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Experiência do usuário: entenda por que investir nisso

Marketing Promocional

Em um mercado cada vez mais concorrido, estar um passo à frente nos negócios é mais do que necessário. Fidelizar clientes então, normalmente está entre as prioridades de uma empresa. Por isso, desenvolver estratégias que diferenciem o seu negócio e deem destaque aos seus produtos ou serviços é garantir que a sua marca sempre esteja em evidência.

Seguindo essa ideia, uma das práticas mais interessantes usadas por pequenas e grandes empresas é o foco na experiência do usuário. Por meio dela, as marcas conseguem não só atrair os clientes, mas também reforçar a imagem de que estão inseridas no cenário tecnológico em que vivemos.

Quer entender melhor sobre o assunto e desenvolver a ideia para a sua marca? Confira o post que preparamos!

O primeiro passo é entender o que é a experiência do usuário

Saber o que é experiência do usuário (user experience, em inglês) é o passo mais importante para que a marca reforce a sua presença na internet. Isso é feito por meio de um website útil, de fácil manuseio e que ofereça uma experiência única de compras para o cliente.

Muito mais do que isso, uma experiência perfeita é aquela que identifica quais foram os sentimentos despertados no consumidor enquanto ele interagia na plataforma online. E, possibilita ainda saber exatamente como a empresa pode melhorar ou potencializar estratégias que foram bem-sucedidas.

Uma boa experiência do usuário melhora a imagem da sua marca

Imagine que facilitar a vida do cliente no momento em que ele interage com a sua marca vai fazer toda a diferença. Isso porque quanto mais ele se interessar pelos seus produtos e serviços, maiores as chances de o cliente passar mais tempo em contato com a empresa.

Isso eleva o grau de satisfação do consumidor e ele naturalmente passa a enxergar na sua marca uma ótima opção para adquirir o que ele precisa. Ou seja, quando ele pensar em comprar algo, lembrará que a sua empresa oferece o melhor serviço e provavelmente não se decidirá sem ao menos consultá-la.

O website da sua empresa ganha muito mais acessos e interatividade

A experiência do usuário está amplamente conectada ao contato que o cliente tem com um serviço ou produto por meio de aplicativos ou programas e, principalmente, pelo website. Se você oferece ferramentas simples e criativas para esse consumidor, provavelmente ele passará a ser um visitante frequente da sua página online.

Mais do que isso, esse cliente indicará essa mesma experiência para alguém próximo, o que pulveriza a informação de usabilidade do website. Outro fator interessante é que muitas vezes o consumidor gosta de acessar o conteúdo pelo simples fato de achá-lo agradável. E é nesse momento que você cativa de vez esse cliente.

Além do interesse no mundo virtual, o cliente interage também no espaço físico

Se alcançar uma quantidade enorme de visitas no site da sua empresa é um dos seus objetivos, já pensou em dar um passo maior e alavancar esse contato pessoalmente? Lembre-se de que os consumidores ainda mantêm o hábito do toque, de sentir e de ver o produto que ele pensa em comprar.

Nada melhor do que envolver esse cliente ao ponto do seu interesse e caminhar lado a lado entre o mundo virtual e o físico. Vale ressaltar também que esse pode ser o ponto alto da sua estratégia: levar o seu negócio a todas as formas de contato possíveis.

Transforma a sua marca em referência

Ter uma empresa que é reconhecida por antecipar tendências e, principalmente, que conhece o poder da internet e suas tecnologias, é sinônimo de excelência. Ser referência em um mercado dinâmico e concorrido traz ainda para a marca o reconhecimento de suas práticas e esforços para agregar valores importantes aos seus consumidores.

O melhor caminho para fidelizar clientes e encantá-los de vez é sempre estar alinhado às suas necessidades e entender o que eles de fato querem em um produto ou serviço. E saber de que forma interagir com esse comprador é a chave para que o seu negócio esteja em constante crescimento.

Os seus produtos passam a ser vendidos mais facilmente

Sim, essa é uma das principais vantagens do investimento na experiência do usuário. Entregando um ótimo website, o seu cliente naturalmente pesquisará outros produtos interessantes que estão à disposição, aumentando o poder de compra inicial.

Bons exemplos dessa prática são sites como o Enjoei, de roupas, e o AirBnb, de aluguel de casas por temporada. Mesmo que com objetivos diferentes, é comum observar que tanto o Enjoei como o AirBnb são páginas online em que as pessoas costumam ir além do que haviam pensado a princípio.

Veja só: se a ideia do cliente era levar uma blusa, pela ótima interatividade que teve no site, ele optou também por montar todo o conjunto para sair à noite. Isso é uma estratégia da marca! Já no caso do AirBnb, o cliente escolheu o apartamento que quer ficar, mas encontrou também um guia turístico e um chef que vai preparar um jantar especial durante a estadia. Interessante, não?

A experiência também amplia os meios de contato com o cliente

Ter um bom relacionamento com o cliente é muito importante, e oferecer o máximo de opções para que ele entre em contato com a sua empresa é a melhor solução. Você consegue colocar isso em prática também por meio da experiência do usuário. A ideia é que logo ao entrar no site ele identifique os meios de comunicação para falar com a marca.

Além de ser uma ótima prática de atendimento, isso demonstra que a empresa se preocupa em ouvir o cliente, passando mais credibilidade e confiança, itens básicos para um relacionamento duradouro com o consumidor. A empresa ainda pode sair ganhando ao receber sugestões que podem ser transformadas em ações reais.

Lembre-se de que uma experiência do usuário satisfatória e surpreendente é um diferencial importante em um mercado competitivo. Além de fortalecer a empresa, fideliza clientes e atrai naturalmente outros consumidores.

Se você se interessou pela prática e quer aplicá-la na sua empresa, deixe-nos o seu comentário com suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

 


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