Brindes de papelaria: o guia completo para escolher os melhores

(Last Updated On: 23 de outubro de 2019)

Hoje em dia, a crescente competitividade do mundo corporativo exige a preocupação constante das empresas com relação à fidelização de clientes. Afinal de contas, quando não se sentem bem tratadas por determinada marca, as pessoas tendem a privilegiar alguma que apresente melhor postura. Para mostrar que pensa no público e ainda fazer parte da rotina dele de forma singela, a companhia pode apostar nos brindes de papelaria.

Trata-se de uma ótima ferramenta para demonstrar a valorização do consumidor independentemente do contexto, seja em eventos corporativos, seja após uma simples compra.

A utilidade do brinde é um dos principais fatores a serem considerados ao escolhê-lo. Se esse fator não for bem pensado, a empresa corre o risco de cair no esquecimento do cliente e não causar o impacto desejado no médio e no longo prazo. Você se interessa pelo assunto e precisa de mais informações? Continue a leitura deste post!

Importância de oferecer brindes

De modo geral, a entrega de brindes auxilia no processo de criação de uma associação entre a marca e bons momentos na vida do indivíduo. Sabe-se que nada acontece da noite para o dia, mas esse tipo de ação desempenha um papel relevante na caminhada.

Como estratégia de marketing, ela desperta reações positivas em quem recebe o presente. Para atrair e fidelizar consumidores, uma empresa deve ter sempre em mente a importância da experiência oferecida a eles durante o tempo de visita ao espaço físico ocupado pela marca.

O estreitamento da relação com o público começa de maneira inconsciente. Sob a ótica das organizações, entra em cena o valor investido para gerar essa percepção nas pessoas, e os brindes apresentam um preço bem baixo.

Ainda não colocou tanta fé no poder do brinde? Então lá vai: esta pesquisa da Agência 96 mostra que 76% das pessoas entrevistadas afirmaram ser bastante provável uma nova compra depois de ganharem uma lembrança útil, passando por uma experiência satisfatória com a marca.

O mesmo estudo também menciona que 45% delas tendem a se fidelizar a determinada companhia por consequência da disponibilização de brindes relevantes. Além disso, pouco mais da metade dos entrevistados trocaria uma empresa pela concorrência de acordo com a oferta dos mimos.

Considerando a elaboração de um planejamento atrativo, com foco na valorização do público comprador, a estratégia resulta em maiores índices de preferência, recompra e lembrança por parte dos clientes. Percebe como a otimização da experiência usando brindes atua positivamente na prática?

Benefícios dos brindes de papelaria

Falamos algumas vezes sobre o impacto da utilidade do presente no dia a dia de quem o recebe, certo? Os brindes de papelaria se destacam entre as diversas alternativas justamente por serem importantes para boa parte das pessoas.

O retorno em cima do investimento desse tipo de brinde é bem alto, já que canetas, agendas, calendários e outros exemplos apresentam baixo custo atrelado a um elevado valor utilitário na rotina.

Trata-se, sobretudo, de itens simples e pequenos, que ocupam pouco espaço. Por isso, podem ser carregados no bolso, na mão ou em bolsas. Isso vai ao encontro da máxima também já ressaltada no texto: a fidelização a partir do brinde acontece pelo fato da marca participar do cotidiano do indivíduo.

Ao montar um kit com brindes de papelaria, por exemplo, a empresa abre a possibilidade de estar presente em muitas frentes na mesa de escritório pessoal de quem os recebeu. Com a personalização de cada item, o processo de fixação da identidade visual corporativa na cabeça do agraciado ocorre mais rapidamente.

Além das características citadas, produtos dessa linha tornam possível o desenvolvimento de layouts atraentes e com bastante a ser explorado pela marca. Fugir do lugar-comum na capa de uma agenda ou na cor de uma caneta é uma alternativa capaz de aumentar o interesse das pessoas pelo item e, consequentemente, pela companhia.

Finalizando o tópico, deixamos uma pergunta interessante: você costuma ver alguém jogando fora um lápis ou uma agenda? No máximo esses produtos vão parar em uma gaveta, porque a necessidade de escrever algo com urgência é frequente. Nessa hora o que aparece? A marca que investiu no brinde!

Melhores brindes de papelaria

Já listamos alguns exemplos de presentes, e para conhecer os motivos pelos quais os brindes de papelaria são, de fato, opções rentáveis para qualquer marca, continue a leitura.

Agenda

Nem mesmo o amplo domínio da tecnologia sobre nossas vidas impede que uma boa agenda seja fundamental de vez em quando. Se para assuntos pessoais a agenda já apresenta utilidade, quem trabalha em escritório ou com a rotina cheia precisa de organização para não se perder.

Muita gente diz que agendas são bem mais fáceis de manusear do que aplicativos de lembrete no celular. Pense nisso!

Caneta

Nada melhor para complementar uma agenda do que uma caneta. Agilidade e precisão são as principais qualidades desse item tão relevante nas nossas vidas desde que aprendemos a escrever.

Uma caneta bem personalizada cai no gosto do dono e vai com ele a todos os lados. Quando tem boa qualidade, ela costuma durar por anos, garantindo praticidade e a participação da marca no cotidiano do público.

É interessante explorar os distintos modelos de canetas para brindes. Além da esferográfica simples, existe a alternativa com chave de fenda ou ponta touch, funcionando sem bateria, por exemplo.

Calendário

Para que desbloquear o celular e procurar um aplicativo em meio aos tantos que lá estão? Um bom calendário de mesa responde a questionamentos importantes com muito mais agilidade, otimizando o planejamento da rotina.

Além disso, a identidade visual da empresa se consolida. É fácil agradar aos diversos tipos de público com um calendário de mesa, desde a dona de casa até o estudante ou o empresário.

Régua

Seja plástica, metálica, de 20 ou 30 centímetros, uma régua é um acessório que sempre cai bem. Além da utilidade, dura anos e representa a longevidade da empresa.

Bloco de notas

Abrimos a lista com a agenda, mas o bloco de notas também deve constar por aqui. Afinal de contas, trata-se de um material com características diferentes e importantes.

Falando ao telefone, por exemplo, uma anotação rápida pode ser feita nele. Praticidade é a palavra-chave!

Marcador de página

Leitores assíduos sempre encontram um tempo diário para ler. Sendo assim, o marcador de páginas personalizado figura como ótima opção entre os brindes de papelaria, já que ajuda bastante e impede que a pessoa perca o fio da meada entre um dia e outro de leitura.

Caneca

Uma caneca customizada também pode estar entre os melhores presentes para escritório. Aquele cafezinho diário precisa ter um recipiente de boa qualidade e com algum valor sentimental, certo?

Nunca se esqueça de que a caneca ajuda a eliminar a utilização de copos descartáveis no ambiente corporativo, reforçando a imagem da empresa de preocupação com o meio ambiente.

Mousepad

Ninguém merece mexer com o mouse em cima de uma mesa de vidro, não é mesmo? Por isso, um bom mousepad faz a diferença na rotina acelerada do trabalho.

É claro que o investimento em um mousepad como brinde consiste em boa ideia, pois o tamanho é considerável e a imagem da marca aparece de modo escancarado.

Como escolher os brindes de papelaria

Um bom planejamento é meio caminho andado para não errar e causar o melhor impacto possível nos clientes. Nesse sentido, há alguns aspectos importantes a serem seguidos em meio ao processo. Confira a seguir.

Entenda o público-alvo

Gostos, hábitos, pensamentos e valores: o estudo a respeito do público-alvo é fundamental para dar início à caminhada. Dar um tiro no escuro reduz bastante a possibilidade de acertar em cheio na escolha dos brindes de papelaria.

Para conhecer o consumidor médio suficientemente, organize as informações e invista em boas pesquisas. Questionários, por exemplo, são excelentes alternativas. Eles têm alta capacidade de coletar respostas objetivas, tornando a definição dos brindes bem mais embasada e promissora.

Delimite a intenção do brinde

Metas bem traçadas garantem mais foco durante todo o processo. Por isso, o motivo da distribuição dos mimos precisa estar sempre bem claro dentro da empresa, evitando distorções internas ou a criação de confusões na mensuração dos resultados. Uma categoria que serve de exemplos é a de brindes para sorteio. Já pensou?

A intenção é que o cliente volte e compre novamente ou está mais relacionada a alcançar pessoas que não retornaram? Vale lembrar que datas específicas, como Natal e Dia das Mães, também apresentam alto poder de exploração nesse cenário.

Supere expectativas

O papel da concorrência é o aspecto primordial no desenvolvimento de metodologias. Afinal de contas, é ela que constrói um padrão de postura perante o consumidor, criando expectativas na mente das pessoas.

Partindo desse princípio, invista na elaboração de estratégias surpreendentes, entregando ao público algo inovador e realmente diferenciado. Tanto no curto quanto no longo prazo, superar expectativas consiste em uma qualidade crucial. Aposte na perspicácia com brindes úteis e marcantes.

Dê a devida relevância ao design

Para fixar a marca na cabeça das pessoas, uma identidade visual atraente é muito importante. Sendo assim, mantenha a rigorosidade no que diz respeito à padronização de tons e formas dos brindes.

A identidade é marcada pela predominância de amarelo e preto Então saiba trabalhar essa combinação ao variar nuances, mas sem deixar de lado a lógica e o bom senso.

Nunca tema a inovação

Sair da zona de conforto é positivo, seja qual for a ótica ou o contexto. Para escolher bons brindes de papelaria, pense fora da caixa e abuse da criatividade. Considerando a relevância de conhecer o cliente, use um hábito dele para agregar utilidade ao item.

Se o perfil é de pessoas com pouco tempo livre e muito conectadas diariamente ao trabalho, que tal apostar em post-its? São modernos e práticos, além de diferentes do padrão quando pensamos em brindes de papelaria.

Agregue valor à marca

Você com certeza já ouviu falar de uma série de ações envolvendo o acúmulo de pontos ao comprar produtos. Essa política corporativa funciona muito bem quando o assunto é brinde para fidelizar o público.

Além de incrementar o lucro financeiro, cada item ganho pelo consumidor parece mais valioso para ele, já que foi fruto dessa espécie de ”conquista”. É interessante usar as redes sociais ou o site para esclarecer a respeito da pontuação necessária para ganhar cada item disponível, incentivando as pessoas a atingirem o objetivo.

Faça a mensuração correta dos resultados

Seguido todo o processo, definindo cada questão com o máximo de clareza e planejamento possível, é hora de conferir o resultado não apenas das vendas, mas da entrega dos brindes.

A análise exige detalhismo aliado a um olhar crítico, facilitando a percepção do que deu certo e o que não pode se repetir, já com as próximas estratégias no horizonte. A quantidade de clientes fidelizados e o conhecimento mais profundo sobre eles ajudam a otimizar campanhas futuras, portanto, invista em um bom processo de mensuração.

Onde encontrar os melhores brindes de papelaria

Na hora de procurar pelos itens com mais capacidade de fidelização de consumidores, confiabilidade e lastro de mercado são duas das principais qualidades. O Free Shop existe há 31 anos, contando com uma excelente base de dados em relação a brindes e oferecendo um atendimento próximo ao cliente.

Nosso portal é o único de PDV de brindes personalizados no ramo: são mais de 50 mil brindes espalhados em 1.800 categorias! O visitante pode realizar orçamentos ilimitados e analisar com tranquilidade quais opções estão de acordo com suas necessidades. Cerca de 300 fornecedores garantem variedade e qualidade ao serviço.

Além dos produtos de papelaria, há brindes para eventos e brindes de Natal, com diferentes opções de personalização para escolher de acordo com o público-alvo e as demandas corporativas.

Conforme observamos ao longo deste texto, os brindes de papelaria podem ser excelentes aliados para fidelizar clientes e aumentar a credibilidade da marca perante o público. Basta ter um bom processo de planejamento, conhecer as pessoas e fazer a escolha adequada dos presentes para assegurar resultados satisfatórios no curto, no médio e no longo prazo. Aproveite!

Gostou deste post? Já que está por aqui, dê uma passada na sessão ”Eles sabem do que gostam” e veja alguns brindes muito legais comercializados pelo Free Shop!

 

Deixe seu Comentário