Conheça as 9 tendências de marketing essenciais para o seu negócio

(Last Updated On: 4 de outubro de 2021)

A maneira como uma empresa se relaciona com o cliente é desenvolvida a cada dia, assim como o modo como o consumidor compra um produto. Por isso, é fundamental estar por dentro de todas as tendências de marketing do mercado para conseguir manter-se em um determinado mercado de forma competitiva.

Essas tendências são muito importantes para que uma empresa possa potencializar o seu negócio e aproximar-se cada vez mais do seu público-alvo. Algumas estratégias, como chatbots e otimização para redes sociais, podem melhorar o atendimento e a divulgação de produtos.

Neste post, mostraremos 9 tendências de marketing essenciais para o seu negócio. Confira!

1. Propaganda nativa

O modo como as empresas fazem publicidade está mudando, e os consumidores estão percebendo isso. Grande parte das pessoas não tem mais paciência para ficar vendo propagandas toda hora antes de um vídeo, de uma foto ou de uma postagem nas redes sociais e nos sites.

Alguns empreendedores já perceberam que é preciso incluir as propagandas de maneira mais natural aos conteúdos. Essa nova estratégia está fazendo com que o marketing se force a ser mais criativo em suas campanhas. O consumidor precisa ver a propaganda nativa como parte do conteúdo, e não como um anúncio a ser fechado sem ser lido.

2. Marketing de indicação

Muitas pessoas já indicaram uma série, um filme ou simplesmente o serviço ou produto de uma empresa para algum conhecido. Também conhecido como referral marketing, o marketing de conteúdo é uma estratégia que ainda é muito pouco explorada pelas indústrias brasileiras, mas que deveria estar nos planos de todo planejamento.

O potencial dessa estratégia é muito grande e, mesmo assim, ainda acaba sendo esquecido por grande parte dos empresários. Empresas como Dropbox, Uber, AirBnb, PayPal, Netflix e Amazon Prime já utilizam o marketing de indicação como principal meio de aquisição. É preciso focar nessa tendência para gerar ainda mais valor ao negócio.

Uma estratégia que também é muito utilizada pelas empresas é a distribuição de brindes para os clientes que indicarem um certo número de conhecidos. Essa ação proporciona novos leads para o negócio e gera uma experiência de alto valor para o público.

3. Content shock

O content shock (em português, embate de conteúdo) pode ser definido como um crescimento da produção de conteúdo muito maior do que a capacidade de as pessoas consumirem esse conteúdo. Ou seja, é como se o volume de leitura do público não acompanhasse o de produção de conteúdos.

Muitas vezes, isso é feito de maneira proposital pelas empresas para poderem ranquear-se melhor nos mecanismos de buscas na internet. Isso evita o crescimento da concorrência e desenvolve o seu segmento. Os negócios que não forem criativos em suas estratégias tendem a ficar para trás cada vez mais.

4. Buscas por voz

O tempo dos usuários na internet está cada vez mais curto, e é preciso muito trabalho e planejamento para deixá-los navegando mais tempo em seu site. Uma estratégia muito interessante para fazer isso é oferecer as melhores soluções e, principalmente, de maneira rápida e objetiva para não afastá-los.

As buscas por voz têm um estilo muito diferente das pesquisas digitadas. Para não perder o tráfego, é preciso alterar a estratégia de SEO para esse tipo de pesquisa. As pessoas não querem mais perder tempo digitando no computador, elas querem falar diretamente com o mecanismo de busca para receber sua solução rapidamente.

5. Micromomentos

Micromomentos é um termo criado pelo Google que se refere a algumas situações bem-específicas durante as buscas por informações na internet dentro do processo de compra de um consumidor. De acordo com o mecanismo de busca, existem quatro micromomentos: eu quero saber; eu quero ir; eu quero fazer; eu quero comprar.

Para a sua empresa se dar bem, é preciso saber identificar quais micromomentos podem ser saciados pelo seu negócio. Isso facilitará seu atendimento ao cliente e dará mais rapidez à resolução de problemas do seu público.

6. Otimização de conteúdo para redes sociais

As redes sociais passam por atualizações e reformulações constantemente. É preciso estar sempre atento para acompanhar as tendências e não ficar para trás. Algumas redes, como o Instagram, passaram por mudanças de algoritmos, o que fez com que as postagens de marcas e produtos ficassem ainda mais raras de aparecerem.

Por isso, o alcance orgânico diminuiu bastante, e as empresas estão encontrando novas soluções para otimizar os conteúdos das redes sociais. Uma das soluções é aplicar técnicas para reformular as suas estratégias e engajar cada vez mais o público. No Instagram, o IGTV está fazendo sucesso com vídeos de até 1 hora para engajar.

7. Influenciadores locais ou microinfluenciadores

Os digital influencers (influenciadores digitais) são as novas celebridades do mundo moderno. Eles têm milhares de seguidores nas redes sociais e aproveitam essa fama para fazer divulgação e expor suas opiniões sobre diversos assuntos. Muitas empresas já perceberam isso e fazem publicidade de produtos e serviços por meio deles.

Uma nova tendência que está chamando a atenção é a ascensão dos microinfluenciadores. Muitas empresas estão buscando digital influencers com menor número de seguidores, mas que tenham grande influência. Geralmente essas pessoas são do mesmo segmento da empresa e podem divulgar para um público específico.

8. Lives em redes sociais

A maneira como uma empresa se aproxima do cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Os vídeos já deixaram de ser uma tendência e deram lugar às transmissões em tempo real na internet, também chamadas de lives. Com as redes sociais, é muito importante que se faça uso dessas ferramentas para esses serviços.

Ferramentas como YouTube Live, Facebook Live, Instagram Live ou plataformas como o Twitch, LiveStreaming proporcionam uma sensação de intimidade e autenticidade sobre a empresa para os clientes. Essas lives precisam ser utilizadas como forma de fidelizar os consumidores e divulgar novas informações aos usuários.

9. Chatbots

Os chatbots são softwares que simulam uma conversa humana em um chat. Basicamente são robôs que conversam com os humanos por meio de um sistema. Essa tendência permite que o usuário consiga as soluções dos seus problemas de maneira mais rápida e eficiente, sem precisar do atendimento de um profissional da empresa.

Além de diversas funcionalidades, os chatbots são utilizados para atender clientes, passar informações, responder perguntas frequentes, anunciar produtos e entregar conteúdo. Esse software pode ser incluído em sites corporativos, blogs, aplicativos, redes sociais e outros canais de comunicação com o cliente.

Percebeu como existem diversas tendências de marketing capazes de fazer a sua empresa se desenvolver ainda mais? Antes de escolher uma dessas estratégias, é muito importante que você entenda detalhadamente sobre o seu negócio e defina quem é o seu público-alvo. É fundamental escolher as tendências para se aplicar ao negócio de acordo com o seu tipo.

E aí, gostou do nosso post? Então entre no site do Free Shop para conhecer os nossos produtos!

Deixe seu Comentário