe as informações e notícias com todos, tendo sempre em mente a exatidão e a sinceridade dos fatos.

Informe, também, as notícias e tendências do setor em que cada colaborar trabalha para que as equipes se mantenham a par das novidades.

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Além dessas práticas, é interessante que os funcionários evitem participar de conversas paralelas improdutivas e que não contribuam para mal-entendidos. Incentivar que eles conversem pessoalmente com os colegas pode facilitar a resolução de problemas e estreitar as relações.

6. Ouça seus colaboradores

Gestores que tomam decisões sem escutar parceiros e funcionários não são vistos como líderes e também podem cometer o grande erro de fechar os olhos para problemas internos.

Ouvir os colaboradores é um passo grande e importante para que tanto a comunicação quanto outros processos estejam alinhados e bem feitos. Além disso, é possível ver a diversidade de opiniões existentes. Assim sendo, feedbacks podem ser dados por meio de conversas informais ou de pesquisas.

Ao realizar uma pesquisa, o RH pode avaliar diferentes questões que podem influenciar a comunicação dos colaboradores, sua motivação e dedicação. Dessa forma, é possível fazer pesquisas semestralmente ou de acordo com a necessidade do seu modelo de negócio, analisando os resultados para poder identificar gaps e críticas.

7. Tenha um local de comunicação oficial

A padronização da comunicação é muito importante para situar os colaboradores. O motivo? Se encontrarem dificuldades, provavelmente não estarão empenhados em saber as novidades da organização.

Portanto, quando existe um canal de comunicação formal os colaboradores sabem exatamente onde buscar informação. Também costumam ficar mais atentos a esse canal porque sabem que dali partirão informações relevantes para seu dia a dia.

Desse modo, para garantir que a informação chegue de modo prático aos funcionários, escolha um meio de comunicação oficial. Entre as opções, pode-se adotar e-mail, cartilhas, reuniões periódicas, murais informativos, entre outros. Independentemente do recurso escolhido, é importante que ele seja bastante utilizado para entrar em um fluxo rotineiro do colaborador.

8. Use a tecnologia a seu favor

Tudo o que puder ser utilizado para levar as informações de forma mais prática e rápida deve ser levado em consideração. A tecnologia é uma ferramenta ótima, já que por meio dela é possível utilizar serviços como Skype for Business, por exemplo, no qual os colaboradores podem se comunicar de forma muito mais eficaz.

Outra forma de usar a tecnologia é realizar transmissões ao vivo, conhecidas como “lives”. Ao incorporar vídeos em tempo real, funcionários conseguem acompanhar palestras, reuniões, meetings ou eventos mesmo quando estiverem fora da empresa.

Além disso, é uma forma barata de levar conteúdo ao maior número possível de pessoas e, inclusive, de medir informações — como total de participantes e interações — para melhorar as próximas tentativas.

9. Realize reuniões informais

Reuniões preestabelecidas podem ser muito comuns devido à necessidade de interação entre os colaboradores para atualização de informações e outros temas. No entanto, ao promover encontros informais, os colaboradores têm a possibilidade de se sentirem menos pressionados e mais abertos a ouvir novidades e mudanças, assim como para expressar suas opiniões.

Desse modo, mesmo que houver hierarquias bem definidas na empresa, todos terão a oportunidade de participar dos processos — não somente com atividades profissionais, e sim tendo contato com os líderes.

Viu como é possível melhorar a comunicação, interação entre colaboradores e o fluxo de informações dentro da sua empresa? Para isso, basta tomar o primeiro passo! Por meio dessas ações, você poderá tornar os processos de comunicação interna de sua empresa mais eficientes e garantir melhores resultados. Então, que tal começar a melhorar hoje a obter ganhos e otimizar as relações entre os colaboradores?!

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1 Comment

  • Reply
    Pedro Murilo
    2 de fevereiro de 2018 at 23:02

    Recomendo. Ponto. Lá no еscritóriօ?
    Lá na vivenda? https://www.linkedin.com/pulse/remodelações-de-interiores-melhor-lisboa-obrasnet-remodelações/

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